Novo Material: Apostila Professor de Educação Física SEDUC MT 2025
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O concurso público, organizado pela banca da FGV, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 1500 vagas mais a formação de Cadastro Reserva destinadas ao Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 7.005,09. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Diretrizes Gerais: Marcos normativos que fundamentam a organização curricular, em especial as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a Base Nacional Comum Curricular; Documentos de Referência Curricular do Estado de Mato Grosso (DRC- MT); contextos sociais, culturais, econômicos e políticos das escolas da rede estadual de Mato Grosso e os contextos de vidas dos estudantes; legislação da Carreira dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso; Estatuto da Criança e do Adolescente para identificação de questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas; conhecimento sobre o uso da linguagem e do pensamento lógico matemático no desenvolvimento do ensino; conhecimento sobre diferentes formas de apresentar os conteúdos dos componentes e das áreas curriculares de linguagem, matemática, ciências humanas e da natureza, utilizando esse conhecimento para selecionar recursos de ensino adequados; aplicação de estratégias de ensino e atividades didáticas diferenciadas; construção de ambientes de aprendizagens que incentivem os estudantes a solucionar problemas, tomar decisões na colaboração para uma sociedade em constante mudança; conhecimento capacitado para utilização e analise dos resultados e dos indicadores da educação dos diferentes tipos de avaliação educacional; reconhecer e utilizar práticas e as evidências científicas advindas de diferentes áreas de conhecimento, atualizadas e aplicáveis aos ambientes de ensino onde atua; demonstração de conhecimento sobre o desenvolvimento físico, socioemocional e intelectual dos estudantes das etapas da Educação Básica para as quais está habilitado; demonstração de conhecimento sobre os mecanismos pelos quais crianças aprendem.
Legislação Básica da Educação e Diretrizes: 1. CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 – Capítulo III, Seção I: Da Educação: Princípios e diretrizes do direito à educação no Brasil. A educação como direito de todos e dever do Estado e da família. Acesso à Educação Básica gratuita e obrigatória. Liberdade de ensino e a gestão democrática. Diretrizes e políticas públicas para a educação nacional. 2. LEI Nº 9.394/1996 – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) E SUAS ALTERAÇÕES: Princípios e fins da educação nacional. Organização da educação brasileira: níveis e modalidades de ensino. A educação infantil como etapa inicial da Educação Básica. A estrutura e a função dos sistemas de ensino: federal, estadual, municipal e particular. Avaliação e progressão dos alunos na educação básica. Gestão democrática da educação e a participação da comunidade escolar. Alterações e atualizações da LDB, com ênfase em sua aplicação nas práticas educacionais atuais. 3. RESOLUÇÃO Nº 05 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 – DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: Princípios e diretrizes da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica. A organização do currículo para a Educação Infantil: campos de experiências e eixos de aprendizagem. O papel do professor na Educação Infantil: práticas pedagógicas e convivência social. A avaliação na Educação Infantil: foco no desenvolvimento integral da criança. A importância da formação de professores para a Educação Infantil. 4. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02/2017 – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): Objetivos e finalidades da BNCC no contexto da Educação Básica. Estrutura da BNCC: competências gerais e específicas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A integração da BNCC com os currículos escolares e o planejamento pedagógico. A atuação do professor frente à BNCC: metodologias, práticas pedagógicas e avaliação. A importância da BNCC para a educação inclusiva e para a formação de cidadãos críticos e participativos. 5. LEI FEDERAL Nº 8.069/1990 – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA): Princípios fundamentais do ECA: proteção integral, prioridade absoluta e responsabilidade da família, sociedade e Estado. Direitos e deveres da criança e do adolescente. Artigos 53 a 59: direito à educação, cultura, esporte e lazer. Artigos 136 e 137: deveres do Estado, dos pais e das escolas na educação de crianças e adolescentes. O papel da escola na proteção e garantia dos direitos infantojuvenis. 6. LEI Nº 13.146/2015 – LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA): Princípios e diretrizes da educação inclusiva: acessibilidade, adaptações curriculares e eliminação de barreiras. O direito à educação para pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. A participação das famílias e da comunidade escolar na educação inclusiva. Formação de professores para a inclusão: práticas pedagógicas e recursos didáticos. 