Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são necessários para ativar os recursos básicos deste site, como fornecer login seguro ou ajustar suas preferências de consentimento. Estes cookies não armazenam quaisquer dados de identificação pessoal.

Não há cookies para exibir.

Os cookies funcionais ajudam a executar determinadas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedback e outros recursos de terceiros.

Não há cookies para exibir.

Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

Não há cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados ​​para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.

Não há cookies para exibir.

Os cookies publicitários são utilizados para fornecer aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitou anteriormente e para analisar a eficácia das campanhas publicitárias.

Não há cookies para exibir.

Rio Grande do Norte

PDF Completo – Apostila Professor de Ciências Natal RN 2024

Preparação inteligente é a chave para o sucesso em concursos. As apostilas do Domina Concursos oferecem tudo o que você precisa: conteúdo completo, exercícios resolvidos e atualizações pós-edital. Estude com eficiência e esteja pronto para conquistar sua vaga!

Conteúdo Programático

Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

Lingua Portuguesa: 1. Organização do texto: 1.1. Propósito comunicativo; 1.2. Tipos de texto (dialogal, descritivo, narrativo, injuntivo, explicativo e argumentativo); 1.3. Gêneros discursivos; 1.4. Mecanismos coesivos; 1.5. Citação do discurso alheio; 1.6. Informações implícitas; 2. Conhecimento linguístico: 2.1. Variação linguística; 2.2. Classes de palavras: usos e adequações; 2.3. Organização do período simples e do período composto; 2.4. Pontuação; 2.5. Regência verbal e regência nominal; 2.6. Concordância verbal e concordância nominal.

Legislação: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: Artigos 205 a 214. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei Complementar n° 241, de 19 de janeiro de 2024, do Município de Natal/RN.

Didática: concepções e contextos históricos: contexto histórico em que surgiu e se desenvolve a Didática; Didática: conceito, objeto e conteúdo; relação e fundamentos com a Psicologia da Aprendizagem, a Sociologia, a Antropologia e a Política Educacional; Didática e tendências pedagógicas. 2. Bases Legais da Prática Pedagógica na educação básica: a Didática e as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais. 3. A Escola. O ensino na escola do século XXI: função social e política da escola; escola, criança, adolescência e juventude; escola e cidadania no século XXI; o currículo, o Projeto Político Pedagógico e o contexto educacional, referências curriculares; a Educação Integral; aprendizagem e desenvolvimento como direitos à educação; a diversidade na sala de aula; os tempos e espaços na educação. 4. As categorias da didática e o ensino/aprendizagem na escola. O planejamento de atividades de ensino/aprendizagem: aprendizagem e ensino; fundamentos da Psicologia da Aprendizagem; áreas de conhecimentos; unidades temáticas, objetos de conhecimento; Didática; objetivos de ensino; formulação, relações com os documentos legais e com o projeto pedagógico da escola; os conteúdos escolares; tipologias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais; habilidades e competências na educação básica; seleção e organização dos conteúdos de ensino: critérios; formas de organização disciplinar no currículo; métodos e metodologias ativas; enfoques teórico e metodológico; formação de conceitos teóricos (científicos) e de habilidades; aulas expositivas com base na pedagogia tradicional e na aprendizagem significativa; trabalhos em grupo e colaborativos; estudo dirigido; métodos de projetos; o método de solução de problemas; o método e a questão da criatividade; regulação das aprendizagens, metacognição e aprender a aprender; desenvolvimento da autonomia e da crítica na escola; formação de atitudes e valores; ensinar a formular perguntas; procedimentos de ensino e recursos didáticos; as novas tecnologias da comunicação e da informação e o ensino; avaliação do processo da aprendizagem, finalidades e tipos de avaliação; avaliações externas; erros e dificuldades de aprendizagem; evasão escola; planejamento e gestão das atividades de ensino na educação infantil e no ensino fundamental anos iniciais. 5. Linguagem, aprendizagem e interações comunicativas na sala de aula: comunicação pedagógica; habilidades cognitivo-linguísticas e aprendizagem. 6. Educação Especial: Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Estatuto da pessoa com deficiência); atenção a estudantes e peculiaridades do ensino e da aprendizagem. 7. Prática Pedagógica Profissional: inovação pedagógica; formação continuada, estratégias formativas e desenvolvimento profissional para o ensino; a pesquisa, a reflexão e a crítica profissional docente. 

Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

1. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Ciências da Natureza 2. Matéria e Energia ● Misturas homogêneas e heterogêneas; ● Separação de materiais; ● Materiais sintéticos; ● Transformações químicas. ● Máquinas simples; ● Formas de propagação do calor. ● Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra; ● História dos combustíveis e das máquinas térmicas; ● Fontes e tipos de energia; ● Transformação de energia; ● Cálculo de consumo de energia elétrica; ● Circuitos elétricos; ● Uso consciente de energia elétrica; ● Aspectos quantitativos das transformações químicas; ● Estrutura da matéria; ● Radiações e suas aplicações na saúde. 3. Vida e Evolução ● Célula como unidade da vida; ● Interação entre os sistemas locomotor e nervoso; ● Lentes corretivas; ● Diversidade de ecossistemas; ● Fenômenos naturais e impactos ambientais; ● Programas e indicadores de saúde pública; ● Mecanismos reprodutivos; ● Sexualidade; ● Hereditariedade; ● Ideias evolucionistas; ● Preservação da biodiversidade. 4. Terra e Universo ● Forma, estrutura e movimentos da Terra; ● Composição do ar; ● Efeito estufa; ● Camada de ozônio;Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis); ● Placas tectônicas e deriva continental; ● Sistema Sol, Terra e Lua; ● Clima; ● Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo; ● Astronomia e cultura; ● Vida humana fora da Terra; ● Ordem de grandeza astronômica; ● Evolução estelar.

Apostila Concurso Professor de Ciências Natal RN 2024

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo