Apostila Analista Técnico Ciência Social SENAPPEN 2024
Descrição
Apostila Concurso Analista Técnico Ciência Social SENAPPEN 2024
- Informações sobre a Apostila Concurso SENAPPEN 2024
- Nível: SUPERIOR
- Vagas: 76
- Inscrições Até: 30/12/2024
- Salário Até: R$6.681,70
- Taxa de Inscrição: R$ 60,00
- Data da Prova: 26/01/2025
- Banca Organizadora: SELECON
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
A concorrência está acirrada, mas você pode se destacar! Através de nossas apostilas, você alcançará uma preparação eficiente e eficaz. Conteúdo completo, exercícios resolvidos e simulados: tudo o que você precisa para chegar preparado no dia da prova e garantir sua vaga neste Processo Seletivo do concurso SENAPPEN 2024.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Domínio da ortografia oficial: Emprego das letras; Emprego da acentuação gráfica. Domínio dos mecanismos de coesão textual: Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual; Emprego/correlação de tempos e modos verbais. Domínio da estrutura morfossintática do período: Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração; Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração; Emprego dos sinais de pontuação; Concordância verbal e nominal; Emprego do sinal indicativo de crase; Colocação dos pronomes átonos. Reescritura de frases e parágrafos do texto: Substituição de palavras ou de trechos de texto; Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
Ética no Serviço Público: Ética e moral; Ética, princípios e valores; Ética e democracia: exercício da cidadania; Ética e função pública; Ética no setor público; Lei nº 12.846/2013 e suas alterações. MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.
Atualidades: Sistema de justiça criminal; Sistema prisional brasileiro e sistema penitenciário federal; Políticas públicas de segurança pública e cidadania; O papel do sistema penitenciário nas políticas nacionais de segurança pública.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1 Noções de Sociologia. 1.1 Causas da violência; Características do preconceito como forma de violência; A relação família e violência; Alternativas para o problema da violência; Características da violência simbólica; Conceito de violência física; A violência estrutural: conceito e exemplos; A relação violência e paz. 2 Políticas de assistência no sistema prisional. 2.1 Políticas de Saúde. 2.1.1 Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS. 2.1.2 Princípios, diretrizes e objetivos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional. 2.2. Políticas de Educação. 2.2.1 Educação de Jovens e Adultos: programas, objetivos e possibilidades de remição. 2.2.2 Diretrizes e objetivos do Plano Estratégico de Educação no âmbito do Sistema Prisiona.l 2.3 Políticas de Assistência Social. 2.3.1 Sistema Único de Assistência Social – SUAS: organização e serviços. 2.4 Políticas de Trabalho. 2.5 Políticas para Egressos do sistema prisional. 3 Diversidades e populações vulneráveis no sistema prisional. 3 Ciclo de política pública e políticas públicas para problemas complexos (wiked problems); 4 Lei complementar nº 79/1994 – (Lei do Funpen); 5 Manual de Gestão de Alternativas Penais; 6 Manual de Gestão para a Política Monitoração Eletrônica de Pessoas; 7 Política Nacional de Atenção à Pessoa Egressa do Sistema Prisional (disponível em Decreto nº 11.843/2023; 8 Gestão e Fiscalização de contratos administrativos (Decreto nº 11.246, de 27 de outubro de 2022). 9. Direitos Humanos e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988 (arts. 5º ao 15).