Nacional

Apostila BLOCO 6 Desenvolvimento Socioeconômico CNU 2025 – Atualizado Pós-edital

Material atualizado faz toda a diferença! Com as apostilas digitais do Domina Concursos, você estuda com confiança e foco no que realmente importa.

O concurso público, organizado pela banca da FGV, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 2.480 vagas, além de 1.172 vagas para formação de Cadastro Reserva destinadas ao Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 16.413,35. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.

Conteúdo Programático

Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)

Conhecimentos Gerais: 1. Desafios do estado de direito: democracia e cidadania. 1.1. Formação histórica do Estado Democrático de Direito. 1.2. Constituição Federal de 1988: direitos fundamentais, sociais e políticos, consolidação da democracia, representação política e participação cidadã. 1.3. Relações entre os Poderes Executivo e Legislativo e os desafios da governabilidade. 1.4. Judicialização de políticas públicas. 1.5. Capacidades estatais e democracia. 1.6. Efetivação e reparação de Direitos Humanos: demandas sociais históricas, autoritarismo, violência de Estado, memória, verdade e justiça. 2. Políticas públicas. 2.1. Fundamentos de políticas públicas: conceitos e tipologias. 2.2. Ciclos de políticas públicas: agenda, formulação, processos decisórios, implementação de planos, programas e projetos, monitoramento e avaliação. 2.3. Levantamento, sistematização, análise e interpretação de dados quantitativos, qualitativos e indicadores de políticas públicas. 2.4. Federalismo, descentralização e sistemas de políticas públicas no Brasil. 2.5. Intersetorialidade e transversalidade. 2.6. Transformação digital e seus impactos na sociedade e nas políticas públicas. 3. Ética e integridade. 3.1. Princípios e valores éticos do serviço público, seus direitos e deveres. 3.2. Governança pública e sistemas de governança. 3.3. Transparência. 3.4. Acesso à informação. 4. Diversidade e inclusão na sociedade. 4.1. Diversidade de sexo, gênero e sexualidade; diversidade étnico-racial; diversidade cultural. 4.2. Desafios sociopolíticos da inclusão de grupos vulnerabilizados: crianças e adolescentes; idosos; LGBTQIA+; pessoas com deficiências; pessoas em situação de rua, povos indígenas, comunidades quilombolas e demais minorias sociais. 4.3. Desigualdades e interseccionalidades. 5. Administração pública federal. 5.1. Princípios constitucionais e normas que regem a administração pública. 5.2. Evolução das reformas da administração e do serviço público no Brasil e estrutura organizacional da Administração Pública Federal. 5.3. Sistemas estruturantes da administração pública federal. 5.4. Fundamentos das finanças públicas, tributação e do planejamento-orçamento (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual). 6. Trabalho e tecnologia. 6.1. Evolução das relações de trabalho e uso de novas tecnologias. 6.2. Inteligência Artificial, automação e produtividade no setor público. 6.3. Limitações, riscos e problemas associados ao uso das novas tecnologias no setor público.

 

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inclusão: 1. Pioneiros das teorias do desenvolvimento econômico: Rosenstein-Rodan, Lewis, Hirschman e Singer; 2. Teorias do desenvolvimento da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal); 3. Celso Furtado: subdesenvolvimento, cultura e desenvolvimento regional; 4. Relação centro-periferia, teorias da dependência e ação do Estado no Brasil; 5. Modelos de substituição de importações e liderado pelas exportações (export-led growth); 6. Economia solidária, economia criativa, economia circular; 7. Experiências de desenvolvimento comparadas: Inglaterra, Alemanha, EUA, Japão, Coreia do Sul e China; 8. Sistemas de bem-estar social; 9. Financiamento do desenvolvimento: modelos de financiamento e bancos de desenvolvimento; 10. Crescimento, mudança estrutural e meio ambiente: “Green New Deal”; “Big Push Ambiental”; a crítica da Ecologia Política; 11. Desenvolvimento sustentável: conceitos, objetivos e diretrizes; 12. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030; 13. Mudanças climáticas e desenvolvimento: mitigação e adaptação; 14. Meio ambiente e desigualdades socioeconômicas: degradação ambiental, pobreza, racismo ambiental e justiça ambiental; 15. Transição energética e desenvolvimento.

