Maranhão

Apostila Professor de Inglês Morros MA 2024 – 100% Atual!

Chegue mais preparado e confiante ao dia da prova. As apostilas do Domina Concursos reúnem tudo o que você precisa: conteúdo completo, exercícios resolvidos e material digital.

Conteúdo Programático

Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Tipologia textual; Domínio da ortografia oficial; Domínio dos mecanismos de coerência e coesão; Emprego e reconhecimento das Classes de palavras; Orações Coordenadas e Subordinadas; Sinais de pontuação; Emprego do sinal indicativo de crase; Concordância Verbal e Nominal; Regência nominal e verbal; Sintaxe da oração e do período; Termos essenciais, acessórios e integrantes da oração; Regras de acentuação; Pontuação; Figuras e vícios de linguagem; Figuras de pensamento; Emprego e Significação das palavras: denotação, conotação, homonímia, paronímia e ambiguidade; Uso dos porquês; Emprego de: mau/mal, mas/mais, trás/traz/atrás, a fim de/afim, sob/sobre, a par/ ao par, cessão/sessão/Seção, Há/a, Ao invés de/ em vez de, Demais/de mais, onde/ aonde/donde, nenhum/ nem um, por ora/ por hora.

Conhecimentos Pedagógicos: 1. Teorias da Educação: Principais teorias e pensadores da educação (Paulo Freire; Maria Montessori; Jean Piaget; Lev Vygotsky; John Dewey; Burrhus Frederic Skinner; Célestin Freinet; Jerome Bruner; Howard Gardner; Carl Rogers; Abraham Maslow; Henri Wallon; Émile Durkheim; Ivan Pavlov; Alfred Binet; Carol Dweck.); Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem; 2. Didática e Metodologia de Ensino: Planejamento e organização do ensino; Estratégias e técnicas de ensino; Avaliação da aprendizagem; Projeto político pedagógico (PPP); 3. Legislação Educacional: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN); Plano Nacional de Educação (PNE); 4. Currículo e Programas Educacionais: Concepções de currículo; Construção e implementação de currículos; Inclusão e diversidade no currículo escolar; 5. Psicologia da Educação: Psicologia do desenvolvimento; Psicologia da aprendizagem; Motivação e suas implicações na aprendizagem; 6. Tecnologias na Educação: Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino; Ambientes virtuais de aprendizagem; Recursos educacionais digitais; 7. Gestão Escolar: Organização e gestão da escola; Liderança e gestão de pessoas; Planejamento e avaliação institucional; 8. Educação Inclusiva: Políticas e práticas de inclusão escolar; Educação especial e atendimento educacional especializado (AEE); Acessibilidade e adaptações curriculares; Desafios da Educação Brasileira: Analfabetismo, Evasão, Repetência; Formação e Valorização do Professor; Gestão democrática da Educação; Evolução Histórica da Educação Brasileira; Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, concepção.

 

Language Skills: Reading and Comprehension: Types of texts (narrative, expository, persuasive, etc.); Reading strategies (skimming, scanning, inferring, summarizing); Comprehension skills (main idea, supporting details, vocabulary, inference); Reading comprehension assessment techniques Writing: Types of writing (narrative, descriptive, persuasive, academic); Writing process (planning, drafting, revising, editing); Grammar and mechanics (sentence structure, punctuation, spelling); Writing assessment techniques; Listening: Listening comprehension strategies (main idea, supporting details, vocabulary, inference); Listening activities (dictation, note-taking, listening for specific information); Listening assessment techniques; Speaking: Pronunciation (sounds, stress, intonation); Fluency (speaking naturally and without hesitation); Accuracy (correct use of grammar and vocabulary); Speaking activities (role-plays, discussions, presentations); Speaking assessment techniques; Vocabulary: Word formation (prefixes, suffixes, compounds); Collocations (word combinations); Synonyms and antonyms; Vocabulary acquisition strategies; Grammar: Parts of speech (nouns, verbs, adjectives, adverbs, etc.); Sentence structure (simple, compound, complex); Verb tenses (simple present, simple past, simple future, continuous, perfect, conditional); Modals (can, could, may, might, should, must, etc.); Passive voice; Reported speech; Conditionals; Quantifiers (much, many, a lot of, etc.); Pronunciation: Sounds (vowels, consonants); Stress (word stress, sentence stress); Intonation (rising and falling intonation); Phonetic symbols; Functional Language; Greetings and introductions; Making requests and offers; Giving directions and instructions; Expressing opinions and preferences; Talking about the past, present, and future; Describing people, places, and things; Asking and answering questions; Making suggestions and recommendations; Giving advice; Making apologies and complaints; Cultural Context; Cross-cultural communication; Cultural awareness; Intercultural competence; Teaching English across cultures; Teaching Methods and Approaches; Communicative Language Teaching (CLT); Task-Based Language Teaching (TBLT); Content-Based Language Teaching (CBLT); Total Physical Response (TPR); Audio-lingual Method; Natural Approach; Grammar-Translation Method; Assessment; Types of assessment (formative, summative, diagnostic); Assessment techniques (tests, observations, projects, portfolios); Assessment criteria; Grading and reporting; Curriculum and Standards; National Curriculum Standards; Curriculum development; Lesson planning; Integration of English language teaching with other subjects; Professional Development; Continuing education; Professional organizations; Reflective practice; Research-based teaching.

Apostila Concurso Professor de Inglês Morros MA 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo