PDF Completo – Apostila Professor Pedagogo Natal RN 2024
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Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Lingua Portuguesa: 1. Organização do texto: 1.1. Propósito comunicativo; 1.2. Tipos de texto (dialogal, descritivo, narrativo, injuntivo, explicativo e argumentativo); 1.3. Gêneros discursivos; 1.4. Mecanismos coesivos; 1.5. Citação do discurso alheio; 1.6. Informações implícitas; 2. Conhecimento linguístico: 2.1. Variação linguística; 2.2. Classes de palavras: usos e adequações; 2.3. Organização do período simples e do período composto; 2.4. Pontuação; 2.5. Regência verbal e regência nominal; 2.6. Concordância verbal e concordância nominal.
Legislação: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: Artigos 205 a 214. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei Complementar n° 241, de 19 de janeiro de 2024, do Município de Natal/RN.
Didática: concepções e contextos históricos: contexto histórico em que surgiu e se desenvolve a Didática; Didática: conceito, objeto e conteúdo; relação e fundamentos com a Psicologia da Aprendizagem, a Sociologia, a Antropologia e a Política Educacional; Didática e tendências pedagógicas. 2. Bases Legais da Prática Pedagógica na educação básica: a Didática e as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais. 3. A Escola. O ensino na escola do século XXI: função social e política da escola; escola, criança, adolescência e juventude; escola e cidadania no século XXI; o currículo, o Projeto Político Pedagógico e o contexto educacional, referências curriculares; a Educação Integral; aprendizagem e desenvolvimento como direitos à educação; a diversidade na sala de aula; os tempos e espaços na educação. 4. As categorias da didática e o ensino/aprendizagem na escola. O planejamento de atividades de ensino/aprendizagem: aprendizagem e ensino; fundamentos da Psicologia da Aprendizagem; áreas de conhecimentos; unidades temáticas, objetos de conhecimento; Didática; objetivos de ensino; formulação, relações com os documentos legais e com o projeto pedagógico da escola; os conteúdos escolares; tipologias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais; habilidades e competências na educação básica; seleção e organização dos conteúdos de ensino: critérios; formas de organização disciplinar no currículo; métodos e metodologias ativas; enfoques teórico e metodológico; formação de conceitos teóricos (científicos) e de habilidades; aulas expositivas com base na pedagogia tradicional e na aprendizagem significativa; trabalhos em grupo e colaborativos; estudo dirigido; métodos de projetos; o método de solução de problemas; o método e a questão da criatividade; regulação das aprendizagens, metacognição e aprender a aprender; desenvolvimento da autonomia e da crítica na escola; formação de atitudes e valores; ensinar a formular perguntas; procedimentos de ensino e recursos didáticos; as novas tecnologias da comunicação e da informação e o ensino; avaliação do processo da aprendizagem, finalidades e tipos de avaliação; avaliações externas; erros e dificuldades de aprendizagem; evasão escola; planejamento e gestão das atividades de ensino na educação infantil e no ensino fundamental anos iniciais. 5. Linguagem, aprendizagem e interações comunicativas na sala de aula: comunicação pedagógica; habilidades cognitivo-linguísticas e aprendizagem. 6. Educação Especial: Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Estatuto da pessoa com deficiência); atenção a estudantes e peculiaridades do ensino e da aprendizagem. 7. Prática Pedagógica Profissional: inovação pedagógica; formação continuada, estratégias formativas e desenvolvimento profissional para o ensino; a pesquisa, a reflexão e a crítica profissional docente.
1. Bases Legais: Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas alterações; Lei nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência); Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2. Fundamentos da Educação: fundamentos psicológicos, sociológicos, antropológicos, políticos e filosóficos da educação. Concepções de escola. Criança e Infância: conceito de infância; diferentes concepções de criança e infância ao longo da história; a criança como sujeito de direitos; a cultura da infância. Tipos de famílias. Diversidade familiar; diferentes configurações familiares e seus contextos históricos. A importância da família no desenvolvimento da criança. Organização e planejamento curricular. Currículo integrado e integração disciplinar e de saberes. 3. Pedagogia: objeto de estudo. Tendências Pedagógicas. Diferentes tendências pedagógicas e seus pressupostos teóricos e metodológicos. 4. Projeto Político Pedagógico (PPP): fundamentos, princípios, estrutura e elaboração do PPP. Gestão democrática e participativa na escola. Currículo escolar da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Currículo e cultura, funções. Objetivos educacionais, conteúdos curriculares e aprendizagem. Pressupostos e princípios. 5. Desenvolvimento integral dos estudantes: o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes. A Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: as diferentes fases de transição; adaptação da criança ao novo ambiente escolar; continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento. 6. A gestão do ensino/aprendizagem na escola: o planejamento de atividades de ensino/aprendizagem conforme componentes curriculares do Ensino Fundamental Anos Iniciais e a organização dos campos de experiência da Educação Infantil. Objetivos. Os conteúdos escolares. Tipologias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Habilidades e competências na educação básica. Seleção e organização dos conteúdos de ensino: critérios. Formas de organização disciplinar nas disciplinas e no currículo. Áreas de conhecimentos, unidades temáticas, objetos de conhecimentos. Métodos e metodologias ativas: enfoques teórico e metodológico. Alfabetização e letramento. Formação de conceitos teóricos (científicos) e de habilidades. Aulas expositivas com base na pedagogia tradicional e baseada na aprendizagem significativa. Trabalhos em grupo e colaborativos. Estudo dirigido. Métodos de projetos. O método de solução de problemas. O método e a questão da criatividade. Regulação das aprendizagens, metacognição e aprender a aprender. Desenvolvimento da autonomia e da crítica na escola. Formação de atitudes e valores. Ensinar a formular perguntas. Procedimentos de ensino e recursos didáticos. As novas tecnologias das comunicações e da informação e o ensino. Avaliação do processo da aprendizagem; finalidades e tipos de avaliação. Erros e dificuldades de aprendizagem. Planejamento e gestão das atividades de ensino na educação infantil e no ensino fundamental anos iniciais. 7. Avaliação da aprendizagem: avaliação como processo contínuo, investigativo e inclusivo. Instrumentos e técnicas de avaliação. Regulação das aprendizagens. Avaliações externas: Prova SAEB e IDEB. Recuperação das aprendizagens e intervenções pedagógicas. Evasão escolar: causas e medidas preventivas. 8. Contribuições da brincadeira, das interações e da linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança: a importância do brincar na educação infantil; o papel das interações e da linguagem no desenvolvimento da criança; desenvolvimento da autonomia, comunicação e criatividade. 9. A linguagem e a criança: o papel da linguagem na aprendizagem e no desenvolvimento. Aquisição da linguagem oral e escrita; desenvolvimento da linguagem, da escrita e da leitura na educação infantil e no ensino fundamental. 10. Educação Inclusiva: a inclusão de todas as crianças na educação infantil e no Ensino Fundamental Anos Iniciais. A educação de crianças com deficiência; diferentes tipos de deficiência; adaptações curriculares e recursos pedagógicos para a inclusão. Altas habilidades/superdotação: identificação e atendimento educacional de crianças com altas habilidades/superdotação; estratégias e recursos pedagógicos para o desenvolvimento de seus potenciais. Atendimento Educacional Especializado.