Novo Material: Apostila Professor IFRN 2025
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O concurso público, organizado pela banca da FUNCERN, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 52 vagas mais a formação de Cadastro Reserva destinadas ao Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 13.288,85. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: 1. Variação linguística: histórica, geográfica, social e em relação à modalidade em uso 1.1. Reconhecimento das diferentes variedades do português, levando em consideração o uso social; 1.2. Reconhecimento do uso adequado do registro (oral ou escrito) ao gênero textual, considerando a situação de comunicação em que cada gênero está inserido. 2. Organização estrutural dos enunciados 2.1. Identificação e seleção de elementos linguísticos nos vários níveis: a) no léxico – os diferentes empregos das palavras; b) na morfologia – formação de palavras: composição por justaposição, aglutinação, derivação, abreviação, siglas, abreviaturas; c) na sintaxe (estrutura das sentenças e concordância) observando os termos da oração (sujeito, predicado, complementos e adjuntos) e na organização de períodos (simples e composto por coordenação e subordinação) 2.2. Construção de paradigmas contrastivos com base: a) na função assumida pelos elementos na estrutura da sentença (sujeito, predicado, complementos e adjuntos) e do texto (mecanismos linguísticos de coesão e coerência – substituição, repetição, elipse, antonímia, sinonímia), e b) no significado prototípico das classes gramaticais. 2.3. Resolução de problemas de ortografia, acentuação e pontuação. 2.4. Relações de sentido entre orações/parágrafos: comparação, efeito contrário, finalidade, condição e conclusão. 3. Leitura 3.1. Reconhecimento dos diversos gêneros textuais, privilegiando o uso público da linguagem; 3.2. Reconhecimento das sequências textuais: descritiva, narrativa e argumentativa; 3.3. Identificação de ideias principais e acessórias; 3.4. Comparação de ideias presentes em um ou em vários textos; 3.5. Identificação de paráfrases textuais; 3.6. Organização de períodos de forma coerente e coesa; 3.7. Identificação das sequências descritiva, narrativa e argumentativa, de forma coerente, nos gêneros textuais.
Raciocínio Logico e Matemática: 1. Identificação e o reconhecimento dos principais conjuntos numéricos (números naturais, números inteiros, números racionais, números irracionais e números reais); sistema de numeração decimal, binário e romano; 2. Utilização de diferentes operações com números (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação com números naturais, números inteiros, números racionais, números irracionais e números reais); 3. Obtenção de expressões algébricas equivalentes a uma expressão dada por meio de fatorações e simplificações; 4. Interpretação e utilização de diferentes estruturas das expressões algébricas (monômios e polinômios); 5. Realização de operações com monômios e polinômios, assim como a identificação daquelas expressões que representam produtos notáveis, bem como a fatoração e a simplificação de expressões algébricas; 6. Determinação de solução de equações, inequações ou sistemas de equações de primeiro grau, como também de equações do segundo grau; 7. Representação em sistemas de coordenadas cartesianas da variação de grandezas identificando as que são grandezas diretamente ou inversamente proporcionais; 8. Registro da variação de grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, utilizando estratégias tais como a resolução de regra de três simples, seja no cálculo de porcentagens ou de juros (simples ou composto), montante, capital ou taxa utilizada no sistema de capitalização a juros simples; 9. Cálculo de medidas de grandezas determinadas pela razão ou pelo produto de outras duas (como a densidade demográfica, a velocidade, o consumo de energia elétrica e a escala); 10. Utilização de dígitos significativos em operações envolvendo medidas (de comprimento, de área, de volume ou capacidade, de tempo ou de massa), incluindo a representação em notação científica; 11. Identificação dos diferentes polígonos e procedimentos necessários para o cálculo da medida da área e perímetro de cada um deles; 12.Produção, análise e interpretação de transformações e ampliações (ou reduções) de figuras geométricas planas, identificando seus elementos e utilizando os conceitos de congruência e semelhança; 13. Utilização de noções geométricas como paralelismo, perpendicularismo e ângulo no estabelecimento de relações, inclusive métricas, em figuras bidimensionais e tridimensionais; 14. Utilização de fórmulas para cálculo de áreas de superfícies planas e para o cálculo de volumes de sólidos geométricos; 15. Leitura e a interpretação de dados estatísticos (em tabelas e gráficos), bem como a realização de procedimentos de cálculo com esses dados, como a determinação de média aritmética simples ou ponderada, e o cálculo da probabilidade de ocorrência de um evento; 16.Procedimentos de cálculo que necessitam dos Teoremas de Tales ou de Pitágoras.
Apostila Concurso Professor IFRN 2025

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