Novo Material: Apostila Professor de Biologia SEDUC MT 2025
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O concurso público, organizado pela banca da FGV, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 1500 vagas mais a formação de Cadastro Reserva destinadas ao Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 7.005,09. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Diretrizes Gerais: Marcos normativos que fundamentam a organização curricular, em especial as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a Base Nacional Comum Curricular; Documentos de Referência Curricular do Estado de Mato Grosso (DRC- MT); contextos sociais, culturais, econômicos e políticos das escolas da rede estadual de Mato Grosso e os contextos de vidas dos estudantes; legislação da Carreira dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso; Estatuto da Criança e do Adolescente para identificação de questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas; conhecimento sobre o uso da linguagem e do pensamento lógico matemático no desenvolvimento do ensino; conhecimento sobre diferentes formas de apresentar os conteúdos dos componentes e das áreas curriculares de linguagem, matemática, ciências humanas e da natureza, utilizando esse conhecimento para selecionar recursos de ensino adequados; aplicação de estratégias de ensino e atividades didáticas diferenciadas; construção de ambientes de aprendizagens que incentivem os estudantes a solucionar problemas, tomar decisões na colaboração para uma sociedade em constante mudança; conhecimento capacitado para utilização e analise dos resultados e dos indicadores da educação dos diferentes tipos de avaliação educacional; reconhecer e utilizar práticas e as evidências científicas advindas de diferentes áreas de conhecimento, atualizadas e aplicáveis aos ambientes de ensino onde atua; demonstração de conhecimento sobre o desenvolvimento físico, socioemocional e intelectual dos estudantes das etapas da Educação Básica para as quais está habilitado; demonstração de conhecimento sobre os mecanismos pelos quais crianças aprendem.
Legislação Básica da Educação e Diretrizes: 1. CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 – Capítulo III, Seção I: Da Educação: Princípios e diretrizes do direito à educação no Brasil. A educação como direito de todos e dever do Estado e da família. Acesso à Educação Básica gratuita e obrigatória. Liberdade de ensino e a gestão democrática. Diretrizes e políticas públicas para a educação nacional. 2. LEI Nº 9.394/1996 – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) E SUAS ALTERAÇÕES: Princípios e fins da educação nacional. Organização da educação brasileira: níveis e modalidades de ensino. A educação infantil como etapa inicial da Educação Básica. A estrutura e a função dos sistemas de ensino: federal, estadual, municipal e particular. Avaliação e progressão dos alunos na educação básica. Gestão democrática da educação e a participação da comunidade escolar. Alterações e atualizações da LDB, com ênfase em sua aplicação nas práticas educacionais atuais. 3. RESOLUÇÃO Nº 05 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 – DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: Princípios e diretrizes da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica. A organização do currículo para a Educação Infantil: campos de experiências e eixos de aprendizagem. O papel do professor na Educação Infantil: práticas pedagógicas e convivência social. A avaliação na Educação Infantil: foco no desenvolvimento integral da criança. A importância da formação de professores para a Educação Infantil. 4. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02/2017 – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): Objetivos e finalidades da BNCC no contexto da Educação Básica. Estrutura da BNCC: competências gerais e específicas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A integração da BNCC com os currículos escolares e o planejamento pedagógico. A atuação do professor frente à BNCC: metodologias, práticas pedagógicas e avaliação. A importância da BNCC para a educação inclusiva e para a formação de cidadãos críticos e participativos. 5. LEI FEDERAL Nº 8.069/1990 – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA): Princípios fundamentais do ECA: proteção integral, prioridade absoluta e responsabilidade da família, sociedade e Estado. Direitos e deveres da criança e do adolescente. Artigos 53 a 59: direito à educação, cultura, esporte e lazer. Artigos 136 e 137: deveres do Estado, dos pais e das escolas na educação de crianças e adolescentes. O papel da escola na proteção e garantia dos direitos infantojuvenis. 6. LEI Nº 13.146/2015 – LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA): Princípios e diretrizes da educação inclusiva: acessibilidade, adaptações curriculares e eliminação de barreiras. O direito à educação para pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. A participação das famílias e da comunidade escolar na educação inclusiva. Formação de professores para a inclusão: práticas pedagógicas e recursos didáticos. 7. LEIS Nº 10.639/03 E 11.645/2008 – HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA: A obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na Educação Básica. O papel da escola na promoção da diversidade étnico-racial. Metodologias e práticas pedagógicas para a educação das relações étnico-raciais. Reflexões sobre a importância de uma educação que respeite e valorize as culturas afro-brasileira e indígena. 8. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (2007): Objetivos e estratégias do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. A implementação de políticas públicas de educação em direitos humanos no contexto escolar. Educação Básica: concepções, princípios e ações programáticas. Educação superior: concepções, princípios e ações programáticas. Educação e mídia: concepções, princípios e ações programáticas. Educação não formal: concepções, princípios e ações programáticas. O papel da escola na promoção dos direitos fundamentais e na formação cidadã. 9. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. O tratamento das relações étnico-raciais no currículo escolar. Estratégias para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. A formação de professores para trabalhar com questões étnico-raciais no contexto escolar. 10. PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO – LEI Nº 10.111 DE 06 DE JUNHO DE 2014 (MT): Diretrizes e metas do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso. A articulação entre as políticas educacionais estaduais e federais. A implementação de estratégias de melhoria da qualidade da educação no Estado. 11. LEI Nº 8.806/2008 – Finalidades. Princípios da Educação estadual: gestão democrática, direito à educação, qualidade da educação e valorização dos profissionais da educação. Diretrizes. Gestão escolar. Financiamento. Relação com o Plano Estadual de Educação. 12. LEI COMPLEMENTAR Nº 50 DE 1º DE OUTUBRO DE 1998 – Finalidade. Estrutura da carreira dos profissionais da Educação Básica. Ingresso dos profissionais da Educação Básica. Formas de provimento. Vacância do cargo público. Regime de trabalho dos profissionais da Educação Básica. Movimentação na carreira: promoção de classe e progressão funcional. Direitos do profissional: concessões e afastamentos. Direitos e deveres dos profissionais da Educação Básica. 13. DECRETO Nº 1.497 DE 10 DE OUTUBRO DE 2022: Objetivos do Programa Educação – 10 anos. Principais metas. Indicadores de monitoramento. Pilares estratégicos: impacto educacional, equidade e diversidade, tecnologia e educação, valorização profissional, gestão para resultados e infraestrutura. Competências da SEDUC – MT. Divulgação nas escolas, parcerias e monitoramento.
Saberes Digitais do Docente: 1. Ensino e Aprendizagem com uso de tecnologias digitais: 1.1 Práticas Pedagógicas: Identificação e explicação de conceitos e estratégias relacionadas à integração das tecnologias digitais na prática pedagógica; incorporar com intencionalidade pedagógica, tecnologias digitais às estratégias de ensino, processos de avaliação e criação de experiências de aprendizagem que atendam às necessidades de aprendizagem de cada estudante. 1.2 Curadoria e Criação: Identificação e explicação de elementos conceituais, estratégias e recursos digitais necessários à curadoria e à criação de conteúdo digital, que contribuam para a gestão de sala de aula e para os processos de ensino e de aprendizagem; pesquisar, remixar, adaptar, curar, criar, publicar e compartilhar conteúdos digitais para o planejamento didático e as experiências de aprendizagem dos estudantes. 1.3 Análise de dados: Identificação e explicação de como as tecnologias e ferramentas digitais podem auxiliar na análise crítica da sua prática pedagógica com base em diferentes dados que podem impactar a aprendizagem dos estudantes; analisar, compreender e interpretar dados, identificando tendências, padrões e discrepâncias, como por exemplo dados de avaliações internas e externas, gênero e raça, que apresentam informações sobre as necessidades de aprendizagem dos estudantes e podem indicar caminhos para replanejar as ações pedagógicas e inovar suas práticas. 1.4 Prática Inclusiva: Identificação de tecnologias assistivas e softwares específicos para promover a inclusão de estudantes com diferenças, dificuldades, transtornos e/ou deficiências; desenhar estratégias de aprendizagem mediadas por tecnologias digitais e assistivas, elaborando conteúdos adaptados e acessíveis para garantir a participação plena de todos os estudantes. 2. Cidadania Digital: 2.1 Uso Responsável: Identificação e explicação de aspectos legais e éticos relacionados ao uso de tecnologias digitais para uma convivência respeitosa na internet, para questões de direitos autorais, direitos de imagem e o impacto do uso excessivo de tecnologias na saúde mental e no bem-estar para si, para os estudantes e demais atores da comunidade escolar. 2.2 Uso Ético: uso e aplicação, por exemplo, elementos de direitos autorais e de imagem, boas práticas de uso da internet, reflexões sobre cyberbullying, crimes digitais, bem como o impacto do uso excessivo das tecnologias digitais na saúde mental e no bem-estar, incentivando um equilíbrio entre o tempo on-line e off-line. 2.3 Uso Seguro: Identificação de estratégias e normativos relacionados à proteção de dispositivos, conteúdos, dados pessoais e privacidade de si e dos estudantes no uso das tecnologias digitais, bem como identificar e evitar riscos e ameaças on-line, e utilizar estratégias para proteção de informações pessoais, privacidade e identificação de ameaças on-line para promover o uso seguro das tecnologias digitais. 2.4 Uso Crítico: Identificação de estratégias relacionadas aos modos de produção, transmissão e disseminação de informações, além da avaliação da credibilidade e confiabilidade de conteúdos em ambientes digitais. Desenvolver e incentivar a abordagem crítica na interpretação de informações, visando avaliar a credibilidade e confiabilidade de informações e conteúdos em meios digitais. 3. Desenvolvimento Profissional: 3.1 Formação Continuada: Identificação de estratégias, recursos e tecnologias digitais que possam contribuir para sua formação continuada e a inovação pedagógica; usar recursos e fontes digitais no seu processo de formação continuada, visando contribuir para o seu desenvolvimento profissional. 3.2 Comunicação e Colaboração: Identificação de ferramentas, ambientes virtuais de aprendizagem, comunidades virtuais e redes sociais educativas, que possam favorecer o trabalho colaborativo e o compartilhamento de conhecimentos e práticas com outros professores e demais profissionais da escola e/ou da rede de ensino; utilizar e criar tecnologias e recursos digitais para promover e participar de comunidades de aprendizagem on-line, com o objetivo de acessar, produzir, colaborar e compartilhar experiências, recursos educacionais abertos e conhecimentos com outros professores e demais profissionais da escola e/ou da rede de ensino. 3.3 Uso de recursos digitais para a gestão: Identificação para selecionar ferramentas digitais para organização, planejamento e execução de atividades administrativas relacionadas à prática pedagógica; e criar, utilizar e implementar ferramentas digitais para organizar, simplificar e otimizar tarefas que envolvem planejamento e gestão da aprendizagem dos estudantes e para facilitar atividades administrativas rotineiras.
Geografia de Mato Grosso: 1. Contexto geográfico: Recortes político-administrativos do Mato Grosso, sua inserção regional e nacional. Formação territorial. Integração do Mato Grosso na economia nacional, processos produtivos, fluxos de mercadorias. Dinâmica da fronteira agrícola. Geopolítica das relações comerciais do Mato Grosso com o Brasil, a América do Sul e com outros países. Geografias das políticas públicas de desenvolvimento regional. 2. Estrutura territorial: Características naturais dos climas, relevos, formações vegetais e hidrografia. Paisagens naturais, paisagens antrópicas e suas transformações. Uso e ocupação da terra. Características dos povos indígenas e seus territórios. Recursos naturais, fontes de energia, usos, impactos, desastres ambientais, sustentabilidade e políticas ambientais. Distribuição e deslocamento da população, densidade demográfica. Urbanização e redes de transporte. Evolução da questão fundiária. Agropecuária e sistemas agrícolas. Modernização do campo. Industrialização e inovações tecnológicas. 3. Sociedades e identidades: Aspectos socioeconômicos e identidades culturais da população. Desigualdades e movimentos sociais. Relações de trabalho na cidade e no campo. Exploração do trabalho infantil e análogo à escravidão. 4. Cartografia do Mato Grosso: Leitura e análise de mapas temáticos regionais. Estudos comparativos a partir de gráficos e tabelas com dados regionais e nacionais. Uso de mapas e outras representações gráficas para exemplificar a inserção do Mato Grosso no contexto nacional e internacional.
História de Mato Grosso: 1. Período Colonial: Presença original de grupos indígenas, destacadamente ao longo do rio Coxipó, os bororos/coxiponés. Os bandeirantes: escravidão indígena e exploração do ouro; reduções jesuíticas. A fundação de Cuiabá: Tensões políticas entre os fundadores e a administração colonial. A fundação de Vila Bela da Santíssima Trindade e a criação da Capitania de Mato Grosso. A escravidão negra em Mato Grosso. 2. Período Imperial: A crise da mineração e as alternativas econômicas da Província. Os quilombos em Mato Grosso. A Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai e a participação de Mato Grosso. A economia mato-grossense após a Guerra contra o Paraguai. As marcas da cultura Guarani na sociedade mato-grossense. 3. Período Republicano: O coronelismo em Mato Grosso. Economia de Mato Grosso na Primeira República: usinas de açúcar e criação de gado. Relações de trabalho em Mato Grosso na Primeira República. Desenvolvimento ferroviário. Mato Grosso durante a Era Vargas: política e economia. Política fundiária e as tensões sociais no campo. Criação do Parque Indígena do Xingu e tensões locais. Desmembramento em dois Estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Hipóteses científicas sobre a Origem da Vida: Práticas sobre a metodologia científica sobre as quais fundamentam a História e a Filosofia da Biologia. Modelos, componentes e funcionamento celular. Compreensão das dificuldades conceituais dos estudantes nas aplicações práticas do Dogma Central da Biologia.
Conhecimento e avaliação de estratégias instrucionais específicas sobre estudos comparativos macroscópicos, microscópicos e fisiológicos sobre o funcionamento dos seres vivos em diferentes sistemas: digestório, respiratório, circulatório, locomotor e excretor. Análise comparativa sobre a diversidade de mecanismos reprodutivos nos seres vivos com o ser humano.
Sequência didática relacionando a diferenciação sexual humana com ênfase em: embriologia, genética, sistema endócrino e puberdade. O impacto do uso de drogas sobre o sistema nervoso e alterações sensoriais. Sistema imunológico, vacinas e soros: pesquisas bibliográficas didáticas, de comunicação científica e midiática em saúde sobre métodos de vacinação e seu impacto na saúde pública.

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