Novo Material: Apostila Professor de Educação Infantil USP 2025
Conquiste sua aprovação com um material de qualidade! As apostilas do Domina Concursos são atualizadas, práticas e completas, garantindo uma preparação eficiente e assertiva para o seu concurso.
O concurso público, organizado pela banca da FUVEST, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza 19 vagas destinada ao Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 10.742,56. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: Interpretação e compreensão de variados tipos de texto; marcas de textualidade (coesão, coerência e intertextualidade); reconhecimento de tipos e gêneros textuais; reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade; emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual; tipos textuais: características específicas de cada tipo; textos literários e não literários; estrutura da frase (operações de deslocamento, substituição, modificação e correção); registros de linguagem; funções da linguagem; elementos dos atos de comunicação; estrutura e formação de palavras; formas de abreviação; classes de palavras; aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, conjunções e interjeições; concordância e regência nominal e verbal; modalizadores; semântica (sentido próprio e figurado); antônimos, sinônimos, parônimos e hiperônimos; figuras de linguagem; polissemia e ambiguidade; vocabulário (neologismos, arcaísmos, estrangeirismos, latinismos e expressões idiomáticas); ortografia e acentuação; pontuação.
Raciocínio Lógico e Matemático: Sistemas numéricos: divisibilidade e fatoração de números inteiros, números racionais e reais; potências e raízes; valor relativo e absoluto; funções polinomiais do 1º e 2º graus; funções trigonométricas; funções exponenciais e logarítmicas; gráficos, equações e inequações; progressões aritméticas e geométricas; análise combinatória; problemas de contagem; análise de dados (representações gráficas, diagramas, tabelas); médias aritméticas, ponderadas e geométricas; porcentagem; regra de três; juros simples e compostos; probabilidade; cálculo de comprimentos; distâncias; perímetros; áreas e volumes; raciocínio lógico; noções de estatística.
Conhecimentos Normativos da USP: A USP e a sociedade: o funcionamento da USP, englobando principais estruturas e objetivos; a USP no contexto do desenvolvimento nacional; a vida universitária brasileira e sua relação com a sociedade contemporânea. Estatuto, Regimento Geral e Código de Ética da Universidade de São Paulo: Resolução nº 3.461/1988, com as alterações vigentes até a publicação do Edital; Resolução nº 3.745/1990, com as alterações vigentes até a publicação do Edital; Resolução nº 4.871/2001.
Conhecimentos Gerais: Política e economia: noções básicas de economia interna e internacional; situação política nacional e internacional. Cultura e sociedade: arte e cultura no Brasil e no mundo; características das sociedades nacionais e relações contemporâneas; desenvolvimento científico e tecnológico mundial; meio ambiente; povos originários; mudanças climáticas; direitos humanos no Brasil e no mundo.
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Legislações: As legislações devem ser consideradas com as alterações e atualizações vigentes: Estatuto da criança e do adolescente. Constituição Federal de 1988. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96. Diretrizes Curriculares para Educação Infantil. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Plano Nacional de Educação. Fundamentos legais da Educação Inclusiva. Educação para relações étnico-raciais.
Pedagogia: A infância no Brasil: percursos históricos. Pedagogia da infância: as diferentes dimensões humanas e os direitos da criança. A indissociabilidade entre cuidar e o educar. As relações entre escola e família. O jogo, o brinquedo e a brincadeira. A brincadeira e o desenvolvimento da imaginação e criatividade. As interações entre as crianças. A criança, a natureza e sociedade. Projetos na Educação Infantil. Reflexões sobre a prática pedagógica: planejamento e organização do espaço e do tempo na Educação Infantil. Avaliação, observação e registro. Planejamento escolar coletivo: currículo, práticas pedagógicas, avaliação da aprendizagem. Os princípios da gestão democrática. A avaliação da educação básica e os indicadores de qualidade na Educação. Educação, Currículo e Diversidade. Sociologia da Infância. Psicologia e Educação. Educação para as relações étnico-raciais.
Apostila Concurso Professor de Educação Infantil USP 2025
