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Paraná

Novo Material: Apostila Nutricionista UFPR 2025

Conquiste sua aprovação com um material de qualidade! As apostilas do Domina Concursos são atualizadas, práticas e completas, garantindo uma preparação eficiente e assertiva para o seu concurso.

O concurso público, organizado pela banca do UFPR, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 25 destinadas ao Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 4.556,92. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.

Conteúdo Programático

Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)

Língua Portuguesa: • à apreensão do significado global dos textos; • ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais; • ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo; • à apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.; • à identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.); • à análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo; • à dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto; • ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las; • ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações; • à identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; • à identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem; • ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc. • ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões; • à identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.

Legislação: 1. Lei n.º 8.112, de 11/12/90, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União, das Autarquias e dá outras providências. 2. Lei n.º 9.784, de 29/01/99, que regulamenta o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. 3. Constituição Federal: Título I – Dos Princípios Fundamentais; Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Título III – Da Organização do Estado (Capítulo VII – Da Administração Pública); Título VIII – Da Ordem Social, Capítulo III (Da Educação, da Cultura e do Desporto) e Capítulo IV – Da Ciência, Tecnologia e Inovação). 4. Código Civil: Título I – Das pessoas naturais. Título II – Das pessoas jurídicas. Título IX – Da responsabilidade Civil. 5. Código Penal: Título XI – Dos Crimes contra a Administração Pública.

Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)

1. Avaliação nutricional de coletividades: Determinantes socioeconômicos, demográficos e culturais do estado nutricional e do consumo alimentar. Transição nutricional. 2. Educação alimentar e nutricional. 3. Ética profissional, bioética e deontologia em nutrição. 4. Gestão de serviços de alimentação: gestão de pessoas; gestão de materiais; sustentabilidade e gestão de resíduos; planejamento físico e funcional; ergonomia, saúde e segurança no trabalho; 5. Segurança dos alimentos: conservação e deterioração dos alimentos; doenças transmitidas por alimentos; boas práticas para serviços de alimentação; procedimentos operacionais padronizados; análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC); RDC Anvisa n.º 216/2004, RDC Anvisa n.º 275/2002 e Portaria Anvisa n.º 326/1997. 6. Técnica dietética e gastronomia: fator de correção, fator de conversão, índice de cocção, índice de reidratação, valor nutricional e per capita; pré-preparo e preparo de diferentes grupos de alimentos; ficha técnica; cultura alimentar brasileira e regional; alterações da constituição original de preparações para dietas especiais; modificações de características físicas de preparações para dietas especiais. 7. Planejamento alimentar para coletividades: planejamento e produção de refeições em serviços de alimentação; princípios para o planejamento de cardápios para coletividades; recomendações nutricionais nas fases da vida; avaliação quantitativa e qualitativa de cardápios; utilização de alimentos regionais no planejamento de cardápios; ficha técnica e cálculo dos custos alimentícios de cardápios; guias alimentares para a população brasileira; aceitabilidade de preparações. 8. Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição: Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN); bases legais de segurança alimentar e nutricional; Programa Nacional de Alimentação do Escolar (PNAE); Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 

Apostila Concurso Nutricionista UFPR 2025

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