Apostila Afonso Cunha MA 2024 Professor De Dança
|
|
|
|
|
|
|
|
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Tipologia textual;
Domínio da ortografia oficial;
Domínio dos mecanismos de coerência e coesão;
Emprego e reconhecimento das Classes de palavras;
Orações Coordenadas e Subordinadas
Sinais de pontuação
Emprego do sinal indicativo de crase
Concordância Verbal e Nominal
Regência nominal e verbal;
Sintaxe da oração e do período;
termos essenciais, acessórios e integrantes da oração;
Regras de acentuação; Pontuação;
Figuras e vícios de linguagem;
Figuras de pensamento;
Emprego e Significação das palavras..
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Teorias da Educação
Principais teorias e pensadores da educação (Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, etc.)
Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Didática e Metodologia de Ensino
Planejamento e organização do ensino
Estratégias e técnicas de ensino
Avaliação da aprendizagem
Projeto político-pedagógico (PPP) Legislação Educacional
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)
Plano Nacional de Educação (PNE) Currículo e Programas Educacionais
Concepções de currículo
Construção e implementação de currículos
Inclusão e diversidade no currículo escolar Psicologia da Educação
Psicologia do desenvolvimento
Psicologia da aprendizagem
Motivação e suas implicações na aprendizagem Tecnologias na Educação
Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino
Ambientes virtuais de aprendizagem
Recursos educacionais digitais Gestão Escolar
Organização e gestão da escola
Liderança e gestão de pessoas
Planejamento e avaliação institucional Educação Inclusiva
Políticas e práticas de inclusão escolar
Educação especial e atendimento educacional especializado (AEE)
Acessibilidade e adaptações curriculares
Desafios da Educação Brasileira: Analfabetismo, Evasão, Repetência.
Formação e Valorização do Professor. 61
Gestão democrática da Educação.
Evolução Histórica da Educação Brasileira.
Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, concepção.
✓ ✓ Fundamentos históricos, filosóficos e psicopedagógicos do ensino de Artes. ✓ Criatividade e processos de criação no ensino da arte; metodologias de ensino da arte Dança e movimento; A dimensão estética da dança; Dança e sociedade; Dança e diversidade cultural. ✓ Pressupostos metodológicos do ensino da dança. Ritmo: classificação, valores, composição. ✓ Movimentos: classificação, postura, posições, passagens, deslocamentos. ✓ Coreografias. ✓ Dança: história, classificação, linhas coreográficas, técnica de transmissão. ✓ Expressão e comunicação artística. ✓ Dança e Pluralidade Cultural. ✓ Terminologia e Codificação. ✓ Coordenação e musicalidade. ✓ Elementos de tecnologia que apoiam o fazer da dança. ✓ Simetria, espaço, movimento, harmonia. ✓ Aprendizagem da dança. ✓ Corporeidade. ✓ Cultura popular brasileira e danças folclóricas. ✓ Dança contemporânea. ✓ Dança popular, folclórica e tradicional. ✓ Dança clássica. Ballet de repertório. ✓ Técnicas em dança clássica. ✓ Dança e saúde. ✓ Gêneros de dança. ✓ Dança: linguagem e comunicação. ✓ Pedagogias do corpo e da dança. ✓ Processo de elaboração coreográfica ✓ BNCC Artes.
Comentários