Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são necessários para ativar os recursos básicos deste site, como fornecer login seguro ou ajustar suas preferências de consentimento. Estes cookies não armazenam quaisquer dados de identificação pessoal.

Não há cookies para exibir.

Os cookies funcionais ajudam a executar determinadas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedback e outros recursos de terceiros.

Não há cookies para exibir.

Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

Não há cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados ​​para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.

Não há cookies para exibir.

Os cookies publicitários são utilizados para fornecer aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitou anteriormente e para analisar a eficácia das campanhas publicitárias.

Não há cookies para exibir.

Rio Grande do Norte

Apostila UFERSA 2024 Técnico em Assuntos Educacionais

Edital Publicado
Edital Publicado
Prova 15/09/2024
Prova 15/09/2024
Nível Médio / Superior
Nível Médio / Superior
Banca COMPERVE
Banca COMPERVE
Vagas 11
Vagas 11
Inscrição Até 06/08/2024
Inscrição Até 06/08/2024
Inscrições R$60,00 A R$100,00
Inscrições R$60,00 A R$100,00
Salário Até R$4.556,92
Salário Até R$4.556,92

Conteúdo Programático (1119 Páginas)

Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Organização do texto: 1.1. Propósito comunicativo; 1.2. Tipos de texto (dialogal, descritivo, narrativo, injuntivo, explicativo e argumentativo); 1.3. Gêneros discursivos; 1.4. Mecanismos coesivos; 1.5. Fatores de coerência textual; 1.6. Progressão temática; 1.7. Paragrafação; 1.8. Citação do discurso alheio; 1.9. Informações implícitas; 1.10. Linguagem denotativa e linguagem conotativa. 2. Conhecimento linguístico: 2.1. Variação linguística; 2.2. Classes de palavras: usos e adequações; 2.3. Convenções da norma padrão (no âmbito da concordância, da regência, da ortografia e da acentuação gráfica); 2.4. Organização do período simples e do período composto; 2.5. Pontuação; 2.6. Relações semânticas entre palavras (sinonímia, antonímia, hiponímia e hiperonímia).

LEGISLAÇÃO: 1. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 – Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. 2. Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999 – Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

 

1. A Educação Superior no Brasil: modelos e estrutura. 2. Legislação Educacional: LDB 9.394/96 e suas atualizações; Resolução CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e suas atualizações; Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 e suas atualizações; Decreto 9.235 de 15 de dezembro de 2017 e suas atualizações ; Políticas Públicas para a Educação Superior Brasileira; Políticas de Ações Afirmativas da Educação Superior Brasileira; Financiamento da Educação Superior Brasileira; Gestão Democrática; Autonomia Universitária. 3. UFERSA: Regimento Geral; Estatuto; Plano de Desenvolvimento Institucional ( 2021- 2025); Projeto Pedagógico Institucional (2019); Relatório de Gestão (2023). 4. Gestão Pedagógica do Ensino Superior. O Ensino, a aprendizagem e a formação profissional na Educação Superior. O estudante universitário e sua inserção na cultura universitária. Aprendizagem do adulto. Organização didático-pedagógica da formação profissional na Universidade. Categorias da didática: objetivos, conteúdos, métodos ou estratégias de ensino, recursos didáticos, avaliação da aprendizagem no ensino superior. A formação de Competências e Habilidades profissionais. A formação de valores na Universidade. Fundamentos psicológicos da aprendizagem: As contribuições da Escola Condutista, de J. Bruner, de J. Piaget e de L. S. Vygotsky, da Neurociência, da Aprendizagem Significativa, e da Aprendizagem Colaborativa. Metacognição. O uso de situações problemas e problemas na formação Profissional. Projetos de ensino e de aprendizagem. Planejamento do ensino e da aprendizagem. O estágio na formação profissional. A comunicação pedagógica. Novas Tecnologias da Informação e das Comunicações na formação profissional universitária. Educação à distância. Inclusão social e atenção a pessoas com deficiências e altas habilidades cognitivas. 5. O Projeto Político-Pedagógico e o Currículo dos Cursos de Graduação. O Currículo e os programas da formação Profissional. O tempo e o espaço da formação profissional na Universidade. Supervisão e Orientação Pedagógica. O Planejamento Pedagógico. A inovação pedagógica. Gestão e Coordenação Pedagógica. A problemática da evasão de estudantes nas universidades: fatores de riscos. 6. A pesquisa e a extensão na Universidade. funções, organização e funcionamento da pós – graduação e da extensão universitária na UFERSA. 7. Avaliação Institucional e da aprendizagem. Sistema Nacional de Avaliação Superior: SINAES. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O Sistema de acesso às universidades: SiSU.

Apostila UFERSA 2024 Técnico em Assuntos Educacionais

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo