Pernambuco

Apostila Prefeitura Camaragibe PE 2024 Professor Ensino Fundamental I



Edital Publicado
Edital Publicado
Prova 28/07/2024
Prova 28/07/2024
Nível Superior
Nível Superior
Banca AOCP
Banca AOCP
Vagas 200
Vagas 200
Inscrição Até 28/05/2024
Inscrição Até 28/05/2024
Inscrições R$120,00
Inscrições R$120,00
Salário Até R$4.499,39
Salário Até R$4.499,39

Apostila Prefeitura Camaragibe PE 2024 Professor Ensino Fundamental I

Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

LINGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de texto. 2. Tipologia e gêneros textuais. 3. Figuras de linguagem. 4. Significação de palavras e expressões. 5. Relações de sinonímia e de antonímia. 6. Ortografia. 7. Acentuação gráfica. 8. Uso da crase. 9. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. 10. Locuções verbais (perífrases verbais). 11. Funções do “que” e do “se”. 12. Elementos de comunicação e funções da linguagem. 13. Domínio dos mecanismos de coesão textual: emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual; emprego de tempos e modos verbais. 14. Domínio dos mecanismos de coerência textual. 15. Reescrita de frases e parágrafos do texto: significação das palavras; substituição de palavras ou de trechos de texto; reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto; reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 16. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas na oração e entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). 17. Concordância verbal e nominal. 18. Regência verbal e nominal. 19. Colocação pronominal. 20. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. 21. Função textual dos vocábulos. 22. Variação linguística.

MATEMÁTICA: 1. Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal. 2. Mínimo múltiplo comum, Máximo divisor comum. 3. Porcentagem. 4. Razão e proporção. 5. Regra de três simples ou composta. 6. Equações do 1º e 2º grau; Sistema de equações do 1º grau. 7. Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa. 8. Relação entre grandezas – tabela ou gráfico. 9. Tratamento da informação – média aritmética simples. 10. Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.

 

Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

1. Plano Nacional de Educação – Lei n.º 13.005/2014 e o documento que subsidia as Metas: 4 e 5. 2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/96 e suas atualizações: princípios, fins e organização da Educação Nacional. 3. Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei n.º 13.146/2015. 4. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei n.º 8.069/1990 e suas atualizações. 5. Lei Federal Nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. 6. Principais teóricos e as bases filosóficas e sociológicas para educação brasileira: Dermeval Saviani, Anísio Teixeira, Paulo Freire, Florestan Fernandes e Miguel Arroyo. 7. O atual contexto social e cultural e suas implicações para a educação. 8. Psicologia da educação – teorias do desenvolvimento e da aprendizagem: concepções de Piaget, Vygotsky, Wallon e Ausubel. 9. Organização do trabalho pedagógico. 10. Gestão democrática participativa. 11. As diferentes áreas do conhecimento de acordo com a BNCC. 12. Alfabetização e Letramento em Língua Portuguesa e Matemática. 13. A Computação de acordo com a BNCC. 14. As concepções curriculares e suas implicações na formação do sujeito-cidadão. 15. Planejamento Escolar: Projeto Político-Pedagógico, Plano de Ensino e Plano de aula. 16. Aspectos didáticos no processo de ensino e aprendizagem: planejamento: seleção de conteúdos, métodos, materiais e avaliação como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. 17. A mediação no processo de ensino e aprendizagem. 18. A importância da teoria e da prática como integrantes do processo de reflexão.

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