Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são necessários para ativar os recursos básicos deste site, como fornecer login seguro ou ajustar suas preferências de consentimento. Estes cookies não armazenam quaisquer dados de identificação pessoal.

Não há cookies para exibir.

Os cookies funcionais ajudam a executar determinadas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedback e outros recursos de terceiros.

Não há cookies para exibir.

Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

Não há cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados ​​para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.

Não há cookies para exibir.

Os cookies publicitários são utilizados para fornecer aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitou anteriormente e para analisar a eficácia das campanhas publicitárias.

Não há cookies para exibir.

Pernambuco

Apostila Recife PE 2024 Pedagoga

Edital Publicado
Edital Publicado
Prova 25/08/2024
Prova 25/08/2024
Nível Superior
Nível Superior
Banca UPENET
Banca UPENET
Vagas 40
Vagas 40
Inscrição Até 04/08/2024
Inscrição Até 04/08/2024
Inscrições R$110,00
Inscrições R$110,00
Salário Até R$3.500,00
Salário Até R$3.500,00

Conteúdo Programático

Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e análise de textos: Interpretação de texto, incluindo significado significado contextual, tema central, ideias principais, relações de intertextualidade. Gêneros textuais: reconhecimento do propósito e tipo textual, narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo, injuntivo (que conduz à ação); identificação do interlocutor ou leitor preferencial do texto. Tópicos de gramática contextualizada: Norma da escrita padrão: acentuação gráfica; representação de fonemas, como /s/, /z/, entre outros; pontuação. Emprego das classes de palavras: relações de concordância e regência nominal e verbal; flexão nominal e verbal. Relações sintático-semânticas entre termos da oração e entre orações. Relações de referenciação e substituição entre partes do texto; Crase; Sintaxe da Colocação; Regência Nominal e Verbal; Concordância Nominal e Verbal.

PROMOÇÃO DOS DIREITOS DAS MULHERES: Legislação e Normas: Tratados Internacionais referentes às questões da mulher dos quais o Brasil é signatário; Direitos Humanos; Direitos Humanos das Mulheres; Legislação Federal, Estadual e Municipal que tratam dos Direitos e Proteção das Mulheres; Normas Técnicas de Atendimento às mulheres vítimas de violência; Lei Geral de Proteção de Dados. Políticas Públicas para Mulheres: Políticas Públicas; IV Conferência Mundial Sobre a Mulher e as estratégias do Estado brasileiro para implementar a igualdade de gênero; Plano Nacional de Políticas para Mulheres; Pacto Nacional Pelo Enfretamento à Violência Contra as Mulheres; Noções do Sistema Único de Assistência Social, e do Sistema Único de Saúde; Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres: Violência contra as mulheres e população LGBTQIA+. Transversalidade, Interdisciplinaridade e Intersetorialidade nas Políticas Públicas; Rede de Atendimento às Mulheres; Rede de Enfrentamento à violência contra a mulher. Principais Conceitos da Epistemologia Feminista: Fundamentos teóricos-políticos da Diversidade Humana, Cidadania; Direitos Sociais; Opressão Estrutural, Feminismos, Família na Contemporaneidade; Patriarcado, Misoginia, Machismo, Racismo, Gênero, Diversidades, Relações Sociais de Gênero, Poder e Sexualidade, Sistema Patriarcal, Interseccionalidades, Divisão Sexual do Trabalho; Trabalho doméstico e de cuidado não remunerado. Ética Profissional: Ética na Administração Pública.

 

Desigualdade Social, Exclusão Social e Vulnerabilidade: Desigualdade social e suas implicações; Exclusão social: causas e consequências, Vulnerabilidade como fenômeno social; Violência doméstica e risco social: aspectos e abordagens, Família na Contemporaneidade, Mudanças na estrutura e dinâmica familiar, Impacto das transformações sociais na família, Estratégias de intervenção profissional com diferentes configurações familiares. Intervenção Profissional em Diversos Contextos Sociais: Estratégias de intervenção com famílias, mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas, população em situação de rua, exploração sexual e pessoas em situação de violência, LGBTQIA +. Ética Profissional na intervenção social, Interdisciplinaridade e Intersetorialidade; Instrumentais Técnicos: Técnicas e habilidades de entrevista, Trabalho com grupos: dinâmicas e estratégias; Procedimentos didáticos e metodológicos: plano de aula, plano de curso; Técnicas de organização: classificação, gestão de arquivos e protocolos. Educação para a Equidade de Gênero: Abordagem da equidade de gênero na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; Desconstrução de estereótipos de gênero: materiais didáticos, práticas pedagógicas e linguagem inclusiva; Promoção de uma cultura de respeito e igualdade de gênero, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); Arte: diretrizes para inclusão de temáticas de gênero e enfrentamento à violência na educação; Estratégias Pedagógicas para Prevenção e Enfrentamento da Violência: Metodologias de ensino-aprendizagem para abordar a temática da violência de gênero, Desenvolvimento de projetos educativos para prevenir a violência e promover a cultura da paz, Articulação com outros profissionais e instituições; Ética Profissional e Responsabilidade Social: Princípios éticos no trabalho com mulheres em situação de vulnerabilidade, Respeito à diversidade e garantia dos direitos humanos no exercício da profissão, Confidencialidade e sigilo das informações compartilhadas pelas vítimas de violência; Fortalecimento Socioemocionais e Autocuidado: Estratégias de escuta ativa, empatia e comunicação não violenta. 

Apostila Recife PE 2024 Pedagoga

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo