Apostila Técnico TI Experiência do Usuário UFC CE 2024
Descrição
Apostila Técnico TI Experiência do Usuário UFC CE 2024
- Informações sobre o concurso da UFC CE 2024
- Nível: Médio / Superior
- Vagas: 144
- Inscrições Até: 13/11/2024
- Salário Até: R$ 4.556,92
- Taxa de Inscrição: R$ 120,00 A R$ 150,00
- Data da Prova: 19/01/2025
- Banca Organizadora: FCPC
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
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Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Fatores de textualidade: coerência, coesão (referencial e sequencial), situacionalidade e intertextualidade. Semântica: sinonímia/antonímia; hiponímia/hiperonímia; homonímia/paronímia/polissemia; ambiguidade; denotação/conotação; sentido próprio e figurado; implícitos. Constituição, organização, funções e características linguísticas de tipos e gêneros textuais, inclusive, os documentos oficiais (documentos do padrão ofício, ata, atestado, certidão, convocação, edital, parecer, portaria, requerimento, relatório). Propósito comunicativo do texto. Reescrita de frases e parágrafos do texto e de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. Convenções gráficas: ortografia conforme normas oficiais vigentes; abreviações, siglas e símbolos; acentuação, inclusive sinal indicativo de crase; pontuação. Morfologia: elementos mórficos e processos de formação de palavras; classes de palavras (caracterização morfossintática e emprego); flexão de nomes e verbos, de acordo com as normas da língua padrão; uso dos pronomes e expressões de tratamento; emprego das categorias nominais (gênero e número) e verbais (tempo, modo, voz, aspecto). Sintaxe: concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; termos da oração; relações sintático-semânticas entre orações, períodos ou parágrafos; colocação dos termos no sintagma e na oração e das orações no período.
Legislação: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: Princípios Fundamentais; Direitos e Garantias Fundamentais; Organização do Estado. Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994. Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Lei 8.112 de 11 de dezembro de 1990 – Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Lei nº 11.091/2005: Estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico Administrativos em Educação. Lei nº 12.527/2011 – Lei de acesso à informação. Lei nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Lei nº 9.784/1999 – Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Lei nº 8.429/1992, alterada pela Lei nº 14.230, de 2021 – Dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa. Lei nº 13.726/2018 – Desburocratização e Simplificação. Lei nº 14.133/2021 – Licitações e contratos administrativos. Decreto nº 11.072/2022 – Programa de Gestão e Desempenho. Lei nº 14.681/2023 – Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação. Estatuto da Universidade Federal do Ceará. Regimento Geral da Universidade Federal do Ceará.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
DESIGN DE INTERFACES: Noções conceituais do design gráfico: ponto, linhas, formas, textura, cor, espaço em branco, tipografia, grid; Noções dos princípios do design gráfico: hierarquia, contraste, alinhamento, composição, equilíbrio, proximidade; Personas e proto-personas; Noções de conceitos como: protótipo de baixa, média e alta fidelidade; design system; Arquitetura da informação; Qualidade de uso e usabilidade; Princípios de acessibilidade: Noções básicas sobre acessibilidade na web, incluindo diretrizes WCAG (Web Content Accessibility Guidelines); Design responsivo e adaptativo; Linguagem Simples; Conhecimento de ferramentas de prototipação de interfaces (eg. Figma). UX/DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO: O que é design centrado no usuário; O que é experiência do usuário; Métodos de inspeção: Avaliação das heurísticas de Nielsen; Método de Inspeção Semiótica; Percurso Cognitivo; Mapeamento de jornada e seus conceitos: ponto de contato; linha de visibilidade; dores; as etapas do funil; Metodologias quantitativas de pesquisa com usuários: analytics/clickstream; teste A/B; surveys; escala likert; Metodologias qualitativas de pesquisa com usuários: etnografia, entrevista, grupo focal, teste de usabilidade, design participativo; card sorting; eyetracking; métodos de observação; Técnicas avançadas de pesquisa com usuários: jornada do dia na vida (Day In The Life), diário de estudos, ou mapa de empatia; Framework Jobs To Be Done (JTBD); Design de interação.