Novo Material: Apostila Técnico em Laboratório EMPARN 2025
Conquiste sua aprovação com um material de qualidade! As apostilas do Domina Concursos são atualizadas, práticas e completas, garantindo uma preparação eficiente e assertiva para o seu concurso.
O concurso público, organizado pela banca da IDECAN, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 16 vagas destinadas ao Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 9.714,41. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.
Raciocínio Lógico e Matemático: Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica dedutiva, argumentativa e quantitativa. Lógica matemática qualitativa, sequências lógicas envolvendo números, letras e figuras. Geometria básica. Álgebra básica e sistemas lineares. Calendários. Numeração. Razões especiais. Análise combinatória e probabilidade. Progressões Aritmética e Geométrica. Conjuntos: As relações de pertinência; Inclusão e igualdade; Operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Comparações.
História do Rio Grande do Norte: A Capitania do Rio Grande na História das capitanias donatárias (Século XVI); Indígenas nos Sertões do Rio Grande Colonial; Economia e Fiscalidade no Período Colonial: Arrecadação de Tributos na Capitania do Rio Grande; A seca e a questão sanitária no Século XIX; Terra dos Salineiros: os Trabalhadores da Extração de Sal no Rio Grande do Norte; Política e Sociedade: Mossoró e a Resistência ao Bando de Lampião; O Movimento de 1930 no Rio Grande do Norte; Nordeste em Guerra: O Papel da Costa Brasileira na 2ª Guerra Mundial; Populações Indígenas no Rio Grande do Norte; As Comunidades Quilombolas no estado do Rio Grande do Norte.
Aspectos Geoeconômicos do Rio Grande do Norte: Atividades econômicas modernas e tradicionais: agropecuária; pesca; fruticultura; carcinicultura; mineração; sal; indústria; produção de petróleo e gás; turismo, comércio e serviços.
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Formação do solo: clima, material de origem, organismos, relevo e tempo. Propriedades do solo: características físicas, químicas e biológicas nos solos (textura, estrutura, densidade, porosidade, compactação e água). Conservação e manejo do solo: cobertura, plantio direto, rotação de culturas e práticas conservacionistas, mecânicas e vegetativas. Aptidão agrícola e fertilidade do solo: análises de solo, capacidade de uso, conceitos (fertilidade, adubação, calagem, fertilizantes), norma técnicas (NBR/ABNT 7181, NBR/ABNT 9820, NBR/ABNT 15515-2, NBR/ABNT 6484, NBR/ABNT 6502, NBR/ABNT 9603, NBR/ABNT 13602 e NBR/ABNT 6457), preparo do solo, nutrientes essenciais, disponibilidade de nutrientes, macro e micronutrientes. Técnicas de amostragem do solo e água: norma técnicas (NBR/ABNT 15847 e a NBR/ABNT 9898), coleta de amostras, ferramentas e a utilização de embalagens adequadas. Degradação e erosão do solo: conceitos, caracterização, causas, consequências, fatores, recuperação e tipos. Recuperação de áreas degradadas: medidas mitigadoras, Resoluções CONAMA n° 420/2009 e 460/2013, técnicas de reabilitação, recuperação, restauração e revegetação. Análise de água, solo e planta: Principais análises de rotina em laboratório de água, plantas e solos. Nutrição de plantas: disponibilidade, nutrientes essenciais, macro e micronutrientes. Relação solo, água, planta e clima. Classificação e manejo de água: Conceitos básicos de balneabilidade, conservação, efluentes, manejo, salinidade e Resoluções CONAMA n° 274/2000, 357/2005, 430/2011.Irrigação e drenagem: conceito de umidade do solo, disponibilidade de água no solo, infiltração de água. Plantas indicadoras de qualidade: plantas que auxiliam na identificação de estágios e problemas do solo.
“Neste edital, há diretrizes específicas para o estudo, e é importante notar que a Domina Concursos não vende normas da ABNT. No entanto, você pode acessá-las por meio do link: www.abnt.org.br.”

Comentários