Apostila Afonso Cunha MA 2024 Professor De Ciências
|
|
|
|
|
|
|
|
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Tipologia textual;
Domínio da ortografia oficial;
Domínio dos mecanismos de coerência e coesão;
Emprego e reconhecimento das Classes de palavras;
Orações Coordenadas e Subordinadas
Sinais de pontuação
Emprego do sinal indicativo de crase
Concordância Verbal e Nominal
Regência nominal e verbal;
Sintaxe da oração e do período;
termos essenciais, acessórios e integrantes da oração;
Regras de acentuação; Pontuação;
Figuras e vícios de linguagem;
Figuras de pensamento;
Emprego e Significação das palavras..
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Teorias da Educação
Principais teorias e pensadores da educação (Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, etc.)
Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Didática e Metodologia de Ensino
Planejamento e organização do ensino
Estratégias e técnicas de ensino
Avaliação da aprendizagem
Projeto político-pedagógico (PPP) Legislação Educacional
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)
Plano Nacional de Educação (PNE) Currículo e Programas Educacionais
Concepções de currículo
Construção e implementação de currículos
Inclusão e diversidade no currículo escolar Psicologia da Educação
Psicologia do desenvolvimento
Psicologia da aprendizagem
Motivação e suas implicações na aprendizagem Tecnologias na Educação
Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino
Ambientes virtuais de aprendizagem
Recursos educacionais digitais Gestão Escolar
Organização e gestão da escola
Liderança e gestão de pessoas
Planejamento e avaliação institucional Educação Inclusiva
Políticas e práticas de inclusão escolar
Educação especial e atendimento educacional especializado (AEE)
Acessibilidade e adaptações curriculares
Desafios da Educação Brasileira: Analfabetismo, Evasão, Repetência.
Formação e Valorização do Professor. 61
Gestão democrática da Educação.
Evolução Histórica da Educação Brasileira.
Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, concepção.
✓I-AMBIENTE: ✓ Água: composição, ciclo, estados físicos, água e saúde (saneamento, poluição e doenças) ✓ Solo: camadas, elementos, tipos, solo e saúde (poluição, tratamento do lixo e doenças) ✓ Ar: pressão atmosférica, composição, propriedades, ar e saúde (poluição e doenças) II- SERES VIVOS: ✓ Características gerais dos seres vivos ✓ Classificação dos seres vivos e regras de nomenclatura ✓ Organismos primitivos: Vírus, Moneras e Protistas ✓ Reino vegetal: Características e noções morfológicas e fisiológicas dos grupos vegetais. ✓ Reino animal: Características e noções morfológicas e fisiológicas dos grupos animais. ✓ Ecologia: Os seres vivos e o meio ambiente, cadeia alimentar, pirâmides ecológicas, associação entre os seres vivos, ecossistemas Brasileiros e desequilíbrio ambiental. III- O CORPO HUMANO: ✓ Células e tecidos ✓ Funções de nutrição: Alimentos e nutrição(digestão), circulação, respiração, excreção. ✓ Sistema locomotor: Ossos e músculos ✓ Sistema nervoso, sensorial e endócrino. ✓ Sistema reprodutor ✓ Métodos contraceptivos ✓ Doenças sexualmente transmissíveis (DST) IV- NOÇÕES DE QUÍMICA E FÍSICA: ✓ Matéria: propriedades, estrutura e estados físicos. ✓ Átomo e molécula ✓ Elementos químicos: símbolos, número atômico e número de massa. ✓ Substância (simples e composta) ✓ Movimentos e repouso ✓ Velocidade, aceleração e inércia ✓ Trabalho ✓ Calor e temperatura ✓ Escalas termométricas ✓ Luz ✓ Eletricidade. V- A CIÊNCIA COMO PRODUÇÂO HUMANA VI- METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS. ✓ BNCC – Ciências.
Apostila Afonso Cunha MA 2024 Professor De Ciências
Comentários