7. LEIS Nº 10.639/03 E 11.645/2008 – HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA: A obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na Educação Básica. O papel da escola na promoção da diversidade étnico-racial. Metodologias e práticas pedagógicas para a educação das relações étnico-raciais. Reflexões sobre a importância de uma educação que respeite e valorize as culturas afro-brasileira e indígena. 8. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (2007): Objetivos e estratégias do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. A implementação de políticas públicas de educação em direitos humanos no contexto escolar. Educação Básica: concepções, princípios e ações programáticas. Educação superior: concepções, princípios e ações programáticas. Educação e mídia: concepções, princípios e ações programáticas. Educação não formal: concepções, princípios e ações programáticas. O papel da escola na promoção dos direitos fundamentais e na formação cidadã. 9. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. O tratamento das relações étnico-raciais no currículo escolar. Estratégias para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. A formação de professores para trabalhar com questões étnico-raciais no contexto escolar. 10. PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO – LEI Nº 10.111 DE 06 DE JUNHO DE 2014 (MT): Diretrizes e metas do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso. A articulação entre as políticas educacionais estaduais e federais. A implementação de estratégias de melhoria da qualidade da educação no Estado. 11. LEI Nº 8.806/2008 – Finalidades. Princípios da Educação estadual: gestão democrática, direito à educação, qualidade da educação e valorização dos profissionais da educação. Diretrizes. Gestão escolar. Financiamento. Relação com o Plano Estadual de Educação. 12. LEI COMPLEMENTAR Nº 50 DE 1º DE OUTUBRO DE 1998 – Finalidade. Estrutura da carreira dos profissionais da Educação Básica. Ingresso dos profissionais da Educação Básica. Formas de provimento. Vacância do cargo público. Regime de trabalho dos profissionais da Educação Básica. Movimentação na carreira: promoção de classe e progressão funcional. Direitos do profissional: concessões e afastamentos. Direitos e deveres dos profissionais da Educação Básica. 13. DECRETO Nº 1.497 DE 10 DE OUTUBRO DE 2022: Objetivos do Programa Educação – 10 anos. Principais metas. Indicadores de monitoramento. Pilares estratégicos: impacto educacional, equidade e diversidade, tecnologia e educação, valorização profissional, gestão para resultados e infraestrutura. Competências da SEDUC – MT. Divulgação nas escolas, parcerias e monitoramento.
Saberes Digitais do Docente: 1. Ensino e Aprendizagem com uso de tecnologias digitais: 1.1 Práticas Pedagógicas: Identificação e explicação de conceitos e estratégias relacionadas à integração das tecnologias digitais na prática pedagógica; incorporar com intencionalidade pedagógica, tecnologias digitais às estratégias de ensino, processos de avaliação e criação de experiências de aprendizagem que atendam às necessidades de aprendizagem de cada estudante. 1.2 Curadoria e Criação: Identificação e explicação de elementos conceituais, estratégias e recursos digitais necessários à curadoria e à criação de conteúdo digital, que contribuam para a gestão de sala de aula e para os processos de ensino e de aprendizagem; pesquisar, remixar, adaptar, curar, criar, publicar e compartilhar conteúdos digitais para o planejamento didático e as experiências de aprendizagem dos estudantes. 1.3 Análise de dados: Identificação e explicação de como as tecnologias e ferramentas digitais podem auxiliar na análise crítica da sua prática pedagógica com base em diferentes dados que podem impactar a aprendizagem dos estudantes; analisar, compreender e interpretar dados, identificando tendências, padrões e discrepâncias, como por exemplo dados de avaliações internas e externas, gênero e raça, que apresentam informações sobre as necessidades de aprendizagem dos estudantes e podem indicar caminhos para replanejar as ações pedagógicas e inovar suas práticas. 1.4 Prática Inclusiva: Identificação de tecnologias assistivas e softwares específicos para promover a inclusão de estudantes com diferenças, dificuldades, transtornos e/ou deficiências; desenhar estratégias de aprendizagem mediadas por tecnologias digitais e assistivas, elaborando conteúdos adaptados e acessíveis para garantir a participação plena de todos os estudantes. 2. Cidadania Digital: 2.1 Uso Responsável: Identificação e explicação de aspectos legais e éticos relacionados ao uso de tecnologias digitais para uma convivência respeitosa na internet, para questões de direitos autorais, direitos de imagem e o impacto do uso excessivo de tecnologias na saúde mental e no bem-estar para si, para os estudantes e demais atores da comunidade escolar. 2.2 Uso Ético: uso e aplicação, por exemplo, elementos de direitos autorais e de imagem, boas práticas de uso da internet, reflexões sobre cyberbullying, crimes digitais, bem como o impacto do uso excessivo das tecnologias digitais na saúde mental e no bem-estar, incentivando um equilíbrio entre o tempo on-line e off-line. 2.3 Uso Seguro: Identificação de estratégias e normativos relacionados à proteção de dispositivos, conteúdos, dados pessoais e privacidade de si e dos estudantes no uso das tecnologias digitais, bem como identificar e evitar riscos e ameaças on-line, e utilizar estratégias para proteção de informações pessoais, privacidade e identificação de ameaças on-line para promover o uso seguro das tecnologias digitais. 