Rio Grande do Sul

Novo Material: Apostila Professor de Inglês Victor Graeff RS 2025

Conquiste sua aprovação com um material de qualidade! As apostilas do Domina Concursos são atualizadas, práticas e completas, garantindo uma preparação eficiente e assertiva para o seu concurso.

O concurso público, organizado pela banca da Legalle Concursos, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza 06 vagas mais a formação de Cadastro Reserva destinadas ao Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 7.833,74. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.

Conteúdo Programático

Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)

Língua Portuguesa: 1. Leitura e compreensão de textos: assunto, estruturação do texto, ideias principais e secundárias, relação entre as ideias, efeitos de sentido, figuras de linguagem, recursos de argumentação, informações implícitas – pressupostos e subentendidos –, coesão e coerência textuais. 2. Léxico: significação de palavras e expressões no texto, substituição de palavras e de expressões no texto, estrutura e formação de palavras, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos. 3. Aspectos linguísticos: relações morfossintáticas, ortografia (emprego de letras e acentuação gráfica, sistema oficial vigente), relações entre fonemas e grafias, flexões e emprego de classes gramaticais, vozes verbais e sua conversão, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase), pontuação (regras e implicações de sentido), coordenação e subordinação (emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos).

Fundamentos da Educação: 1. Pensadores da educação e história da educação. 2. Elementos da prática pedagógica: planejamento escolar e de aula, currículo, regimento, metodologias de ensino, projetos, avaliação, formação docente, técnicas didáticas. 3. Teorias do conhecimento e da aprendizagem em suas diferentes abordagens e concepções pedagógicas. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade. 4. Projeto político-pedagógico e proposta pedagógica da escola. Gestão democrática. 5. Tipos de conhecimento. Os estágios do desenvolvimento cognitivo. Competências e capacidades. Inteligências múltiplas. O lúdico na educação. 6. Educação inclusiva. Dificuldades e transtornos de aprendizagem. Recursos tecnológicos e educação. Metodologias ativas. 7. Obras: “Currículo: a atividade humana como princípio educativo”, “Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico” e “Avaliação: Concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar”, de Celso dos Santos Vasconcelos; “Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão”, de Isabel Alarcão; “Educação: um tesouro a descobrir”, de Jacques Delors; “Política e educação: ensaios”, de Paulo Freire; “Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível”, de Ilma Passos Alencastro Veiga. 8. Legislação: Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); Lei Federal n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); Lei Federal n.º 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente); Lei Federal n.º 13.146/2015 (Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência); Lei Federal n.º 10.639/2003 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana); Lei Federal 13.722/2018 (Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil).

 

Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)

1. Atribuições do cargo. Ética no serviço público. 2. Reading comprehension. Simple and compound sentences: noun clauses; relative clauses; clause combinations – coordinators and subordinators; conditional sentences. Nouns: compound nouns; countable/uncountable nouns; articles. Pronouns. Adjectives. Adverbs. Prepositions and phrasal verbs. Verbs. Word order. Vocabulary and false friends. Collocations. Pronunciation. 3. Língua Inglesa: gramática – fonética e fonologia, ortografia, morfologia, sintaxe, vocabulário. Compreensão e produção de gêneros textuais diversos. O processo de ensino-aprendizagem na Língua Inglesa. Prática pedagógica do ensino da Língua Inglesa: abordagem comunicativa, abordagem lexical, abordagem reflexiva, interculturalidade e interdisciplinaridade no ensino de Língua Inglesa. Artigos e seus usos corretos. Substantivos: plural dos substantivos; gênero dos substantivos; uso do genitive case (‘s). Adjetivos: demonstrativos, indefinidos, comparativos e superlativos – formas regulares e irregulares, possessivos. Pronomes: pronomes pessoais, possessivos, indefinidos, relativos. Formas verbais de verbos regulares, irregulares e anômalos: Simple Present, Present Continuous, Simple Past, Past Continuous, Future Tense (will), Near Future (going to), Present Perfect, Present Perfect Continuous, Past Perfect, Conditionals, Conditional with would. Concordância verbal. Estrutura própria de algumas orações, como: Conditional Sentences, Reported Speech, Passive Voice. Estrutura das orações interrogativas e negativas. Advérbios: advérbios de frequência. Preposições. Conjunções. 4. Ensino da Língua Inglesa: competências para ensinar e aprender língua inglesa. Avaliação do processo ensino-aprendizagem e de seus atores. Interação em sala de aula e valorização do conhecimento prévio e de mundo do aluno. Conceito de letramento: aplicações ao ensino-aprendizagem de língua estrangeira/Inglês, entre as quais: leitura como letramento, comunicação oral como letramento, prática escrita como letramento.

Apostila Concurso Professor de Inglês Prefeitura Victor Graeff RS 2025

Comentários

Botão Voltar ao topo