Novo Material: Apostila Analista de Procuradoria Comunicação Rio de Janeiro RJ 2025
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O concurso público, organizado pela banca da FGV, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 45 vagas mais a formação de Cadastro Reserva destinadas ao Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 10.206,07. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: 1. Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. 2. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos na Língua Portuguesa. 3. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. 4. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal na Língua Portuguesa; mecanismos de coesão textual. 5. Ortografia e acentuação gráfica. 6. Emprego do sinal indicativo de crase. 7. Pontuação. 8. Estilística: figuras de linguagem. 9. Reescritura de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma padrão.
Raciocínio Lógico e Matemático: 1. Lógica: proposições, conectivos, equivalências lógicas, quantificadores e predicados. 2. Conjuntos e suas operações, diagramas. 3. Números inteiros, racionais e reais e suas operações, porcentagem. 4. Proporcionalidade direta e inversa. 5. Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo. 6. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. 7. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, reconhecimento de padrões, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. 8. Compreensão de dados apresentados em gráficos e tabelas. 9. Problemas de lógica e raciocínio.
Noções de Administração Pública: 1. Modelos de gestão pública (patrimonialista, burocrática e gerencial), com destaque para a Reforma do Estado e a Nova Gestão Pública. 2. Gestão pública contemporânea, abordando temas como governança, accountability, transparência, participação social, planejamento governamental (PPA, LDO e LOA), gestão por resultados e indicadores de desempenho. 3. Monitoramento e avaliação nas políticas públicas. 4. Políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo; descentralização e democracia; participação, atores sociais e controle social; gestão local, cidadania e equidade social.
Legislação Municipal e Ética do Servidor: 1. Conceitos fundamentais de ética: ética individual vs. ética profissional; ética no serviço público como expressão da cidadania; ética e função pública: deveres morais e legais. 2. Legislação pertinente: Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação); Lei nº 8.429/1992 (Improbidade administrativa); Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro; Lei Municipal nº 94/1979 (Estatuto dos Funcionários Públicos do Município do Rio de Janeiro).
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Comunicação Organizacional e Institucional: 1. Fundamentos da Comunicação Organizacional: conceitos básicos – organização, comunicação e cultura organizacional; evolução histórica da comunicação nas organizações; tipos de comunicação: interna, externa, ascendente, descendente, lateral; comunicação formal e informal; modelos e teorias da comunicação organizacional (modelo linear, interacional e transacional). 2. Cultura, Identidade e Imagem Organizacional: conceito de cultura organizacional e sua influência na comunicação; identidade organizacional vs. imagem vs. reputação; endobranding e alinhamento da comunicação à missão, visão e valores; clima organizacional e sua relação com a comunicação interna. 3. Planejamento de Comunicação: diagnóstico e mapeamento da comunicação institucional; elaboração de planos de comunicação: objetivos, metas, públicos, estratégias, canais, cronogramas e avaliação; métricas e indicadores de desempenho em comunicação; avaliação de imagem institucional. 4. Comunicação Interna: canais e ferramentas de comunicação com o público interno (boletins, murais, intranet, eventos internos); comunicação como fator de engajamento, motivação e produtividade; comunicação e gestão de pessoas; gestão de crises internas; programas de endomarketing. 5. Comunicação Externa e Relacionamento com Públicos; público-alvo; mídia espontânea e assessoria de imprensa; produção de conteúdo institucional para diferentes canais (site, redes sociais, imprensa); comunicação governamental e transparência pública; comunicação para inclusão e diversidade. 6. Gestão da imagem e da reputação Institucional: monitoramento de mídia e percepção pública; gestão de marcas institucionais (branding público); relações públicas no setor público. 7. Assessoria de Comunicação e Relações com a Imprensa: organização de entrevistas, coletivas e notas oficiais; media training para autoridades; redação de releases, notas oficiais e discursos; relacionamento com jornalistas e veículos de comunicação. 8. Crises de Imagem e Gerenciamento de Crises; comunicação em situações de crise institucional; elaboração de planos de contingência e gerenciamento de riscos; postura da organização diante de erros e incidentes.
Jornalismo e Assessoria de Imprensa: 1. Fundamentos e Conceitos básicos de jornalismo: notícia, reportagem, editorial, crônica, entrevista; critérios de noticiabilidade; estrutura da pirâmide invertida 2. Redação jornalística: clareza, objetividade, precisão e ética; gêneros jornalísticos: informativo, opinativo, interpretativo. 3. Teorias e modelos de comunicação: teorias clássicas da comunicação (Hipodérmica, Agenda-Setting, Espiral do Silêncio, Gatekeeping). 4. Comunicação pública, institucional e organizacional; comunicação governamental vs. comunicação institucional. 5. Assessoria de Imprensa: papel e funções da assessoria de imprensa no setor público. 6. Planejamento de comunicação institucional; produção e distribuição de releases, notas oficiais e conteúdo para imprensa; relacionamento com a mídia: estratégias e gestão de crises; Press kits e coletivas de imprensa. 7. Jornalismo Público e Comunicação Governamental: características do jornalismo público; relação entre Estado, sociedade e mídia; comunicação com foco no cidadão; princípios da comunicação democrática e do acesso à informação. 8. Produção de Conteúdo para Múltiplas Plataformas: adaptação de linguagem para mídias digitais, redes sociais e impressos; webjornalismo: hipertexto, interatividade e convergência de mídias; gestão de conteúdo para sites e portais institucionais; elaboração de boletins, newsletters, revistas institucionais e relatórios.
Comunicação Digital, Redes Sociais e Monitoramento: 1. Fundamentos da Comunicação Digital: conceitos de comunicação digital, transmídia, crossmedia e convergência midiática; cultura digital e transformações na produção e consumo de informação 2. Inclusão digital, cidadania e governo eletrônico 3. Comunicação pública digital: papel do Estado na era digital. Redes Sociais Digitais: características e funcionamento das principais plataformas: Instagram, Facebook, vs. (antigo Twitter), LinkedIn, YouTube, TikTok 4. Estratégias de comunicação institucional em redes sociais; produção de conteúdo multiplataforma (texto, imagem, vídeo e áudio); planejamento de mídias sociais (calendário editorial, identidade digital, linguagem adequada); uso de redes sociais em crises de imagem. 5. Gestão de Mídias Sociais: ferramentas de gerenciamento e agendamento de publicações (ex: Hootsuite, Buffer, Meta Business Suite); público-alvo e segmentação; análise de engajamento: alcance, curtidas, comentários, compartilhamentos, cliques 6. Boas práticas de atendimento ao cidadão em redes sociais (respostas, mediação de conflitos, linguagem inclusiva). 7. Monitoramento e Métricas: indicadores de desempenho (KPIs) em redes sociais; monitoramento de reputação e presença digital; ferramentas de social listening e análise de sentimentos (ex: Google Alerts, Brandwatch, Mention); relatórios analíticos e interpretação de dados para tomada de decisão.
Legislação e Normas Pertinentes à Comunicação Pública: 1. Ética, Acessibilidade e Responsabilidade Social: ética na comunicação institucional e no serviço público. 2. Comunicação não violenta, acessível e inclusiva 3. Linguagem cidadã e uso de linguagem simples (Lei nº 13.460/2017 – Carta de Serviços ao Usuário) 4. Noções de direito à informação e à liberdade de imprensa; responsabilidade social e papel da comunicação na promoção da cidadania; Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011); Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014); Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (Lei nº 13.709/2018).
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