Apostila Afonso Cunha MA 2024 Professor De Música
|
|
|
|
|
|
|
|
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Tipologia textual;
Domínio da ortografia oficial;
Domínio dos mecanismos de coerência e coesão;
Emprego e reconhecimento das Classes de palavras;
Orações Coordenadas e Subordinadas
Sinais de pontuação
Emprego do sinal indicativo de crase
Concordância Verbal e Nominal
Regência nominal e verbal;
Sintaxe da oração e do período;
termos essenciais, acessórios e integrantes da oração;
Regras de acentuação; Pontuação;
Figuras e vícios de linguagem;
Figuras de pensamento;
Emprego e Significação das palavras..
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Teorias da Educação
Principais teorias e pensadores da educação (Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, etc.)
Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Didática e Metodologia de Ensino
Planejamento e organização do ensino
Estratégias e técnicas de ensino
Avaliação da aprendizagem
Projeto político-pedagógico (PPP) Legislação Educacional
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)
Plano Nacional de Educação (PNE) Currículo e Programas Educacionais
Concepções de currículo
Construção e implementação de currículos
Inclusão e diversidade no currículo escolar Psicologia da Educação
Psicologia do desenvolvimento
Psicologia da aprendizagem
Motivação e suas implicações na aprendizagem Tecnologias na Educação
Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino
Ambientes virtuais de aprendizagem
Recursos educacionais digitais Gestão Escolar
Organização e gestão da escola
Liderança e gestão de pessoas
Planejamento e avaliação institucional Educação Inclusiva
Políticas e práticas de inclusão escolar
Educação especial e atendimento educacional especializado (AEE)
Acessibilidade e adaptações curriculares
Desafios da Educação Brasileira: Analfabetismo, Evasão, Repetência.
Formação e Valorização do Professor. 61
Gestão democrática da Educação.
Evolução Histórica da Educação Brasileira.
Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, concepção.
✓ Fundamentos do Ensino da Música • História e evolução do ensino de música • Teorias e métodos pedagógicos em educação musical A Educação Musical como Prática Educativa • Importância da educação musical no desenvolvimento integral dos alunos • Práticas e estratégias de ensino de música O Ensino de Música no Ensino Fundamental • Planejamento e organização das aulas de música • Metodologias e recursos didáticos Músicas Folclóricas • Tradições e repertório da música folclórica brasileira e mundial • Importância da música folclórica na educação musical Cultura Musical • Diversidade e riqueza das manifestações musicais • Influências culturais na música Composição Musical • Elementos e técnicas de composição • Criação e desenvolvimento de peças musicais Notas Musicais • Identificação e leitura de notas musicais • Relação entre notas e intervalos Tom e Semitom • Conceitos de tom e semitom • Aplicação prática na música Claves • Tipos de claves (sol, fá, dó) • Leitura e escrita em diferentes claves Classificação Numérica dos Intervalos • Identificação e classificação dos intervalos musicais • Importância dos intervalos na harmonia Formação das Escalas Maiores • Estrutura das escalas maiores • Aplicação das escalas na prática musical Campo Harmônico Maior, Ordem dos Sustenidos e Ordem dos Bemóis, Funções Harmônicas, Resolução Harmônica, Modos Gregos; Formação e Nomenclatura de Tríades e Tétrades • Estrutura e utilização do campo harmônico maior • Teoria dos sustenidos e bemóis • Funções harmônicas e sua resolução • Modos gregos e suas aplicações • Formação e nomenclatura de tríades e tétrades Compassos Simples e Compostos • Tipos de compasso • Identificação e leitura de compassos simples e compostos Síncope, Leitura Rítmica, Classificação de Vozes (Coral) • Conceitos de síncope e contratempo • Técnicas de leitura rítmica • Classificação e características das vozes corais Nomenclatura e Sinalização de Elementos de Dinâmica e Forma da Partitura Musical • Elementos de dinâmica (forte, piano, crescendo, diminuendo) • Estrutura e forma das partituras BNCC • Compreensão da BNCC para a área de Arte e Música • Aplicação dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC no ensino de música.
Comentários