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Rio Grande do Norte

PDF Completo – Apostila Professor de AEE Natal RN 2024

Preparação inteligente é a chave para o sucesso em concursos. As apostilas do Domina Concursos oferecem tudo o que você precisa: conteúdo completo, exercícios resolvidos e atualizações pós-edital. Estude com eficiência e esteja pronto para conquistar sua vaga!

Conteúdo Programático

Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

Lingua Portuguesa: 1. Organização do texto: 1.1. Propósito comunicativo; 1.2. Tipos de texto (dialogal, descritivo, narrativo, injuntivo, explicativo e argumentativo); 1.3. Gêneros discursivos; 1.4. Mecanismos coesivos; 1.5. Citação do discurso alheio; 1.6. Informações implícitas; 2. Conhecimento linguístico: 2.1. Variação linguística; 2.2. Classes de palavras: usos e adequações; 2.3. Organização do período simples e do período composto; 2.4. Pontuação; 2.5. Regência verbal e regência nominal; 2.6. Concordância verbal e concordância nominal.

Legislação: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: Artigos 205 a 214. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei Complementar n° 241, de 19 de janeiro de 2024, do Município de Natal/RN.

Didática: concepções e contextos históricos: contexto histórico em que surgiu e se desenvolve a Didática; Didática: conceito, objeto e conteúdo; relação e fundamentos com a Psicologia da Aprendizagem, a Sociologia, a Antropologia e a Política Educacional; Didática e tendências pedagógicas. 2. Bases Legais da Prática Pedagógica na educação básica: a Didática e as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais. 3. A Escola. O ensino na escola do século XXI: função social e política da escola; escola, criança, adolescência e juventude; escola e cidadania no século XXI; o currículo, o Projeto Político Pedagógico e o contexto educacional, referências curriculares; a Educação Integral; aprendizagem e desenvolvimento como direitos à educação; a diversidade na sala de aula; os tempos e espaços na educação. 4. As categorias da didática e o ensino/aprendizagem na escola. O planejamento de atividades de ensino/aprendizagem: aprendizagem e ensino; fundamentos da Psicologia da Aprendizagem; áreas de conhecimentos; unidades temáticas, objetos de conhecimento; Didática; objetivos de ensino; formulação, relações com os documentos legais e com o projeto pedagógico da escola; os conteúdos escolares; tipologias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais; habilidades e competências na educação básica; seleção e organização dos conteúdos de ensino: critérios; formas de organização disciplinar no currículo; métodos e metodologias ativas; enfoques teórico e metodológico; formação de conceitos teóricos (científicos) e de habilidades; aulas expositivas com base na pedagogia tradicional e na aprendizagem significativa; trabalhos em grupo e colaborativos; estudo dirigido; métodos de projetos; o método de solução de problemas; o método e a questão da criatividade; regulação das aprendizagens, metacognição e aprender a aprender; desenvolvimento da autonomia e da crítica na escola; formação de atitudes e valores; ensinar a formular perguntas; procedimentos de ensino e recursos didáticos; as novas tecnologias da comunicação e da informação e o ensino; avaliação do processo da aprendizagem, finalidades e tipos de avaliação; avaliações externas; erros e dificuldades de aprendizagem; evasão escola; planejamento e gestão das atividades de ensino na educação infantil e no ensino fundamental anos iniciais. 5. Linguagem, aprendizagem e interações comunicativas na sala de aula: comunicação pedagógica; habilidades cognitivo-linguísticas e aprendizagem. 6. Educação Especial: Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Estatuto da pessoa com deficiência); atenção a estudantes e peculiaridades do ensino e da aprendizagem. 7. Prática Pedagógica Profissional: inovação pedagógica; formação continuada, estratégias formativas e desenvolvimento profissional para o ensino; a pesquisa, a reflexão e a crítica profissional docente.

Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

1. Marcos legais da base comum curricular da educação infantil e do ensino fundamental Base Nacional Comum Curricular. Fundamentos pedagógicos. Marcos legais. A Educação Infantil na Educação Básica. O Ensino Fundamental no contexto da Educação Básica. 2. Legislação Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências; Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008); Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007; Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências; Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; Decreto nº 8.368, de 2 de dezembro de 2014. Regulamenta a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. 3. Fundamentos da educação especial inclusiva O que é deficiência. Modelo social da deficiência. Aspectos históricos da Educação Especial e a pessoa com deficiência na história. Princípios da Educação Inclusiva em favor de práticas pedagógicas acessíveis a todos os estudantes. Capacitismo. Deficiência e interseccionalidade. Ética do cuidado. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva e o serviço de Atendimento Educacional Especializado. 4. Processos de ensino e de aprendizagem no atendimento educacional especializado Bases fundamentais para a intervenção pedagógica em sala de recurso multifuncional junto a estudante público da Educação Especial. O Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE). Aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência, surdos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com altas habilidades/superdotação. O processo de identificação e o atendimento educacional do estudante com altas habilidades/superdotação. Atendimento educacional bilíngue para surdos: momentos didáticos pedagógicos. 5. Acessibilidade na escola Acessibilidade e Tecnologia Assistiva para os estudantes da educação especial. A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) no desenvolvimento de habilidades comunicativas de estudantes com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Metodologias e recursos didáticos para a aprendizagem dos estudantes com deficiência, surdos, com TEA e com altas habilidades/superdotação. Acessibilidade e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). 6. Perfil de atuação pedagógica no atendimento educacional especializado Atribuições dos professores do AEE. Atuação do professor de AEE em colaboração com o professor da sala de aula comum, com estagiários, com profissionais de apoio escolar, com a gestão e com a comunidade escolar. Formação do professor do Atendimento Educacional especializado para ação pedagógica em Sala de Recurso Multifuncional.

Apostila Concurso Professor de AEE Natal RN 2024

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