Novo Material: Apostila Pesquisador Melhoramento Vegetal EMPARN 2025
Conquiste sua aprovação com um material de qualidade! As apostilas do Domina Concursos são atualizadas, práticas e completas, garantindo uma preparação eficiente e assertiva para o seu concurso.
O concurso público, organizado pela banca da IDECAN, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 16 vagas destinadas ao Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 9.714,41. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.
Raciocínio Lógico e Matemático: Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica dedutiva, argumentativa e quantitativa. Lógica matemática qualitativa, sequências lógicas envolvendo números, letras e figuras. Geometria básica. Álgebra básica e sistemas lineares. Calendários. Numeração. Razões especiais. Análise combinatória e probabilidade. Progressões Aritmética e Geométrica. Conjuntos: As relações de pertinência; Inclusão e igualdade; Operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Comparações.
História do Rio Grande do Norte: A Capitania do Rio Grande na História das capitanias donatárias (Século XVI); Indígenas nos Sertões do Rio Grande Colonial; Economia e Fiscalidade no Período Colonial: Arrecadação de Tributos na Capitania do Rio Grande; A seca e a questão sanitária no Século XIX; Terra dos Salineiros: os Trabalhadores da Extração de Sal no Rio Grande do Norte; Política e Sociedade: Mossoró e a Resistência ao Bando de Lampião; O Movimento de 1930 no Rio Grande do Norte; Nordeste em Guerra: O Papel da Costa Brasileira na 2ª Guerra Mundial; Populações Indígenas no Rio Grande do Norte; As Comunidades Quilombolas no estado do Rio Grande do Norte.
Aspectos Geoeconômicos do Rio Grande do Norte: Atividades econômicas modernas e tradicionais: agropecuária; pesca; fruticultura; carcinicultura; mineração; sal; indústria; produção de petróleo e gás; turismo, comércio e serviços.
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Fundamentos do Melhoramento Genético Vegetal: Princípios e importância do melhoramento genético vegetal; Métodos de melhoramento: cruzamento, híbridos e seleção massal; Técnicas de melhoramento: cruzamento controlado e seleção assistida; Melhoramento para aumento da produção e da resistência vegetal. Genética e Estatística Aplicadas ao Melhoramento Vegetal: Análises genético-estatísticas aplicadas à seleção e avaliação de cultivares; Genética de populações e variabilidade genética; Técnicas de mapeamento genético e identificação de QTLs (Quantitative Trait Loci); Transformação e edição gênica, mapeamento associativo, predição e seleção genômica. Conservação de Recursos Genéticos e Bancos de Germoplasma: Conservação de germoplasma e de recursos genéticos para o melhoramento; Bancos de germoplasma: métodos de coleta, armazenamento e gestão; Estratégias para a preservação de variedades tradicionais e espécies ameaçadas; Conservação in situ e ex situ de recursos genéticos vegetais. Biotecnologia e Melhoramento Genético de Plantas: Microbiologia aplicada ao melhoramento genético de plantas; Aplicações de genômica na análise de características complexas e quantitativas; Uso de dados genômicos em programas de melhoramento e seleção; Tecnologias de edição genômica em plantas e suas aplicações; Uso de plantas transgênicas para melhoramento de características específicas; Cultura de tecidos e biotecnologia vegetal. Biodiversidade, Ecologia e Sustentabilidade na Produção Vegetal: Biodiversidade e ecologia aplicadas à fitotecnia; Bioeconomia e bioinsumos para a agropecuária; Fisiologia vegetal e ecofisiologia vegetal aplicadas ao melhoramento. Aspectos Regulatórios, Éticos e Propriedade Intelectual: Aspectos regulatórios e éticos da biotecnologia em cultivos agrícolas; Fundamentos da propriedade intelectual em biotecnologia; Lei n° 8.974/1995 – Normas para o uso das técnicas de engenharia genética e liberação no meio ambiente de organismos geneticamente modificados.
Apostila Concurso Pesquisador Melhoramento Vegetal EMPARN 2025

Comentários