Novo Material: Apostila Professor de Dança SME João Pessoa PB 2025
Conquiste sua aprovação com um material de qualidade! As apostilas do Domina Concursos são atualizadas, práticas e completas, garantindo uma preparação eficiente e assertiva para o seu concurso.
O concurso público, organizado pela banca do IDECAN, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 403 vagas mais a formação de Cadastro Reserva destinadas ao Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 4.567,30. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.
Legislação Educacional: Constituição Federal de 1988. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/1996). Plano Nacional de Educação para o decênio 2014/2024 – ( Lei nº 13.005/2014). Prorrogação do Plano Nacional de Educação (PNE) – Lei 14.934/2024. Documento de implantação da Base Nacional Comum Curricular- Resolução CNE/CP nº2, de 22 de dezembro de 2017. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei nº 13.146/2015.O ensino da história e cultura indígena e afro-brasileira no ensino fundamental e médio (Lei 10.639/2003 e Lei 11.645/2008). Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Ensino de arte no currículo escolar. Aspectos históricos do ensino de Arte no Brasil. A legislação brasileira referente ao ensino de Arte na educação básica. Componente curricular Arte no Ensino Fundamental. Dimensões do conhecimento. Competências Específicas de Arte para o Ensino Fundamental. Arte no Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais). Unidades Temáticas; Unidade Temática Dança: Objetos de conhecimento e habilidades. História da dança: evolução e aspectos histórico-sociais. História da dança no Brasil. A dança como expressão humana e estética; A dança e suas relações com outras linguagens artísticas; Valores e aspectos educativos e culturais da dança; conhecimento de obras, coreógrafos e bailarinos até o século XXI. Fundamentos da dança. Balé clássico, dança contemporânea, dança educativa moderna e dança criativa; dança popular; dança cênica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Arte. Produção artística em dança. Processos de criação e improvisação em dança. Composição coreográfica e seus processos. Etapas do trabalho, estrutura formal da obra coreográfica, fatores de composição. Prática de montagem. Figurino, cenário e luz. Repertórios da dança brasileira; Fatores do Movimento (tempo, espaço, peso e fluência). Estrela labaniana (corpo, ações, espaço, relacionamento, dinâmica); Matrizes indígenas, africanas e europeias da dança brasileira; Expressões contemporâneas da dança em sua diversidade técnica e estética. Dança e tecnologia. Dança, inclusão, diversidade: relações étnico-raciais, religiosas e de gênero, inclusão de pessoas com deficiência. Matrizes indígenas, africanas e europeias da dança brasileira; Expressões contemporâneas da dança em sua diversidade técnica e estética. Dança, corporeidade e infância.
Apostila Concurso Professor de Dança SME João Pessoa PB 2025

Comentários