Apostila Analista – Engenharia Agrícola CONAB 2025 – Atualizado Pós-edital
Material atualizado faz toda a diferença! Com as apostilas digitais do Domina Concursos, você estuda com confiança e foco no que realmente importa.
O concurso público, organizado pela banca do Instituto Consulpam, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 403 vagas mais a formação de Cadastro Reserva destinadas ao Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 8.140,88. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: Compreensão, interpretação e reescrita de textos e de fragmentos de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas, discursivas e argumentativas. Tipologia e gênero textual. Coesão e coerência. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Formação, classe e emprego de palavras. Significação de palavras. Período composto por coordenação e subordinação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do sinal indicativo de crase. Colocação pronominal. Ambiguidade na construção do texto. Transitividade verbal. Produção textual utilizando a norma culta. Redação Oficial.
Raciocínio Lógico e Matemático: Compreensão de estruturas lógicas. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. Diagramas lógicos. Fundamentos de matemática. Princípios de contagem e probabilidade. Arranjos e permutações. Combinações. Tabela verdade.
Noções Básicas de Orçamento Público: Princípios orçamentários. Diretrizes orçamentárias. Processo orçamentário. Métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público; normas legais aplicáveis. Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento – SIOP e Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAFI. Receita pública: categorias, fontes, estágios, dívida ativa. Despesa pública: categorias, estágios. Suprimento de fundos. Restos a pagar. Despesas de exercícios anteriores. A Conta Única do Tesouro.
Gestão de Projetos: Conceitos básicos. Processos do PMBoK. Gerenciamento da integração, do escopo, do tempo, de custos, da qualidade, de recursos humanos, de comunicações, de riscos, de aquisições, de partes interessadas. Metodologias ágeis.
Conhecimentos Transversais: Plano de Transformação ecológica. Mudanças climáticas. Acordos do Clima. Descarbonização. Desenvolvimento sustentável. Segurança alimentar e nutricional. Agricultura familiar. Política social de abastecimento de alimentos do Governo Federal. Transformação digital nos serviços públicos. Governo Digital: Lei nº 14.129, de 29 de março de 2021. Estratégia Nacional de Governo Digital – Decreto nº 12.198, de 24 de setembro de 2024 e suas alterações. Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (Decreto nº 12.308, de 11 de dezembro de 2024 e suas alterações). Plataforma GOV.BR – Decreto nº 8.936, de 19 de dezembro de 2016. Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). Assinatura Eletrônica – Lei nº 14.063, de 23 de setembro de 2020 e Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e alterações.
Noções de Politicas Públicas e Legislação Aplicada à CONAB: As diferentes conceituações de políticas públicas. O processo de elaboração de políticas. O papel do Estado. A burocracia e o Estado. Poder, racionalidade e tomada de decisões. O papel da burocracia e a discricionariedade no processo de formulação e implementação de políticas públicas. Teorias e modelos de análise contemporâneos de políticas públicas: escolha racional institucional; teoria de redes de políticas públicas; teoria dos múltiplos fluxos; teoria do equilíbrio pontuado; teoria de coalizões de defesa. Implementação de políticas públicas: problemas, dilemas e desafios. Arranjos institucionais para implementação de políticas públicas. A diversidade e a inclusão nas políticas públicas. Ações afirmativas. Lei nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991. Lei nº 8.174, de 30 de janeiro de 1991, Lei nº 8.427, de 1992. Decreto nº 11.820/2023 – Institui a Política Nacional de Abastecimento Alimentar – PNAAB e dispõe sobre o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar. Portaria MDA nº 49, de 16/10/2024 – Institui o Primeiro Plano Nacional de Abastecimento Alimentar – 2025/2028. Decreto nº 7.794/2012 – Institui a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Portaria Interministerial MDA/SG-PR/MAPA/MDS/MMA/MS/MCTI nº 7, de 02/10/2024 – Institui o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – Planapo, para o período de 2024 a 2027. Programa e a Plataforma Agro Brasil + Sustentável (portaria MAPA nº 745, de 20 de dezembro de 2024). Estatuto Social. Código de Conduta Ética e Integridade da Conab.
