Apostila Afonso Cunha MA 2024 Professor De Artes Marciais
|
|
|
|
|
|
|
|
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Tipologia textual;
Domínio da ortografia oficial;
Domínio dos mecanismos de coerência e coesão;
Emprego e reconhecimento das Classes de palavras;
Orações Coordenadas e Subordinadas
Sinais de pontuação
Emprego do sinal indicativo de crase
Concordância Verbal e Nominal
Regência nominal e verbal;
Sintaxe da oração e do período;
termos essenciais, acessórios e integrantes da oração;
Regras de acentuação; Pontuação;
Figuras e vícios de linguagem;
Figuras de pensamento;
Emprego e Significação das palavras..
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Teorias da Educação
Principais teorias e pensadores da educação (Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, etc.)
Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Didática e Metodologia de Ensino
Planejamento e organização do ensino
Estratégias e técnicas de ensino
Avaliação da aprendizagem
Projeto político-pedagógico (PPP) Legislação Educacional
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)
Plano Nacional de Educação (PNE) Currículo e Programas Educacionais
Concepções de currículo
Construção e implementação de currículos
Inclusão e diversidade no currículo escolar Psicologia da Educação
Psicologia do desenvolvimento
Psicologia da aprendizagem
Motivação e suas implicações na aprendizagem Tecnologias na Educação
Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino
Ambientes virtuais de aprendizagem
Recursos educacionais digitais Gestão Escolar
Organização e gestão da escola
Liderança e gestão de pessoas
Planejamento e avaliação institucional Educação Inclusiva
Políticas e práticas de inclusão escolar
Educação especial e atendimento educacional especializado (AEE)
Acessibilidade e adaptações curriculares
Desafios da Educação Brasileira: Analfabetismo, Evasão, Repetência.
Formação e Valorização do Professor. 61
Gestão democrática da Educação.
Evolução Histórica da Educação Brasileira.
Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, concepção.
✓ Fundamentos da Educação Física nas Artes Marciais • História e evolução das artes marciais • Conceitos e objetivos da educação física voltada para as artes marciais Processos de Ensino e Avaliação de Artes Marciais no Contexto Educacional • Metodologias de ensino • Técnicas de avaliação do desempenho dos alunos 66 • Planejamento de aulas e programas Normas e Funções da Prática da Educação Física das Artes Marciais • Normas e regulamentos das principais artes marciais • Funções e responsabilidades do professor de artes marciais Conhecimentos do Corpo (Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Biomecânica) • Estrutura e funcionamento do corpo humano • Sistemas musculoesquelético, cardiovascular, respiratório e nervoso • Princípios biomecânicos aplicados às artes marciais Aptidão e Desenvolvimento das Habilidades Motoras e das Capacidades Físicas • Capacidades físicas (força, resistência, flexibilidade, velocidade) • Desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades motoras Motricidade: Cognição • Relação entre motricidade e processos cognitivos • Importância do desenvolvimento motor para a aprendizagem As Artes Marciais e a Ética, a Saúde, a Orientação Sexual, a Pluralidade Cultural e o Meio Ambiente • Valores éticos nas artes marciais • Benefícios das artes marciais para a saúde física e mental • Inclusão e diversidade no ensino das artes marciais A Cultura Popular e Corporal das Artes Marciais • Tradições e práticas culturais associadas às artes marciais • Importância da cultura corporal na formação dos praticantes Conceitos e Procedimentos das Artes Marciais, Jogos (Cooperativos, Recreativos e Competitivos), Lutas e Ginásticas • Técnicas e táticas das principais artes marciais • Jogos e atividades recreativas no contexto das artes marciais • Estrutura e organização das competições Recreação Física Escolar e Desportiva • Planejamento e implementação de atividades recreativas • Integração de atividades lúdicas no ensino das artes marciais Regras das Principais Artes Marciais • Regras e regulamentos do judô, caratê, taekwondo, jiu-jitsu, entre outras BNCC Educação Física • Compreensão da BNCC para a área de Educação Física • Aplicação dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC no ensino das artes marciais.
Comentários