Apostila Educacional 2025: Guia Essencial para Professores de Educação Infantil em Caturama
Dúvidas sobre Apostila Professor de Educação Infantil Caturama BA 2025
Qual a importância de estudar com a apostila para o concurso de Professor de Educação Infantil?
Estudar com a apostila destinada ao concurso de Professor de Educação Infantil é essencial para uma preparação eficaz. A apostila oferece um conteúdo programático completo e estruturado, que abrange todos os tópicos necessários para o exame. Isso garante que você esteja apto a responder as questões com segurança e aprofundamento, aumentando suas chances de sucesso na seleção.
A apostila é adequada para quem está começando a estudar para concursos públicos?
Sim! A apostila é ideal para candidatos de todos os níveis de conhecimento. Se você está iniciando sua jornada nos concursos públicos, ela fornece uma base sólida e orientação clara sobre os conteúdos exigidos no edital, permitindo que você se organize e estude de maneira eficaz.
Como a adesão à apostila pode impactar minha preparação e resultados no concurso?
A adesão à apostila pode transformar sua preparação, pois oferece não apenas teoria, mas também a prática necessária para fixar o conhecimento. Com um material focado nas exigências do concurso, suas chances de conquistar uma vaga com estabilidade e uma boa remuneração aumentam significativamente, permitindo que você se destaque entre os concorrentes.
O concurso público, organizado pela banca da LEGALLE, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 35 vagas além da formação de Cadastro Reserva, destinadas ao Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 4.000,00. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
Língua Portuguesa: a) Leitura e compreensão de textos: Assunto. Estruturação do texto. Ideias principais e secundárias. Relação entre as ideias. Efeitos de sentido. Figuras de linguagem. Recursos de argumentação. Informações implícitas: pressupostos e subentendidos. Coesão e coerência textuais. b) Léxico: Significação de palavras e expressões no texto. Substituição de palavras e de expressões no texto. Estrutura e formação de palavras. Sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos. c) Aspectos linguísticos: Relações morfossintáticas. Ortografia (emprego de letras e acentuação gráfica, sistema oficial vigente). Relações entre fonemas e grafias. Flexões e emprego de classes gramaticais. Vozes verbais e sua conversão. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase). Pontuação (regras e implicações de sentido). Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos.
Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)
a) Atribuições do cargo. Ética no Serviço Público. b) O cotidiano na creche/escola: espaço, rotina, afetividade, alimentação, higiene, cuidados essenciais. c) História da Educação Infantil. Concepções de criança, infância e Educação Infantil. A organização dos tempos, dos espaços e dos materiais na Educação Infantil. d) Fundamentos da Educação Infantil: Cuidados e primeiras aprendizagens. Fazeres na educação infantil. Currículo na Educação Infantil. Projetos na Educação Infantil. Avaliação na Educação Infantil. e) Currículo: como organizar e o que ensinar. Inclusão escolar. Família e instituição: Infância, brincadeira, ludicidade, desenvolvimento e aprendizagem. f) Conceitos: movimento, tempo, cultura, espaços, paisagem, sociedade, trabalho, natureza e representação. g) Jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil e muito mais!
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