Novo Material: Apostila Professor de Educação Física SME João Pessoa PB 2025
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O concurso público, organizado pela banca do IDECAN, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 403 vagas mais a formação de Cadastro Reserva destinadas ao Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 4.567,30. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.
Legislação Educacional: Constituição Federal de 1988. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/1996). Plano Nacional de Educação para o decênio 2014/2024 – ( Lei nº 13.005/2014). Prorrogação do Plano Nacional de Educação (PNE) – Lei 14.934/2024. Documento de implantação da Base Nacional Comum Curricular- Resolução CNE/CP nº2, de 22 de dezembro de 2017. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei nº 13.146/2015.O ensino da história e cultura indígena e afro-brasileira no ensino fundamental e médio (Lei 10.639/2003 e Lei 11.645/2008). Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Física . A área de conhecimento no currículo escolar do ensino fundamental. A Organização da educação física escolar: aspectos históricos. A Educação Física no contexto educacional como componente curricular. A história do pensamento pedagógico da educação física na escola. As concepções e seus pressupostos epistemológicos, metodológicos e ideológicos. O processo de trabalho pedagógico da educação física na escola. O objeto de estudo e as especificidades da educação física escolar. Abordagens didático-metodológicas da Educação Física. A avaliação do processo ensino-aprendizagem na educação física escolar. O planejamento e a organização do conteúdo da educação física escolar no currículo da educação infantil e do ensino fundamental. O currículo, sua estruturação e formas de organização. Educação Física na perspectiva inclusiva. A educação física escolar e as novas tecnologias da comunicação e informação. A cultura corporal de movimento e sua transposição didático-pedagógica: aspectos didático-metodológicos para o ensino de Brincadeiras e jogos; dos esportes; das Ginásticas; das Danças; das Lutas; e das Práticas corporais de aventura. Unidades temáticas da Educação Física e suas relações com temas como lazer/entretenimento, o cuidado com o corpo e com a saúde. Temas contemporâneos transversais no trato da cultura corporal de movimento. O ensino de educação física, inclusão e diversidade cultural, relações étnico-raciais, religiosas e de gênero, inclusão de pessoas com deficiência; estratégias de planejamento e avaliação para um ensino inclusivo.
Apostila Concurso Professor de Educação Física SME João Pessoa PB 2025

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