Novo Material: Apostila Farmacêutico SES SE 2025
Conquiste sua aprovação com um material de qualidade! As apostilas do Domina Concursos são atualizadas, práticas e completas, garantindo uma preparação eficiente e assertiva para o seu concurso.
O concurso público, organizado pela banca do IBFC, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 878 vagas mais a formação de Cadastro Reserva destinadas ao Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 8.294,28. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipologia textual. 3. Ortografia oficial. 4. Acentuação gráfica. 5. Emprego das classes de palavras. 6. Emprego do sinal indicativo de crase. 7. Sintaxe da oração e do período. 8. Pontuação. 9. Concordância nominal e verbal. 10. Regência nominal e verbal. 11. Significação das palavras. 12. Redação oficial: aspectos gerais, características fundamentais, padrões, emprego e concordância dos pronomes de tratamento.
Raciocínio Lógico e Matemático: 1. Conjuntos Numéricos: naturais, inteiros, racionais e reais. 2. Porcentagem. 3. Razões e proporções: grandezas direta e inversamente proporcionais; regra de três simples e composta. 4. Grandezas e medidas: quantidade, tempo, comprimento, capacidade e massa. 5. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. 6. Resolução de problemas usando equações do 1° grau e sistemas de equações; função do 1° grau. 7. Média aritmética e média ponderada. 8. Elementos da teoria dos conjuntos, análise combinatória e probabilidade. 9. Noções de lógica: proposições simples e compostas, conectivos lógicos e tipos de raciocínio. 10. Diagramas lógicos. 11. Lógica de argumentação. 12. Sequências lógicas.
Conhecimentos do Estado de Sergipe: 1. História de Sergipe: Colonização da região de Sergipe. Disputas territoriais e conflitos em Sergipe. Principais atividades econômicas nos diferentes períodos da história. Formação territorial. Manifestações populares e culturais. 2. Geografia de Sergipe: O espaço natural de Sergipe (noções de relevo, clima, vegetação e hidrografia do estado). A população de Sergipe: crescimento, distribuição, estrutura e movimentos. 3. Economia: desenvolvimento econômico, atividades agropecuárias, extrativistas e industriais.
Legislação: 1. Legislação do SUS: 1.1. Evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) – princípios, diretrizes e arcabouço legal. 1.2. Controle social no SUS. 1.3. Resolução 453/2012 do Conselho Nacional da Saúde. 1.4. Constituição Federal 1988, Título VIII – artigos de 194 a 200. 1.5. Lei Orgânica da Saúde – Lei n º 8.080/1990, Lei nº 8.142/1990 e Decreto Presidencial nº 7.508, de 28 de junho de 2011. 1.6. Determinantes sociais da saúde. 1.7. Sistemas de informação em saúde. 1.8. RDC nº 63, de 25 de novembro de 2011 que dispõe sobre os Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Saúde. 1.9. Resolução CNS nº 553, de 9 de agosto de 2017, que dispõe sobre a carta dos direitos e deveres da pessoa usuária da saúde. 1.10. RDC nº 36, de 25 de julho de 2013 que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. 1.11. Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP). 1.12. Política Nacional de Humanização (PNH). 1.13. Política Nacional da Atenção Básica (PNAB). 1.14. Política Nacional da Pessoa com Deficiência, instituída pela Portaria MS/GM nº 1.060, de 5 de junho de 2002. Página 53 de 89 1.15. A Portaria GM/MS, nº 3.088, de 23/12/2011, que institui a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 1.16. Portaria nº 483, de 1º de abril de 2014 – Redefine a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelece diretrizes para a organização das suas linhas de cuidado. 2. Legislação de Sergipe: 2.1. Lei Estadual nº 2.148/1977 (Institui o regime jurídico dos funcionários públicos civis do Estado de Sergipe e dá providências correlatas). 2.2. Lei Complementar Estadual n° 33/1996 (Institui o Código de Organização e de Procedimento da Administração Pública do Estado de Sergipe). 2.3. Lei Estadual nº 7.821/2014 (Institui Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos para os Servidores Públicos Civis do Grupo Ocupacional da Saúde, integrantes da Administração Pública Estadual Direta, Autarquias e Fundações Públicas do Poder Executivo Estadual – PCCV/SAÚDE, e dá outras providências).
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
1. Código de Ética Farmacêutica e Legislação farmacêutica. 2. Farmácia hospitalar: estrutura organizacional, estrutura administrativo. 3. Medicamentos controlados, medicamentos genéricos, equivalência farmacêutica, medicamentos excepcionais, padronização de medicamentos. 4. Controle de infecção hospitalar. 5. Planejamento e controle de estoques de medicamentos e correlatos. 6. Farmacocinética e farmacodinâmica. 7. Fármacos que agem no sistema nervoso. 8. Interações medicamentosas, agonistas e antagonistas, reações adversas a medicamento, interações e incompatibilidade medicamentosas. 9. Bloqueadores neuromusculares e anestésicos. 10. Anti-inflamatórios. 11. Fármacos e sistema cardiovascular. 12. Antimicrobianos. 13. Manipulação de medicamentos. 14. Antissépticos e desinfetantes. 15. Preparo de soluções. 16. Padronização de técnicas e controle de qualidade. 17. Biossegurança. 18. Farmacovigilância. 19. Procedimentos préanalíticos: obtenção, conservação, transporte e manuseio de amostras biológicas destinadas à análise, coleta, manipulação, preparo e transporte de sangue, urina e fluidos biológicos. 20. Procedimentos analíticos aplicados às principais dosagens laboratoriais: análises bioquímicas de sangue, urina e fluidos biológicos, bioquímica clínica, citologia de líquidos biológicos. 21. Exames bioquímicos: valores de referência. 22. Carboidratos: classificação dos carboidratos, metabolismo e métodos de dosagem da glicose. 23. Lipídeos: metabolismo e métodos de dosagem. 24. Lipoproteínas: classificação e doseamento. 25. Proteínas específicas: classificação e métodos de dosagem. 26. Função hepática: correlação com enzinas séricas, metabolismo da bilirrubina, métodos laboratoriais, correlações clínicopatológicas. 27. Enzimologia clínica: princípios, correlações clínico-patológicas. 28. Exames endocrinológicos. 29. Hematologia, hemostasia, hemoterapia e Imuno-hematologia, hemovigilância de incidentes transfusionais imediatos e tardios, biossegurança em hemoterapia. 30. Urinálise. 31. Microbiologia clínica (bacteriologia, micologia, virologia e parasitologia). 32. Anticorpos: Imunidade humoral, Imunidade celular, sistema complemento, imunologia nas doenças infecciosas; 33. Métodos para detecção de antígenos e anticorpos: reações de precipitação, aglutinação, hemólise, imunofluorescência, testes imunoenzimáticos, imunoglobulinas, reações sorológicas (aglutinação, precipitação, imunofluorescência). 34. Hemogasimetria. 35. Observações gerais para todas as dosagens, curvas de calibração; colorações especiais e interpretação de resultados.
Apostila Concurso Farmacêutico SES SE 2025

Comentários