Desenvolvimento Produtivo e Regional no Brasil: 1. Teorias de localização e desenvolvimento regional: teorias clássicas da localização, polos de crescimento, teoria da base de exportação, teoria do desenvolvimento desigual e modelos centro-periferia; 2. Nova Geografia Econômica: retornos crescentes e economias de aglomeração; 3. Ordenamento territorial no Brasil; 4. Desenvolvimento regional, rural e urbano no Brasil; 5. Indústria e desenvolvimento econômico; 6. Sistemas nacionais, regionais e locais de inovação; 7. Armadilha da renda média, doença holandesa e desindustrialização; 8. Cadeias globais de valor; 9. Diversificação e modernização produtiva no Brasil no século XX; 10. Globalização comercial, produtiva, tecnológica e financeira; 11. Políticas de desenvolvimento regional no Brasil no século XXI: política nacional e planos regionais; 12. Políticas de desenvolvimento territorial rural no Brasil no século XXI: agronegócio, agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional; 13. Políticas urbanas no Brasil no século XXI: habitação, mobilidade e saneamento básico; 14. Políticas industriais no Brasil século XXI: instrumentos verticais e horizontais, conteúdo local e compras governamentais; 15. Cultura e políticas culturais no Brasil no século XXI: desenvolvimento produtivo, financiamento e incentivo aos programas artístico-culturais.

Gestão Estratégica e Regulação: 1. Planejamento e gestão estratégica: conceitos, princípios, etapas, níveis, métodos e ferramentas; 2. Estabelecimento de objetivos e metas organizacionais; 3. Métodos de desdobramento de objetivos e metas e elaboração de planos de ação e mapas estratégicos; 4. Análise de cenários; 5. Gestão de riscos: princípios, objetos, técnicas, modelos nacionais e internacionais, integração ao planejamento; 6. Governança e arranjos federativos territoriais: consórcios públicos, regiões metropolitanas, regiões integradas de desenvolvimento, aglomerações urbanas; 7. Noções de contabilidade, análise de demonstrativos econômico-financeiros e balanço ATrimonial; 8. Noções de mercado de capitais, estrutura de capital e valor das empresas (valuation); 9. Análise de risco de crédito, de mercado, de liquidez e operacional; 10. Falhas de mercado e atuação do Estado; 11. Abordagens da regulação: teoria econômica da regulação, teoria da captura, teoria do agente principal e análise da concorrência; 12. Análise de impacto regulatório; 13. Órgãos reguladores no Brasil: histórico e característica das autarquias; 14. Regulação da indústria cinematográfica e video-fonográfica; 15. Regulação do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis.

Desenvolvimento Socioeconômico no Brasil: 1. Liberalismo econômico, nacional-desenvolvimentismo e neoliberalismo: abordagens, definições e suas influências no Brasil; 2. Abolição da escravatura e transição do trabalho escravo para o trabalho livre no Brasil; 3. O início do ciclo do desenvolvimentismo: Era Vargas e a industrialização brasileira; 4. Plano de Metas e o papel do Estado no desenvolvimento; 5. Ditadura militar: desenvolvimento econômico e desigualdade; 6. Crise da dívida externa, hiperinflação e Consenso de Washington; 7. Plano Real e abertura comercial e financeira; 8. Empresas estatais e desenvolvimento no Brasil; 9. Privatizações no Brasil a partir dos anos 1990; 10. O início do século XXI: política social, ciclo de commodities e a retomada do crescimento; 11. A crise financeira internacional de 2008-2009 e seus impactos no Brasil; 12. Crise econômica, política e institucional: 2015-2016; 13. Pandemia de covid-19 e seus impactos socioeconômicos no Brasil; 14. Financeirização da economia brasileira no século XXI; 15. Rigidez estrutural e desindustrialização no Brasil; 16. Instituições e financiamento do desenvolvimento regional.

Desigualdades e Dinâmicas Socioeconômicas no Brasil: 1. Dinâmica e estrutura demográfica: tendências da natalidade, fecundidade, mortalidade e seus determinantes; tendências e tipos de migração e seus determinantes; projeções de população; 2. Desigualdade de renda e riqueza no Brasil no final do século XX e no século XXI; 3. Desigualdades sociais no Brasil no século XXI: articulações entre raça, etnia, geração, classe, gênero e sexualidade; 4. Direitos sociais, definição, implementação, desafios e conquistas no Brasil; 5. Políticas públicas: universalização versus focalização; 6. O sistema de proteção social no Brasil após a Constituição de 1988; 7. Políticas redistributivas Brasil no século XXI; 8. Promoção e implementação de políticas afirmativas no Brasil no século XXI; 9. Políticas para povos indígenas e quilombolas; 10. Movimentos sociais, sindicatos e ações coletivas no Brasil após a Constituição de 1988; 11. Mercado de trabalho: formação, estruturação e regulação no Brasil; 12. Desemprego, emprego formal, trabalho autônomo, trabalho por conta própria e informalidade no Brasil: evolução no século XXI; 13. Terceirização, pejotização e uberização do trabalho no Brasil; 14. Pobreza, fome e insegurança alimentar e nutricional no Brasil: evolução no século XXI.

Apostila Concurso BLOCO 6 Desenvolvimento Socioeconômico CNU 2025

Apostila BLOCO 6 Desenvolvimento Socioeconômico CNU 2025 – Atualizado Pós-edital

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo