Novo Material: Apostila Comunicador social Viçosa MG 2025
Conquiste sua aprovação com um material de qualidade! As apostilas do Domina Concursos são atualizadas, práticas e completas, garantindo uma preparação eficiente e assertiva para o seu concurso.
O concurso público, organizado pela banca do CEFETMINAS, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 13 vagas destinadas ao Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 4.587,63. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: 1. Leitura e interpretação de textos: compreensão e interpretação de variados gêneros discursivos. Informações implícitas e explícitas. Significação contextual de palavras e expressões. Ponto de vista do autor. Linguagem verbal e não verbal. 2. Semântica e estilística: polissemia, sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia, hiperonímia, denotação e conotação, sentido e sentido figurado, figuras de linguagem. 3. Funções da linguagem. 4. Texto e discurso: intertextualidade, paródia. 5. Tipologia textual e gêneros discursivo de circulação social: estrutura composicional; objetivos discursivos do texto; contexto de circulação; aspectos linguísticos. 6. Texto e textualidade: coesão, coerência, argumentação e intertextualidade. 7. Linguagem e adequação social: Variedades linguísticas e seus determinantes culturais, sociais, regionais, históricos e individuais. Registros formal e informal da escrita padrão. 8. Fonética e fonologia: tonicidade, ortografia e acentuação gráfica. Crase. 9. Morfologia: classificação e flexão das palavras, emprego de nomes, pronomes, conjunções, advérbios, preposições, modos e tempos verbais. Análise morfológica. 10. Sintaxe: frase, oração, período. Termos da oração. Coordenação e subordinação. Análise sintática. 11. Concordâncias verbal e nominal; regências verbal e nominal; colocação pronominal aplicada ao texto. 12. Sinais de pontuação como fatores de coesão. 13. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. 14. Ortografia oficial – Novo Acordo Ortográfico.
Noções de Administração Pública: 1. Fundamentos da Administração Pública: histórico, conceitos, princípios, diferenças em relação à administração privada 2. Modelos de Administração Pública. 3. Planejamento Estratégico: concepção estratégica; diagnóstico estratégico interno e externo; construção de cenários; formulação estratégica; implementação estratégica. 4. Políticas Públicas: conceito e análises. 5. Serviço de excelência e atendimento ao cliente em serviços públicos. 6. Gestão de Pessoas: definições, funções e subsistemas 7. Gestão de Projetos: conceitos básicos, integração, escopo, qualidade, tempo, recursos. 8. Gestão Documental (Lei nacional dos arquivos – Lei nº 8159, de 8 de janeiro de 1991).
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
BASES TEÓRICAS: 1.Teoria da comunicação. 2 Teoria do Jornalismo. 3 A questão da imparcialidade e da objetividade. 4 Ética. COMUNICAÇÃO SOCIAL: 1 Papel social da comunicação. 2 Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. 3 Novas tecnologias e a globalização da informação. 4 Massificação versus segmentação dos públicos. 5 Interatividade na comunicação. COMUNICAÇÃO SOCIAL NO BRASIL: 1 História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil. 2 Legislação em comunicação social. 3 Código de Ética do Jornalista, Regulamentação da profissão de jornalista. 4 Regulamentação versus desregulamentação: tendências nacionais. 5. Lei de acesso à informação: Lei Federal nº 12.527/2011. COMUNICAÇÃO PÚBLICA: 1 Conceito, objetivos e aplicações. 2 Comunicação administrativa. 3 Opinião pública e suas implicações institucionais e políticas. 4 Comunicação digital e os desafios da informação na contemporaneidade. 5 O fenômeno das fake news. 6 Jornalismo em plataformas digitais: planejamento, produção, instrumentos e estratégias de divulgação. GÊNEROS DE REDAÇÃO: 1 Princípios gerais da pauta. 1.1 Definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, release. 2 Técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida. 3 Critérios de seleção, redação e edição. PRODUTOS AUDIOVISUAIS: 1 Elaboração de originais e roteiros. 2 Técnicas de redação, produção e execução de produtos audiovisuais de conteúdo informativo, educativo e de mobilização social. 3 Princípios de planejamento, orçamento, produção e gravação de programas audiovisuais. 4 Noções de arquitetura da informação na comunicação digital. 5 Técnicas e elementos para captação, edição e emissão de imagens e sons. 6 Infografia. 7.Técnicas de planejamento, criação e direção de programas para rádio e televisão. 8. Técnicas de planejamento, criação e direção de produtos para comunicação digital e mídias digitais. 8.1. Linguagem das mídias digitais. 9. A linguagem adaptada aos diferentes públicos. 10. Fotojornalismo. COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL: 1 Conceito e aplicações. 2 Gerenciamento de marca. 3 Estratégias de divulgação na comunicação digital. 4 Conceito de comunicação integrada. 5 Políticas de comunicação nas organizações. 6 Identidade organizacional, imagem e reputação. 7 Comunicação interna: conceito, objetivos, planejamento e ferramentas. 8 Cultura organizacional estudo e aplicações. 9 Gerenciamento de crises: técnicas e ferramentas. 10 Organização de eventos: planejamento e avaliação. 11 Clima organizacional. 12 Gestão de conteúdo em mídias sociais. 13 Métricas de avaliação – em mídias sociais, assessoria de imprensa e comunicação interna. 14 Assessoria de Imprensa: atividade, planejamento, ferramentas e avaliação. O PLANO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING. 1 Missão, Visão e Valores da Organização. 2 Objetivos e Estratégias de Marketing. 3 Objetivos e Estratégias de Comunicação. 3.1 Problema de comunicação. 3.2 Objetivo de comunicação. 3.3 Descrição do público-alvo da comunicação. 3.4 Estratégias de comunicação. 3.5 Ações de comunicação. 4 Posicionamento: o que comunicar. 5 Meios para a difusão da comunicação. 6 Verba e orçamento de campanha. ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE MERCADO 1 Ambiente Externo.1.1 Macroambiente. 1.1.1 Ambiente físico, geográfico e natural. 1.1.2 Ambiente demográfico. 1.1.3 Ambiente político. 1.1.4 Ambiente econômico. 1.1.5 Ambiente legislativo. 1.1.6 Ambiente tecnológico. 1.1.7 Ambiente cultural. 1.1.8. Ambiente social. 1.2 Mercado-alvo da organização. 1.3 Microambiente. 1.3.1 Fornecedores. 1.3.2 Distribuidores 1.3.3 Análise das organizações congêneres. 1.3.4 Análise dos demais públicos estratégicos. 2 Ambiente Interno. 3 Análise Swot.4 Pesquisa de Mercado. MARKETING POLÍTICO.
NÃO SERÁ DISPONIBILIZADO QUALQUER REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA OU AUTORES PARA DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS OU BÁSICO NESSE MATERIAL
Apostila Concurso Comunicador social Câmara Viçosa MG 2025

Comentários