2.4 Uso Crítico: Identificação de estratégias relacionadas aos modos de produção, transmissão e disseminação de informações, além da avaliação da credibilidade e confiabilidade de conteúdos em ambientes digitais. Desenvolver e incentivar a abordagem crítica na interpretação de informações, visando avaliar a credibilidade e confiabilidade de informações e conteúdos em meios digitais. 3. Desenvolvimento Profissional: 3.1 Formação Continuada: Identificação de estratégias, recursos e tecnologias digitais que possam contribuir para sua formação continuada e a inovação pedagógica; usar recursos e fontes digitais no seu processo de formação continuada, visando contribuir para o seu desenvolvimento profissional. 3.2 Comunicação e Colaboração: Identificação de ferramentas, ambientes virtuais de aprendizagem, comunidades virtuais e redes sociais educativas, que possam favorecer o trabalho colaborativo e o compartilhamento de conhecimentos e práticas com outros professores e demais profissionais da escola e/ou da rede de ensino; utilizar e criar tecnologias e recursos digitais para promover e participar de comunidades de aprendizagem on-line, com o objetivo de acessar, produzir, colaborar e compartilhar experiências, recursos educacionais abertos e conhecimentos com outros professores e demais profissionais da escola e/ou da rede de ensino. 3.3 Uso de recursos digitais para a gestão: Identificação para selecionar ferramentas digitais para organização, planejamento e execução de atividades administrativas relacionadas à prática pedagógica; e criar, utilizar e implementar ferramentas digitais para organizar, simplificar e otimizar tarefas que envolvem planejamento e gestão da aprendizagem dos estudantes e para facilitar atividades administrativas rotineiras.
Geografia de Mato Grosso: 1. Contexto geográfico: Recortes político-administrativos do Mato Grosso, sua inserção regional e nacional. Formação territorial. Integração do Mato Grosso na economia nacional, processos produtivos, fluxos de mercadorias. Dinâmica da fronteira agrícola. Geopolítica das relações comerciais do Mato Grosso com o Brasil, a América do Sul e com outros países. Geografias das políticas públicas de desenvolvimento regional. 2. Estrutura territorial: Características naturais dos climas, relevos, formações vegetais e hidrografia. Paisagens naturais, paisagens antrópicas e suas transformações. Uso e ocupação da terra. Características dos povos indígenas e seus territórios. Recursos naturais, fontes de energia, usos, impactos, desastres ambientais, sustentabilidade e políticas ambientais. Distribuição e deslocamento da população, densidade demográfica. Urbanização e redes de transporte. Evolução da questão fundiária. Agropecuária e sistemas agrícolas. Modernização do campo. Industrialização e inovações tecnológicas. 3. Sociedades e identidades: Aspectos socioeconômicos e identidades culturais da população. Desigualdades e movimentos sociais. Relações de trabalho na cidade e no campo. Exploração do trabalho infantil e análogo à escravidão. 4. Cartografia do Mato Grosso: Leitura e análise de mapas temáticos regionais. Estudos comparativos a partir de gráficos e tabelas com dados regionais e nacionais. Uso de mapas e outras representações gráficas para exemplificar a inserção do Mato Grosso no contexto nacional e internacional.
História de Mato Grosso: 1. Período Colonial: Presença original de grupos indígenas, destacadamente ao longo do rio Coxipó, os bororos/coxiponés. Os bandeirantes: escravidão indígena e exploração do ouro; reduções jesuíticas. A fundação de Cuiabá: Tensões políticas entre os fundadores e a administração colonial. A fundação de Vila Bela da Santíssima Trindade e a criação da Capitania de Mato Grosso. A escravidão negra em Mato Grosso. 2. Período Imperial: A crise da mineração e as alternativas econômicas da Província. Os quilombos em Mato Grosso. A Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai e a participação de Mato Grosso. A economia mato-grossense após a Guerra contra o Paraguai. As marcas da cultura Guarani na sociedade mato-grossense. 3. Período Republicano: O coronelismo em Mato Grosso. Economia de Mato Grosso na Primeira República: usinas de açúcar e criação de gado. Relações de trabalho em Mato Grosso na Primeira República. Desenvolvimento ferroviário. Mato Grosso durante a Era Vargas: política e economia. Política fundiária e as tensões sociais no campo. Criação do Parque Indígena do Xingu e tensões locais. Desmembramento em dois Estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
