Novo Material: Apostila Comunicação Social UENF RJ 2025
Conquiste sua aprovação com um material de qualidade! As apostilas do Domina Concursos são atualizadas, práticas e completas, garantindo uma preparação eficiente e assertiva para o seu concurso.
O concurso público, organizado pela banca do Instituto AOCP, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 158 vagas mais a formação de Cadastro Reserva destinadas ao Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 3.938,79. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de texto. 2. Tipologia e gêneros textuais. 3. Figuras de linguagem. 4. Significação de palavras e expressões. 5. Relações de sinonímia e de antonímia. 6. Ortografia. 7. Acentuação gráfica. 8. Uso da crase. 9. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. 10. Locuções verbais (perífrases verbais). 11. Funções do “que” e do “se”. 12. Formação de palavras. 13. Elementos de comunicação. 14. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). 15. Concordância verbal e nominal. 16. Regência verbal e nominal. 17. Colocação pronominal. 18. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. 19. Elementos de coesão. 20. Função textual dos vocábulos. 21. Variação linguística.
Raciocínio Lógico e Matemático: 1. Raciocínio Matemático: 1.1. Operações com números inteiros e racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); 1.2. Múltiplos e divisores; 1.3. Resolução de problemas; 1.4. Razão, proporção, regra de três; 1.5. Porcentagem, Juros Simples e Compostos; 1.6. Grandezas e medidas (quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa); 1.7. Resolução de situações e problemas que envolvam os conceitos de antecessor/sucessor, par/ímpar, maior/menor, largo/estreito, comprido/curto, grosso/fino, alto/baixo, pesado/leve, metade, dobro, triplo; 1.8. Noções de Análise Combinatória e probabilidade; 1.9. Conceitos básicos de estatística para tratamento de informações (Média aritmética, leitura e interpretação de tabelas e gráficos); 1.10. Equações e sistemas de equações de 2º grau; 2. Raciocínio Lógico-matemático: 2.1. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; 2.2. Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações; 2.3. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. 2.4. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas; 2.5. Quantificadores; 2.6. Equivalências Lógicas.
Legislação: F1. Estatuto dos funcionários públicos Civis do Estado do Rio de Janeiro. 2. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 3. Constituição Federal do Brasil: Dos Princípios Fundamentais; Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Da Administração Pública; Dos Servidores Públicos. 4. Constituição Estadual do Rio de Janeiro. 5. Decreto nº 30.672/2002 (Estatuto da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro).
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
1 Teoria da comunicação: principais escolas e pensadores. 1.1 Comunicação pública. 1.2 Comunicação organizacional. 1.3 Comunicação interna. 1.4 Canais e estratégias de comunicação interna. 1.5 Briefing e Planejamento da comunicação integrada. 2 Linguagem simples no setor público. 3 Imprensa, relações públicas e publicidade em comunicação empresarial. 1.8 Comunicação estratégica e tática. 1.9 Interesse público e interesse privado. 4 Ética e legislação em comunicação social. 5 Opinião pública. 5.1 Tipos e técnicas de pesquisas de opinião. 6 Imagem empresarial e comunicação integrada. 6.1 Identidade institucional. 6.2 A notícia como estratégia de promoção da imagem empresarial. 7 Administração de crises. 8 Relações com o governo. 8.1 Lobby e relações com a imprensa. 9 Assessoria de imprensa. 9.1 A produção da notícia e as rotinas da assessoria de imprensa. 9.2 Sugestões de pauta, releases e artigos. 9.3 Organização de entrevistas. 9.4 Notícia institucional. 9.5 Notícia na mídia impressa, eletrônica e mídia digital. 9.6 Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em texto e em imagem. 10 O papel do profissional de comunicação. 10.1 Cultura organizacional e relações públicas. 10.2 Relações com os empregados e com a comunidade. 10.3 Técnicas de negociação e tomada de decisão. 11 Elementos básicos da comunicação visual. 11.1 Design thinking. 11.2 Elaboração e gestão de campanhas publicitárias. 13 Organização de eventos e promoção institucional. 13.1 Cerimonial e protocolo.
Apostila Concurso Comunicação Social UENF RJ 2025

Comentários