Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são necessários para ativar os recursos básicos deste site, como fornecer login seguro ou ajustar suas preferências de consentimento. Estes cookies não armazenam quaisquer dados de identificação pessoal.

Não há cookies para exibir.

Os cookies funcionais ajudam a executar determinadas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedback e outros recursos de terceiros.

Não há cookies para exibir.

Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

Não há cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados ​​para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.

Não há cookies para exibir.

Os cookies publicitários são utilizados para fornecer aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitou anteriormente e para analisar a eficácia das campanhas publicitárias.

Não há cookies para exibir.

Maranhão

Apostila Professor de História Morros MA 2024 – 100% Atual!

Chegue mais preparado e confiante ao dia da prova. As apostilas do Domina Concursos reúnem tudo o que você precisa: conteúdo completo, exercícios resolvidos e material digital.

Conteúdo Programático

Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Tipologia textual; Domínio da ortografia oficial; Domínio dos mecanismos de coerência e coesão; Emprego e reconhecimento das Classes de palavras; Orações Coordenadas e Subordinadas; Sinais de pontuação; Emprego do sinal indicativo de crase; Concordância Verbal e Nominal; Regência nominal e verbal; Sintaxe da oração e do período; Termos essenciais, acessórios e integrantes da oração; Regras de acentuação; Pontuação; Figuras e vícios de linguagem; Figuras de pensamento; Emprego e Significação das palavras: denotação, conotação, homonímia, paronímia e ambiguidade; Uso dos porquês; Emprego de: mau/mal, mas/mais, trás/traz/atrás, a fim de/afim, sob/sobre, a par/ ao par, cessão/sessão/Seção, Há/a, Ao invés de/ em vez de, Demais/de mais, onde/ aonde/donde, nenhum/ nem um, por ora/ por hora.

Conhecimentos Pedagógicos: 1. Teorias da Educação: Principais teorias e pensadores da educação (Paulo Freire; Maria Montessori; Jean Piaget; Lev Vygotsky; John Dewey; Burrhus Frederic Skinner; Célestin Freinet; Jerome Bruner; Howard Gardner; Carl Rogers; Abraham Maslow; Henri Wallon; Émile Durkheim; Ivan Pavlov; Alfred Binet; Carol Dweck.); Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem; 2. Didática e Metodologia de Ensino: Planejamento e organização do ensino; Estratégias e técnicas de ensino; Avaliação da aprendizagem; Projeto político pedagógico (PPP); 3. Legislação Educacional: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN); Plano Nacional de Educação (PNE); 4. Currículo e Programas Educacionais: Concepções de currículo; Construção e implementação de currículos; Inclusão e diversidade no currículo escolar; 5. Psicologia da Educação: Psicologia do desenvolvimento; Psicologia da aprendizagem; Motivação e suas implicações na aprendizagem; 6. Tecnologias na Educação: Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino; Ambientes virtuais de aprendizagem; Recursos educacionais digitais; 7. Gestão Escolar: Organização e gestão da escola; Liderança e gestão de pessoas; Planejamento e avaliação institucional; 8. Educação Inclusiva: Políticas e práticas de inclusão escolar; Educação especial e atendimento educacional especializado (AEE); Acessibilidade e adaptações curriculares; Desafios da Educação Brasileira: Analfabetismo, Evasão, Repetência; Formação e Valorização do Professor; Gestão democrática da Educação; Evolução Histórica da Educação Brasileira; Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, concepção.

 

Idade Antiga – Egito, Mesopotâmia, Hebreus, Fenícios, Medos e Persas, Gregos e Romanos; Idade Média – Feudalismo, A Alta Idade Média, Baixa Idade Média, A cultura medieval europeia; Idade Moderna – Mercantilismo, Expansão Marítima e a Revolução Comercial, O Renascimento Cultural, A Reforma Religiosa, Absolutismo, O Iluminismo e o liberalismo político, O expansionismo Espanhol e Português; Idade Contemporânea – (séculos XVIII e XIX) – A Revolução Francesa, Era Napoleônica e o Congresso de Viena, A Revolução Industrial, O liberalismo e as novas doutrinas sociais, A Europa do Século XIX, O Imperialismo do Século XIX. – (século XX) – Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa, Crise de 1929, O Nazifascismos, Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, O socialismo na China e em Cuba, A descolonização afro-asiática, A Nova Ordem Mundial; História da América – As sociedades Americanas – (incas, astecas e maias), A América no Século XIX, A Formação dos Estados Nacionais e Liberais da América Latina, Os EUA do Século XIX, A América no Século XX, A Revolução Cubana, A América na Nova Ordem Mundial, A Redemocratização da América Latina; História do Brasil – Brasil Colônia, organização política e econômica, movimentos revolucionários e emancipatórios, Brasil Império. Independência do Brasil, Período Regencial, Segundo Império, Proclamação da República, República Velha, A Semana da Arte Moderna, A Revolução de 30 e a Era Vargas, Nova República, Período Militar no Brasil, Redemocratização do Brasil, O Brasil e a nova ordem geopolítica mundial, Mercosul; História do Maranhão – A conquista e Colonização do Maranhão. Franceses e Holandeses no Maranhão. Guerras e Revoltas (De Beckham, da Balaiada). Metodologia do ensino de História. BNCC – História.

Apostila Concurso Professor de História Morros MA 2024

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo