Novo Material: Apostila Professor de Educação Especial SEDUC RS 2025
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O concurso público, organizado pela banca do Instituto AOCP, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 6000 vagas destinadas ao Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 2.555,52. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: 1. Leitura, compreensão e interpretação de textos de gêneros variados, multimodais e gêneros digitais. 2. Informações literais e inferências. 3. Norma-padrão e variações linguísticas: usos sociais da linguagem. 4. Gêneros e tipologias textuais: estruturação do texto e dos parágrafos. 5. Coesão e coerência: mecanismos linguísticos e semânticos. 6. Semântica e pragmática: construção de sentidos, conotação e denotação, polissemia, homonímia e paronímia, figuras de linguagem, elementos da comunicação e funções da linguagem. 7. Fonética, fonologia, ortografia e acentuação gráfica conforme o Acordo Ortográfico. 8. Morfossintaxe: estrutura e formação de palavras, função textual dos vocábulos, classes gramaticais, tempos e modos verbais, sintaxe do período: coordenação e subordinação, nexos semânticos e sintáticos, equivalência e transformação estrutural. 9. Concordância Nominal e Verbal. 10. Regência Nominal e Verbal. 11. Crase. 12. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. 13. Colocação pronominal.
Conhecimentos Pedagógicos: 1. A gestão escolar democrática e o trabalho coletivo: o professor como agente transformador. 2. Projeto educativo: fundamentos e concepções didático-pedagógicas contemporâneas em articulação com o currículo, as metodologias de ensino e os processos avaliação. 3. Educação Inclusiva: princípios, políticas públicas e práticas pedagógicas com foco na equidade. 4. Organização do tempo e do espaço na prática pedagógica: intencionalidade, acessibilidade e promoção de aprendizagens significativas. 5. Planejamento pedagógico, mediação docente e avaliação formativa: 6. Educação Ambiental e Educação para as Relações Étnico-Raciais e de Gênero: fundamentos legais, abordagens críticas e práticas pedagógicas interseccionais no contexto escolar. 7. O Projeto Político-Pedagógico (PPP): fundamentos, elaboração participativa, implementação e avaliação contínua à luz da gestão democrática. 8. Currículo, avaliação e práticas pedagógicas: articulação com a BNCC, o RCGEM e os direitos de aprendizagem. 9. Tendências pedagógicas contemporâneas: fundamentos e práticas das abordagens críticas, interdisciplinares, híbridas e colaborativas na educação básica. 10. Função social da escola pública: garantias legais do direito à educação, papel na redução das desigualdades sociais e na formação cidadã dos sujeitos. 11. Formação integral e competências socioemocionais: fundamentos, objetivos e implicações pedagógicas.
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
1. A função social da escola e o papel do professor na Educação Especial. 2. Práticas Pedagógicas e Educação Escolar inclusiva: estratégias, mediações e adaptações curriculares. 3. Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Básica: identificação, elaboração e organização de práticas pedagógicas inclusivas. 4. Acessibilidade física, comunicacional, atitudinal e pedagógica: promoção da participação efetiva dos alunos com deficiência no processo de ensino-aprendizagem. 5. Saberes e práticas educacionais para inclusão escolar: a educação multimodal e a diversidade de linguagens. 6. Avaliação da aprendizagem de estudantes público-alvo da Educação Especial: princípios, instrumentos, adaptações e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 7. Educação Especial: aspectos legais, históricos e normativos. Principais marcos legais da Educação Inclusiva no Brasil. 8. A formação do pensamento e da linguagem na criança; 9. Educação Colaborativa: a multidisciplinaridade, e a transversalidade no currículo escolar; 10. A educação empreendedora e a formação integral do estudante público-alvo da Educação Especial. 11. Educação Especial e as competências socioemocionais: reflexões sobre a escola e a formação docente inclusiva. 12. Metodologias Ativas de Aprendizagem, Aula Baseada em Evidências e Recursos didáticos acessíveis na Educação Especial. 13. O processo de ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Deficiência física, Deficiência intelectual, Altas Habilidades/Superdotação Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 14. Letramento e alfabetização de estudantes com necessidades educacionais especiais: adaptações, métodos e recursos. 15. Desenvolvimento e aprendizagem de crianças com deficiência sob a ótica de Piaget, Wallon e Vygotsky. 16. Aprendizagem, diversidade sociocultural e o desenvolvimento integral de estudantes com deficiência: a formação do cidadão na perspectiva inclusiva para o século XXI. 17. O professor de Educação Especial: ética profissional, inovação pedagógica e compromisso com a inclusão. 18. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 19. Corpo e movimento no desenvolvimento psicológico de crianças com deficiência: implicações para a prática pedagógica. 20. Vygotsky e o papel da interação social no desenvolvimento e aprendizagem escolar. 21. A formação do pensamento lógico e abstrato em crianças com deficiência: mediações pedagógicas e processos cognitivos. 22. Tecnologia Assistiva: conceitos, recursos e sua utilização no ambiente escolar. 23. Aprendizagem baseada em competências e habilidades: ensino centrado no aluno com necessidades educacionais especiais.
“Não serão disponibilizadas quaisquer referências bibliográficas ou autores para o desenvolvimento de conteúdos específicos ou básicos neste material.”
Apostila Concurso Professor de Educação Especial SEDUC RS 2025























































































































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