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Sistemas de armazenagem de grãos. Tipos de estruturas: silos, armazéns graneleiros, armazéns convencionais. Componentes dos sistemas: moegas, elevadores, transportadores, secadores. Dimensionamento de unidades armazenadoras. Fluxogramas operacionais de unidades armazenadoras. Tecnologias de controle de qualidade em produtos armazenados. Amostragem e análise da qualidade de grãos. Monitoramento de temperatura e umidade dos grãos. Sistemas de termometria e aeração. Tecnologias para detecção de micotoxinas e resíduos. Manejo integrado de pragas em unidades armazenadoras. Principais pragas de grãos armazenados. Métodos de controle: físico, químico e biológico. Monitoramento e níveis de controle. Manejo da resistência de pragas a inseticidas. Processos de secagem, aeração e conservação de grãos. Psicrometria aplicada à conservação de grãos. Secagem: estática, contínua e intermitente. Consumo de energia e eficiência de secagem. Sistemas de aeração: resfriamento e secagem. Operação e dimensionamento de sistema de aeração. Armazenagem hermética e atmosfera modificada. Automação e controle em unidades de armazenagem. Sistemas supervisórios e controladores lógicos programáveis. Automação de processos de recepção, limpeza e secagem. Controle automatizado de aeração e termometria. Sistemas de rastreabilidade e gestão de estoques. Infraestrutura e drenagem em Unidades Armazenadoras. Dimensionamento de sistemas de drenagem para unidades armazenadoras. Manejo da água em áreas de armazenagem. Energia no pré-processamento de produtos agrícolas. Racionalização de Energia (Recomendações Práticas; Manutenção de Equipamentos e Iluminação). Consumo de Energia e Eficiência de secagem. Combustão, Combustíveis e Fornalhas. Cuidados preliminares (Início de Operação). Procedimentos gerais sobre armazenagem e conservação de grãos. Procedimentos operacionais para recebimento e expedição de produtos. Parâmetros de qualidade para armazenagem de diferentes grãos. Métodos de controle de estoque e inventário. Legislação Específica de armazenagem: Lei nº 9.973, de 29 de maio de 2000. Decreto nº 3.855, de 3 de julho de 2001. Decreto nº 1.102, de 21 de novembro de 1903. Instrução Normativa MAPA nº 29, de 09 de junho de 2011. Lei nº 9.972, de 25 de maio de 2000 – Institui a classificação de produtos vegetais. Decreto nº 6.268, de 22 de novembro de 2007 – Regulamenta a Lei nº 9.972/2000. Legislação Aplicada à CONAB: Lei nº 13.303/2016 e suas alterações (Lei das Estatais). Lei nº 8.987/1995 e suas alterações (Lei de Concessões). Lei nº 11.079, de 30 de dezembro de 2004 e suas alterações (Parcerias Público-Privadas).
Legislação e Políticas Públicas: Lei 11.326, de 2006 – Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais; Lei 10.823, de 19 de dezembro de 2003 – Dispõe sobre a subvenção econômica ao prêmio do Seguro Rural e dá outras providências; Lei 5.764, de 1971 – Define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, e dá outras providências; Decreto nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2007 – Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais; Decreto nº 11.936, de 5 de março de 2024 – Dispõe sobre a composição da cesta básica de alimentos no âmbito da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e da Política Nacional de Abastecimento Alimentar. Decreto nº 11.937, de 5 de março de 2024 – Regulamenta o Programa Cozinha Solidária. Portaria MAPA nº 745, de 20 de dezembro de 2024 – Institui o Programa e a Plataforma Agro Brasil + Sustentável que dispõe sobre a qualificação da produção agropecuária nacional. Agricultura Familiar, Alimentação e Segurança Alimentar: Agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais – territórios, cultura e produção. Biomas e ecossistemas brasileiros, seus problemas e desafios. Produção de alimentos, identidade cultural e territórios. Soberania e segurança alimentar e nutricional no contexto dos povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares. Agroenergia, Política Nacional de biocombustíveis. Biocombustíveis de primeira, segunda e terceira geração, biomassa e outras fontes alternativas de energia; Agricultura, extrativismo vegetal e meio ambiente. Mercado e Políticas de Abastecimento. Análise de mercado (oferta, demanda, preços, estoques); Políticas de abastecimento e de sustentação de preços: preços mínimos, controle de oferta, estoques reguladores, programas de subvenção e apoio à comercialização, subsídios.
Apostila Concurso Analista – Engenharia Agrícola CONAB 2025
