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Minas Gerais

Novo Material: Apostila Professor de Geografia Santa Cruz de Minas MG 2025

Conquiste sua aprovação com um material de qualidade! As apostilas do Domina Concursos são atualizadas, práticas e completas, garantindo uma preparação eficiente e assertiva para o seu concurso.

O concurso público, organizado pela banca da JCM, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 54 vagas destinadas ao Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 8.977,99. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.

Conteúdo Programático

Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)

Língua Portuguesa: Leitura e compreensão de texto: Identificação de elementos do texto (tema, ideia central, ideias secundárias, relações de sentido entre palavras e frases, relações entre parágrafos) Estudo de palavras (sinônimos, antônimos, sentido literal e sentido figurado); Aspectos do texto dissertativo (ponto-de-vista, argumentos e relações de causa-consequência); Estilos de texto (técnico, científico, literário e jornalístico); Coesão e coerência textuais; Conhecimentos linguísticos: Pontuação; Morfologia (identificação e emprego das seguintes classes de palavras: substantivo, adjetivo, pronome e verbo); Sintaxe (identificação de termos da oração, orações coordenadas, orações subordinadas e períodos simples, compostos e mistos); Ordem direta e ordem inversa de sentenças; Relações lógico-semânticas entre orações; Concordância verbal e nominal; Aspectos estilísticos e semânticos relacionados à estruturação de sentenças.

Raciocínio Lógico e Matemático: Visa avaliar demonstrar competência para utilizar o raciocínio lógico-quantitativo (entendimento da estrutura lógica de situações-problema), bem como aplicar conteúdos matemáticos na via prática, com relação aos seguintes pontos: Noções básicas de lógica: conectivos, tautologia e contradições implicações e equivalências, afirmações e negações, argumento, silogismo, validade de argumento.

 

Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)

Fundamentos da Ciência Geográfica: Conceitos fundamentais: espaço, lugar, território, paisagem, região e natureza. Cartografia: leitura e interpretação de mapas, escalas, coordenadas geográficas, projeções cartográficas. Representações gráficas: croquis, plantas, gráficos, imagens de satélite e SIG (Sistema de Informação Geográfica). Geografia Física: Estrutura geológica da Terra: placas tectônicas, terremotos, vulcanismo. Relevo: formas, agentes e processos de formação. Clima e tempo: elementos e fatores climáticos, tipos de clima no Brasil e no mundo. Hidrografia: bacias hidrográficas, rios brasileiros, águas subterrâneas e gestão da água. Solos: tipos, formação, degradação e conservação. Biomas mundiais e brasileiros: características, localização e impactos ambientais. Geografia Humana: População: crescimento demográfico, distribuição, densidade, movimentos migratórios. Urbanização e metropolização: cidades, problemas urbanos, segregação socioespacial. Economia: atividades econômicas (agropecuária, indústria, comércio e serviços), globalização e blocos econômicos. Geopolítica: conflitos territoriais, fronteiras, regionalismos e organizações internacionais. Geografia do Brasil: Formação do território brasileiro. Regiões brasileiras: características naturais, sociais e econômicas. Distribuição da população e questões fundiárias. Agricultura, pecuária e extrativismo no Brasil. Indústria e urbanização no Brasil. Transportes, energia e infraestrutura. Problemas socioambientais brasileiros: desmatamento, queimadas, poluição, ocupações irregulares. Geografia e Meio Ambiente: Relações entre sociedade e natureza. Impactos ambientais das atividades humanas. Desenvolvimento sustentável e consumo consciente. Mudanças climáticas e efeitos ambientais globais. Políticas de preservação e conservação ambiental. Práticas de Ensino e Avaliação em Geografia: Planejamento de aulas e sequências didáticas. Estratégias de ensino-aprendizagem em Geografia. Avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Uso de tecnologias e mídias na educação geográfica. Trabalhos de campo e geografia local. Legislação Educacional (Atualizada) Todas as legislações abaixo estão vigentes e atualizadas conforme o ordenamento jurídico nacional: Constituição Federal de 1988 (artigos 205 a 214): direito à educação, dever do Estado e da família, qualidade, acesso, permanência e gestão democrática. Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN): princípios, organização da educação nacional, níveis e modalidades de ensino. Lei nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA): direito à educação, proteção integral, combate à evasão e ao abandono escolar. Lei nº 11.738/2008: piso salarial nacional dos profissionais do magistério público da educação básica e jornada de trabalho. Lei nº 14.113/2020: regulamenta o Novo Fundeb e dispõe sobre o financiamento da educação básica pública. Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs): parâmetros para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Inclusiva. Documentos Curriculares: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): competências gerais, direitos de aprendizagem, organização por componentes e áreas do conhecimento. Estrutura e aplicação prática da BNCC no planejamento e avaliação pedagógica. Ensino por competências e habilidades. Temas Transversais na Educação: Ética, cidadania, meio ambiente, saúde, diversidade cultural, direitos humanos, orientação sexual e trabalho. Abordagem transversal e interdisciplinar nos currículos escolares. Integração dos temas com as competências da BNCC. Pensadores Clássicos e Contemporâneos da Educação: Jean Piaget: desenvolvimento cognitivo e epistemologia genética. Lev Vygotsky: interação social, mediação e zona de desenvolvimento proximal. Paulo Freire: educação libertadora, consciência crítica, diálogo e pedagogia do oprimido. Émile Durkheim: papel socializador da escola e coesão social. John Dewey: escola ativa, experiência e democracia na educação. Maria Montessori: autoeducação, autonomia e ambiente preparado. Dermeval Saviani: pedagogia histórico-crítica, educação como prática transformadora. Escolas Pedagógicas (Teorias Educacionais): Pedagogia Tradicional: valorização do professor, disciplina e transmissão de conhecimentos. Pedagogia Renovada Progressivista: aprendizagem centrada no aluno e valorização da experiência (Dewey). Pedagogia Liberal Tecnicista: ensino voltado à produtividade, objetivos e avaliações mensuráveis. Pedagogia Libertadora: emancipação social, educação crítica e conscientização (Paulo Freire). Pedagogia Histórico-Crítica: conhecimento como instrumento de transformação social (Saviani). Construtivismo: aprendizagem ativa e construção do conhecimento (Piaget e Vygotsky). Montessoriana: liberdade com responsabilidade, autoaprendizagem. Freinetiana: aprendizagem pelo trabalho, expressão livre, cooperação. Waldorf: desenvolvimento integral do ser humano com base em arte, espiritualidade e ritmo.

Apostila Concurso Professor de Geografia Prefeitura Santa Cruz de Minas MG 2025

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