Apostila UFPR 2024 Técnico em Assuntos Educacionais
|
|
|
|
|
|
|
|
Apostila UFPR 2024 Técnico em Assuntos Educacionais
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: As questões de Língua Portuguesa visam a averiguar a capacidade do candidato quanto: 1. À apreensão do significado global dos textos; 2. Ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais; 3. Ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo; 4. À apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.; 5. À identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.); 6. À análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo; 7. À dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto; 8. Ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las; 9. Ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações; 10. À identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; 11. À identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem; 12. Ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc. 13. Ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões; 14. À identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.
Legislação: 1. Lei n.º 8.112, de 11/12/1990, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União, das Autarquias e dá outras providências. 2. Lei n.º 9.784, de 29/01/1999, que regulamenta o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. 3. Constituição Federal: Título I – Dos Princípios Fundamentais; Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Título III – Da Organização do Estado (Capítulo VII – Da Administração Pública); Título VIII – Da Ordem Social (Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto e Capítulo IV – Da Ciência, Tecnologia e Inovação). 4. Código Civil: Título I – Das pessoas naturais; Título II – Das pessoas jurídicas; Título IX – Da responsabilidade Civil. 5. Código Penal: Título XI – Dos Crimes contra a Administração Pública.
1. Relação Ensino-Pesquisa-Extensão. 2. Pesquisa em Educação. 3. Projeto Político Pedagógico. 4. Currículo. 5. Função Social do Pedagogo. 6. Organização e Gestão da Educação. 7. Processo de ensino-aprendizagem: relação professor/aluno no processo pedagógico; bases psicológicas da aprendizagem; educação de adultos; planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino; métodos e técnicas; novas tecnologias aplicadas à educação e plataformas de aprendizagem virtuais, avaliação educacional. 8. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). 9. Fragmentação do conhecimento e interdisciplinaridade, na era da globalização. 10. Políticas públicas Inclusivas de Educação. 11. Didática e Uso das tecnologias da informação (TIC) no processo pedagógico. 12. BRASIL. Lei Federal nº 13.005/2014 – PNE – Plano Nacional de Educação. 13. BRASIL. Lei Federal nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 14. Lei N ° 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) 15. Decreto 9.235, de 15 de dezembro de 2017 16. Portaria normativa n° 23, de 21 de dezembro de 2017 17. Portaria N ° 1, de 5 de janeiro de 2009, que aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação para fins de reconhecimento dos cursos superiores de Tecnologia. 18. Portaria Normativa N ° 12, de 5 de setembro de 2008, que trata do IGC. 19. Portaria 1.081, de 29 de agosto de 2008, que aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação para fins de renovação de reconhecimento dos cursos de Graduação. 20. Decreto Lei n. 5.154/04 e alterações posteriores. 21. Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e alterações posteriores. 22. Lei n. 11.091, de 12 de janeiro de 2005 e alterações posteriores.