Maranhão

Apostila Professor Geografia São Raimundo Mangabeiras 2025 – 100% Atual!

Chegue mais preparado e confiante ao dia da prova. As apostilas do Domina Concursos reúnem tudo o que você precisa: conteúdo completo, exercícios resolvidos e material digital.

Detalhes do Concurso da Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras MA 2025

O concurso público, organizado pela banca do Instituto JK, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 152 vagas distribuída entre os Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 5.050,00. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.

Método Domina Concursos

Método Domina Concursos

Conteúdo Programático

Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; 2. Tipologia textual; 3. Domínio da ortografia oficial; 4. Domínio dos mecanismos de coerência e coesão; 5. Emprego e reconhecimento das Classes de palavras; 6. Orações Coordenadas e Subordinadas 7. Sinais de pontuação 8. Emprego do sinal indicativo de crase 9. Concordância Verbal e Nominal 10. Regência nominal e verbal; 11. Sintaxe da oração e do período; 12. Termos essenciais, acessórios e integrantes da oração; 13. Regras de acentuação; 14. Pontuação; 15. Figuras e vícios de linguagem; 16. Figuras de pensamento; 17. Emprego e Significação das palavras: denotação, conotação, homonímia, paronímia e ambiguidade; 18. Uso dos porquês; 19. Emprego de: mau/mal, mas/mais, trás/traz/atrás, a fim de/afim, sob/sobre, a par/ ao par, cessão/sessão/Seção, Há/a, Ao invés de/ em vez de, Demais/de mais, onde/ aonde/donde, nenhum/ nem um, por ora/ por hora.

Conhecimentos Pedagógicos: 1. Teorias da Educação 1.1 Principais teorias e pensadores da educação (Paulo Freire; Maria Montessori; Jean Piaget; Lev Vygotsky; John Dewey; Burrhus Frederic Skinner; Célestin Freinet; Jerome Bruner; Howard Gardner; Carl Rogers; Abraham Maslow; Henri Wallon; Émile Durkheim; Ivan Pavlov; Alfred Binet; Carol Dweck.) 1.2 Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem 2. Didática e Metodologia de Ensino 2.1 Planejamento e organização do ensino 2.2 Estratégias e técnicas de ensino 2.3 Avaliação da aprendizagem 2.4 Projeto político-pedagógico (PPP) 3. Legislação Educacional 3.1 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 3.2 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) 3.3 Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) 3.4 Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) 3.5 Plano Nacional de Educação (PNE) 4. Currículo e Programas Educacionais 4.1 Concepções de currículo 4.2 Construção e implementação de currículos 4.3 Inclusão e diversidade no currículo escolar 5. Psicologia da Educação 5.1 Psicologia do desenvolvimento 5.2 Psicologia da aprendizagem 5.3 Motivação e suas implicações na aprendizagem 6. Tecnologias na Educação 6.1 Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino 6.2 Ambientes virtuais de aprendizagem 6.3 Recursos educacionais digitais 7. Gestão Escolar 7.1 Organização e gestão da escola 7.2 Liderança e gestão de pessoas 7.3 Planejamento e avaliação institucional 8. Educação Inclusiva 8.1 Políticas e práticas de inclusão escolar 8.2 Educação especial e atendimento educacional especializado (AEE) 8.3 Acessibilidade e adaptações curriculares 8.4 Desafios da Educação Brasileira: Analfabetismo, Evasão, Repetência. 8.5 Formação e Valorização do Professor. 8.6 Gestão democrática da Educação. 8.7 Evolução Histórica da Educação Brasileira. 8.8 Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, concepção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo