Apostila Recepcionista Prefeitura Poção de Pedras MA 2024
Descrição
Apostila Recepcionista Prefeitura Poção de Pedras MA 2024
- Informações sobre o concurso da Prefeitura Poção de Pedras MA 2024
- Nível: Fundamental / Médio / Superior
- Vagas: 77
- Inscrições Até: 25/10/2024
- Salário Até: R$ 4.000,00
- Taxa de Inscrição: R$ 67,00 A R$ 102,00
- Data da Prova: 17/11/2024
- Banca Organizadora: Instituto JK
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
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Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Tipologia textual; Domínio da ortografia oficial; Fonologia e Ortografia; Domínio dos mecanismos de coerência e coesão; Morfologia e Morfossintaxe; Sintaxe da oração e do período; Termos essenciais, acessórios e integrantes da oração; Orações Coordenadas e Subordinadas; Sinais de pontuação; Emprego do sinal indicativo de crase; Concordância Verbal e Nominal; Regras de acentuação; Emprego de: mau/mal, mas/mais, trás/traz/atrás, a fim de/afim, sob/sobre, a par/ ao par, cessão/sessão/Seção; Uso dos porquês.
Raciocínio Lógico e Matemático: Conjunto dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Problemas, Operações e Propriedades; Sistema de numeração romana. Divisibilidade – múltiplos e divisores. Mínimo múltiplo comum e Máximo múltiplo comum; Problemas e Operações com polinômios; Produtos notáveis; Razão e Proporção; Número e grandezas; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros Simples e Juros compostos; Sistema Monetário Brasileiro. Potências e raízes. Probabilidade; Funções exponenciais. Análise Combinatória. Matrizes e Determinantes. Equação do 1° grau; Equação do 2º grau. Progressão aritmética e geométrica; Equações logarítmicas, exponenciais e trigonométricas. Sistema Geral de Unidade de Medidas; Noções de Estatística: média aritmética simples e média ponderada; Geometria: Perímetro, Teorema de Pitágoras e área de figuras planas; Volume de sólidos geométricos: cubo, cilindro, paralelepípedo e prisma.
Noções de Informática: Conceitos de Internet e intrane; Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática; Conceitos e modos de utilização de aplicativos para a edição de textos, planilhas e apresentações com a suíte de escritório LibreOffice; Conceitos e modos de utilização de sistema operacional Windows 10; Noções básicas de ferramentas, aplicativos de navegação e correio eletrônico; Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados. Hardware e Software. Sistemas Operacionais: noções básicas, utilização e interfaces, gerenciamento e ferramentas de sistema (Linux e Windows). Navegadores web (Google Chrome, Edge e Mozilla). Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e LibreOffice). Backup: Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança. Redes de computadores para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança. Redes de computadores.
Conhecimentos Gerais: Noções básicas sobre o Estado e Município: aspectos históricos e geográficos, organização política, cultural, economia, educação, agricultura, pecuária, pesca, esporte, religião, saúde, comércio e turismo; Meios de Comunicação; Noções sobre as regiões, clima, relevo e a vegetação do Brasil; Meio Ambiente – Preservação e Destruição; Relacionamento interpessoal – comportamento profissional; Convivência com os superiores, com os colegas de trabalhos e com o público.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Conceito de cliente. Princípios fundamentais para um bom atendimento. Atendimento telefônico e pessoal. O perfil do profissional de atendimento. Ética profissional. A comunicação: Elementos da comunicação; fatores determinantes e barreiras. A comunicação nas organizações. Tratamento e atendimento. Atendimento: Qualidade no atendimento ao público; Atendimento a pessoa com deficiência. Postura, apresentação pessoal e vocabulário profissional no atendimento ao cliente. Noções de Administração Pública: Princípios e Poderes da Administração Pública. Classificação de documentos e correspondências. Protocolo; Recepção e despacho de documentos. Correspondência oficial: tipos, recebimentos e envios. Técnicas de arquivos, organização, localização e manutenção. Atribuições e responsabilidade do (a) recepcionista. Protocolos em geral, recebimento, envio e registro. Redação oficial: características fundamentais, emprego e concordância dos pronomes de tratamento, elaboração, organização e expedição de documentos oficiais como relatório, ofício, memorando, aviso, ata, atestado, declaração, despacho, portaria, moção, pedido de providência, requerimento, circular e outras correspondências. Conhecimento da estrutura e do funcionamento da administração pública: Órgãos, competências.