Apostila Professor de Educação Básica Pilar do Sul SP 2024
Descrição
Apostila Professor de Educação Básica Pilar do Sul SP 2024
- Informações sobre o concurso da Prefeitura Pilar do Sul SP 2024
- Nível: Superior
- Vagas: 06
- Inscrições Até: 25/10/2024
- Salário Até: R$ 6.061,03
- Taxa de Inscrição: R$ 16,50
- Data da Prova: 17/11/2024
- Banca Organizadora: Aplicativa Assessoria
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
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Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Pontuação. Acentuação. Cargos das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase. Sintaxe.
Raciocínio Lógico e Matemático: Resolução de situações-problema. Números Inteiros: Operações, Propriedades, Múltiplos e Divisores; Números Racionais: Operações e Propriedades. Números e Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais: Razões e Proporções, Divisão Proporcional, Regra de Três Simples e Composta. Porcentagem. Juros Simples. Sistema de Medidas Legais. Conceitos básicos de geometria: cálculo de área e cálculo de volume. Raciocínio Lógico.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação. A História da Educação no Brasil. Pensadores e teorias da educação e processos de aprendizagem. Desenvolvimento e aprendizado. Didática e Prática Educativa. Relação aluno/professor/escola/comunidade. Educação inclusiva. Avaliação. O trabalho com projetos. Currículo. Transversalidade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade. Contemporaneidade e educação. Diversidade e Pluralidade cultural. Ludicidade. Metodologia Ativa e Tecnologia na Sala de Aula. O ensino na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular. A educação fundamental e suas especificidades. Alfabetização/Letramento. A leitura e a escrita. O trabalho com diferentes tipos de textos. Ensino e aprendizagem de Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A aprendizagem sobre o mundo físico e natural e a realidade histórica, social, política e geográfica. Temas transversais.
Legislação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – nº 9.394/20/12/1996. PNE – Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005 de 2014. Lei Complementar 285/2015 – Plano Municipal de Educação – Constituição Federal – Da Educação, Capítulo III, Seção I. ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069 de 1990. PARECER CNE/CEB Nº 11/2010 E RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 7/2010; Institui as Diretrizes Curriculares Nacional para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de trabalho nomeado pela Portaria Ministerial n.º 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria n.º 948, de 09/10/2007. Decreto 67.635, de 06/04/2023 – SP. Lei 13.146, de 06/07/2015 – Federal. Lei 12.764, de 27 de dezembro de 2012 – Lei 217/2007 – Plano de Carreira e Remuneração e suas modificações.