Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são necessários para ativar os recursos básicos deste site, como fornecer login seguro ou ajustar suas preferências de consentimento. Estes cookies não armazenam quaisquer dados de identificação pessoal.

Não há cookies para exibir.

Os cookies funcionais ajudam a executar determinadas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedback e outros recursos de terceiros.

Não há cookies para exibir.

Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

Não há cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados ​​para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.

Não há cookies para exibir.

Os cookies publicitários são utilizados para fornecer aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitou anteriormente e para analisar a eficácia das campanhas publicitárias.

Não há cookies para exibir.

Santa Catarina

Apostila Professor de Matemática SED SC 2024

Edital Publicado
Edital Publicado
Prova 22/09/2024
Prova 22/09/2024
Nível Superior
Nível Superior
Banca FURB
Banca FURB
Vagas 10.000
Vagas 10.000
Inscrição Até 12/08/2024
Inscrição Até 12/08/2024
Inscrições R$150,00
Inscrições R$150,00
Salário Até R$5.000,00
Salário Até R$5.000,00

Conteúdo Programático (1153 Páginas)

Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

Conhecimentos Gerais: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (Educação). Lei n.º 9394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei complementar n.º 170/98, que dispõe sobre o Sistema Estadual de Educação. Plano Estadual de Educação de Santa Catarina 2016/2025. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense. Temas Transversais do Currículo: meio ambiente, direitos humanos, saúde, ética, valores, sustentabilidade, cidadania e habilidades socioemocionais. Organização e Regulação da Educação Básica Brasileira e Catarinense. Integração Curricular. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) – estratégias e recursos pedagógicos diversificados. Uso de TICs na Educação. Ensino Híbrido. Plataformas e Ferramentas Educacionais. Recursos Educacionais Abertos (REA). Princípios da Administração Pública. Aspectos históricos, culturais, geográficos, sociais, políticos e econômicos do mundo, Brasil e Santa Catarina. Desenvolvimento Urbano Brasileiro. Cultura e Sociedade Brasileira. Inovações científicas contemporâneas e seus impactos na sociedade. Relações Humanas no Trabalho. Ética Profissional no Serviço Público.

Conhecimentos Didático-Pedagógico: Estudo das principais teorias educacionais. Abordagens filosóficas que fundamentam a educação. Análise sociológica do papel da educação na sociedade. Métodos e técnicas de ensino com ênfase na pedagogia das competências. Mediação pedagógica. Planejamento e condução de aulas. Metodologias para o desenvolvimento da aprendizagem por competências e habilidades. Teorias do desenvolvimento humano e suas implicações educacionais. Processos de aprendizagem e fatores que influenciam o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. Participação ativa do aluno no processo educativo. Estratégias para promover o engajamento e a cooperação dos alunos em sala de aula. Teoria de Aprendizagem de Competências. Pedagogia das Competências. Processo de Ensino-Aprendizagem por Competências e Habilidades. Metodologias de Ensino e Aprendizagem. Metodologias Ativas. Metodologias interativas. Metodologias participativas. Aprendizagem cooperativa. Tipos de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Técnicas e instrumentos de avaliação. Avaliação Escolar sob a Ótica da Aprendizagem de Habilidades e Competências. Avaliação no ambiente educacional: avaliação da aprendizagem e avaliação institucional interna e externa. Elaboração e implementação de planos de aula. Desenvolvimento de planos de ensino. Criação e gestão do projeto político-pedagógico (PPP). Planejamento anual e sequências didáticas.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo