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Paraná

Apostila UFPR 2024 Produtor Cultural



Edital Publicado
Edital Publicado
Prova 04/08/2024
Prova 04/08/2024
Nível Médio / Superior
Nível Médio / Superior
Banca Universidade Federal do Paraná - UFPR
Banca Universidade Federal do Paraná – UFPR
Vagas 54
Vagas 54
Inscrição Até 31/05/2024
Inscrição Até 31/05/2024
Inscrições R$150,00 A R$200,00
Inscrições R$150,00 A R$200,00
Salário Até R$4.556,92
Salário Até R$4.556,92

Apostila UFPR 2024 Produtor Cultural

Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

Língua Portuguesa: As questões de Língua Portuguesa visam a averiguar a capacidade do candidato quanto: 1. À apreensão do significado global dos textos; 2. Ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais; 3. Ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo; 4. À apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.; 5. À identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.); 6. À análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo; 7. À dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto; 8. Ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las; 9. Ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações; 10. À identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; 11. À identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem; 12. Ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc. 13. Ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões; 14. À identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.

Legislação: 1. Lei n.º 8.112, de 11/12/1990, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União, das Autarquias e dá outras providências. 2. Lei n.º 9.784, de 29/01/1999, que regulamenta o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. 3. Constituição Federal: Título I – Dos Princípios Fundamentais; Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Título III – Da Organização do Estado (Capítulo VII – Da Administração Pública); Título VIII – Da Ordem Social (Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto e Capítulo IV – Da Ciência, Tecnologia e Inovação). 4. Código Civil: Título I – Das pessoas naturais; Título II – Das pessoas jurídicas; Título IX – Da responsabilidade Civil. 5. Código Penal: Título XI – Dos Crimes contra a Administração Pública.

 

1. Gestão e Política Cultural: História das políticas culturais no Brasil. 2. Princípios e dispositivos das leis de incentivo cultural, incluindo conhecimentos de elaboração de projetos culturais. 3. Gestão e políticas públicas para a cultura; Plano Nacional de Cultura; planos institucionais de cultura. 4. Elaboração, planejamento e gerenciamento de programas e projetos artísticos culturais. Métodos de pesquisa e análise de viabilidade de programas e projetos na área da cultura. 5. Concepção, planejamento e organização de eventos culturais, tais como exposições de artes plásticas, fotografias e artes gráficas, mostras, ciclos cinematográficos, debates, espetáculos de teatro, dança e música. 6. Direito autoral, propriedade cultural e ECAD 7. Conhecimentos relacionados à produção gráfica para elaboração ou aprovação de materiais de divulgação, tais como cartazes, outdoors, filipetas, programas impressos e convites. 8. O papel da ação educativa nos equipamentos culturais. 9. Cultura, tecnologia e novas mídias. 10. Supervisão e coordenação das etapas de pré-produção, produção e pós-produção, como transporte, montagem de palco, montagem de exposições e mostras em geral e projeções cinematográficas, bem como organização de serviços de apoio, como portaria e segurança. 11. Conceitos de marketing cultural e ações correlatas, como produção de material institucional e infraestrutura para captação de recursos financeiros.

 

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