Apostila Professor de Sociologia SED SC 2024
|
|
|
|
|
|
|
|
Conteúdo Programático (1180 Páginas)
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Conhecimentos Gerais: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (Educação). Lei n.º 9394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei complementar n.º 170/98, que dispõe sobre o Sistema Estadual de Educação. Plano Estadual de Educação de Santa Catarina 2016/2025. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense. Temas Transversais do Currículo: meio ambiente, direitos humanos, saúde, ética, valores, sustentabilidade, cidadania e habilidades socioemocionais. Organização e Regulação da Educação Básica Brasileira e Catarinense. Integração Curricular. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) – estratégias e recursos pedagógicos diversificados. Uso de TICs na Educação. Ensino Híbrido. Plataformas e Ferramentas Educacionais. Recursos Educacionais Abertos (REA). Princípios da Administração Pública. Aspectos históricos, culturais, geográficos, sociais, políticos e econômicos do mundo, Brasil e Santa Catarina. Desenvolvimento Urbano Brasileiro. Cultura e Sociedade Brasileira. Inovações científicas contemporâneas e seus impactos na sociedade. Relações Humanas no Trabalho. Ética Profissional no Serviço Público.
Conhecimentos Didático-Pedagógico: Estudo das principais teorias educacionais. Abordagens filosóficas que fundamentam a educação. Análise sociológica do papel da educação na sociedade. Métodos e técnicas de ensino com ênfase na pedagogia das competências. Mediação pedagógica. Planejamento e condução de aulas. Metodologias para o desenvolvimento da aprendizagem por competências e habilidades. Teorias do desenvolvimento humano e suas implicações educacionais. Processos de aprendizagem e fatores que influenciam o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. Participação ativa do aluno no processo educativo. Estratégias para promover o engajamento e a cooperação dos alunos em sala de aula. Teoria de Aprendizagem de Competências. Pedagogia das Competências. Processo de Ensino-Aprendizagem por Competências e Habilidades. Metodologias de Ensino e Aprendizagem. Metodologias Ativas. Metodologias interativas. Metodologias participativas. Aprendizagem cooperativa. Tipos de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Técnicas e instrumentos de avaliação. Avaliação Escolar sob a Ótica da Aprendizagem de Habilidades e Competências. Avaliação no ambiente educacional: avaliação da aprendizagem e avaliação institucional interna e externa. Elaboração e implementação de planos de aula. Desenvolvimento de planos de ensino. Criação e gestão do projeto político-pedagógico (PPP). Planejamento anual e sequências didáticas.