Novo Material: Apostila Professor de Educação Física SEE PB 2025
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O concurso público, organizado pela banca do IDECAN, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 2000 vagas destinadas ao Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 6.944,09. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Conteúdo Programático (2709 Páginas)
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Tipos Textuais. Semântica. Figuras de linguagem. Emprego do sinal indicativo de crase, Tipos Textuais. Semântica. Figuras de linguagem.
Raciocínio Lógico e Matemático: Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica dedutiva, argumentativa e quantitativa. Lógica matemática qualitativa, sequências lógicas envolvendo números, letras e figuras. Geometria básica. Álgebra básica e sistemas lineares. Calendários. Numeração. Razões especiais. Análise combinatória e probabilidade. Progressões Aritmética e Geométrica. Conjuntos: As relações de pertinência; Inclusão e igualdade; Operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Comparações.
Legislação: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e suas posteriores alterações; Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e suas posteriores alterações; Reestruturação do Ensino Médio – Lei nº 14.945, de 31 de julho de 2024; Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Resolução CNE/CP nº04, de 17 de dezembro de 2018; Plano Nacional de Educação (PNE) – Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014; Plano Estadual de Educação da Paraíba (PEE/PB) – Lei nº 10.488, de 23 de junho de 2015; Diretrizes Operacionais para o ano letivo da Rede Estadual da Paraíba/2025; Currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Paraíba; Política da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Ensino da História e cultura afro-brasileira – Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003; Programa de Educação Cidadã Integral – Lei nº 13.533, de 19 de dezembro de 2024; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) – Lei Nº 11.494, de 20 de junho de 2007, e suas posteriores alterações; Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado da Paraíba – Lei Complementar nº 58, de 15 de outubro de 2003 e suas posteriores alterações; Código de Ética e Conduta Profissional dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo do Estado da Paraíba -Decreto nº 44.504, de 05 de dezembro de 2023; Avaliação Especial de Desempenho (AED) do servidor Público Civil em período de estágio probatório na Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual – Decreto n° 35.784, de 26 de março de 2015; Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério da Paraíba – Lei nº 7.419, de 15 de outubro de 2003; Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação do Estado da Paraíba – Lei nº 13.258, de 16 de maio de 2024; ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), Parâmetros Curriculares Nacionais, Conselho de Classe. Projeto Político-Pedagógico da Escola. Gestão Escolar. Conselho Escolar; Tendências pedagógicas e as abordagens de ensino.
Fundamentos Teóricos e Legais da Educação: A educação como direito constitucional. Princípios filosóficos da educação escolar brasileira. Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e suas alterações. Lei Nº 10.172/01 (Plano Nacional de Educação–PNE). Lei Nº 11.494/07 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação–FUNDEB).
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Aspectos sócio-históricos da Educação Física. Política educacional e Educação Física. Educação Física como linguagem. Concepções psicomotoras na Educação Física Escolar. Educação Física e o desenvolvimento humano. Metodologia para o ensino da Educação Física. Dimensões filosóficas, antropológicas e sociais aplicadas à educação física e ao esporte. Aspectos anatômicos, fisiológicos e comportamentais da infância e adolescência. Atividade física e saúde. Jogos e brincadeiras na infância e adolescência. Danças populares nas aulas de Educação Física. Ginástica para todos na escola. Organização de projetos com práticas corporais na escola. Educação inclusiva para alunos com deficiência. Atletismo e práticas com materiais alternativos. Esportes de invasão e jogos adaptados para pequenos espaços. Práticas corporais de aventura na escola. Jogos cognitivos e seus objetivos na Ginástica em circuito de habilidades motoras. Educação Física Escolar e multiculturalismo. A Base Nacional Comum Curricular e o ensino da Educação Física. Pressupostos filosófi cos e psicossociais da Educação Física Escolar.
Apostila Concurso Professor de Educação Física SEE PB 2025

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