A Educação Física no Brasil: reconhecimento e valorização de sua trajetória histórica; eventos significativos e transformações importantes desde o início da colonização, levando em conta diversas influências internacionais e as condições sociais, políticas e econômicas ao longo do século XX. Estratégias para motivar os estudantes a participarem de forma ativa em iniciativas que promovem a reflexão acerca das mudanças nas práticas corporais, resultando em decisões que sejam éticas, conscientes e reflexivas, em favor dos direitos humanos e dos valores democráticos que sustentam a convivência social. Fomento ao pensamento crítico e analítico acerca das práticas adotadas, promovendo um ambiente pautado pelo respeito e pela inclusão. Análise das dinâmicas vinculadas a práticas físicas e recreativas, com o objetivo de desenvolver um ambiente que favoreça a integração harmoniosa dos indivíduos, estimulando não apenas a prática de exercícios físicos, mas também incentivando relações sociais saudáveis, além de garantir momentos agradáveis de lazer, oferecendo oportunidades para socialização e cooperação durante a participação em atividades recreativas coletivas. Compreensão das singularidades que definem as distintas unidades temáticas que envolvem as práticas de brincadeiras e jogos, a execução de esportes, a promoção de atividades de ginástica, a apreciação de danças, a participação em lutas, bem como as atividades corporais voltadas para a aventura. Modalidades esportivas de marca, como a patinação de velocidade, além das categorias de atletismo, remo, ciclismo e levantamento de peso, entre outras. Esportes de precisão, como a bocha, o curling, o golfe, o tiro com arco e o tiro esportivo, entre outros. Modalidades técnicas e combinatórias englobando a ginástica artística, a ginástica rítmica, o nado sincronizado, a patinação artística, os saltos ornamentais, além de outras disciplinas correlatas. Os esportes de rede ou quadra dividida, frequentemente denominados parede de rebote: incluem o voleibol, tanto em sua modalidade tradicional quanto na de praia, o tênis de campo, o tênis de mesa, o badminton, a peteca, a pelota basca, o raquetebol e o squash, entre outros. Esportes de Campo e Taco: compreendem modalidades como beisebol, críquete e softbol, entre outras. Os Esportes de Invasão ou Territorial: englobam uma ampla gama de modalidades esportivas, incluindo basquetebol, frisbee, futebol, futsal, futebol americano, handebol, hóquei sobre grama, polo aquático, rúgbi, entre outras. Os esportes de combate, que ocorrem em competições envolvendo confrontos diretos entre os participantes: incluem modalidades como judô, boxe, esgrima e taekwondo, entre outras. A ginástica, incluindo a ginástica geral, frequentemente chamada de ginástica para todos: abrange atividades destinadas ao condicionamento físico, bem como aquelas que visam à conscientização corporal. Desenvolvimento de propostas de atividades pedagógicas que ressaltem a identificação de estratégias de ensino voltadas à educação de: Atividades lúdicas, que abarcam jogos e brincadeiras, incluem diferentes modalidades, como esportes, danças, artes marciais, ginástica e práticas corporais relacionadas à aventura. Danças como um conjunto de práticas corporais que se destacam pela realização de movimentos que estão alinhados a um ritmo determinado, sendo esses movimentos estruturados em passos diferenciados e sequências específicas. Esporte de combate como capoeira, huka-huka, luta marajoara, judô, aikido, jiu-jítsu, muay thai, boxe, boxing chinês, esgrima e kendo, entre outras, cada uma apresentando características e estruturas formativas específicas. Práticas corporais de aventura, incluindo corrida orientada, corrida de aventura e competições de mountain bike, além de atividades radicais, tais como rapel, tirolesa, arborismo e parkour; incluemse também modalidades que envolvem esportes sobre rodas, como skate, patins e ciclismo, entre outras. O saber na área da Educação Física por meio de quatro dimensões essenciais: a experimentação, que se refere ao ato de vivenciar e executar atividades físicas de maneira prática e imediata; a utilização e a apropriação, que envolvem a capacidade dos indivíduos de aplicar os conhecimentos adquiridos na prática, conferindo-lhes relevância em suas vidas; a fruição, que diz respeito ao prazer e à satisfação que emergem da prática de atividades físicas e esportivas; e a reflexão sobre a ação, que caracteriza a aptidão de analisar criticamente as experiências vividas, promovendo uma compreensão mais profunda da prática e de suas repercussões. Avaliação e a identificação de estratégias pedagógicas que promovem a formação de valores, bem como a análise, a interpretação e a participação ativa em uma comunidade, visando ao desenvolvimento de uma consciência crítica que habilite os indivíduos a assumirem papéis de protagonismo em suas comunidades. A promoção da saúde e do bem-estar, bem como o incentivo à participação ativa em iniciativas comunitárias, que pode ser realizada por meio da utilização de espaços como praças, parques e clubes. A Educação Física no ambiente escolar, conforme estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Documentos de Referência Curricular que envolvem o Ensino Fundamental e Médio no estado de Mato Grosso, em particular os DRC-MT voltados para a Educação Física. A educação direcionada a estudantes com deficiência como um componente essencial na formação de profissionais que atuem com abordagem inclusiva e em consonância com as exigências contemporâneas da educação especial. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Apostila Concurso Professor de Educação Física SEDUC MT 2025

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