Paraná

Novo Material: Apostila Terapeuta Ocupacional UFPR 2025

Conquiste sua aprovação com um material de qualidade! As apostilas do Domina Concursos são atualizadas, práticas e completas, garantindo uma preparação eficiente e assertiva para o seu concurso.

O concurso público, organizado pela banca do UFPR, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 25 destinadas ao Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 4.556,92. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.

Conteúdo Programático

Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)

Língua Portuguesa: • à apreensão do significado global dos textos; • ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais; • ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo; • à apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.; • à identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.); • à análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo; • à dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto; • ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las; • ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações; • à identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; • à identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem; • ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc. • ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões; • à identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.

Legislação: 1. Lei n.º 8.112, de 11/12/90, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União, das Autarquias e dá outras providências. 2. Lei n.º 9.784, de 29/01/99, que regulamenta o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. 3. Constituição Federal: Título I – Dos Princípios Fundamentais; Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Título III – Da Organização do Estado (Capítulo VII – Da Administração Pública); Título VIII – Da Ordem Social, Capítulo III (Da Educação, da Cultura e do Desporto) e Capítulo IV – Da Ciência, Tecnologia e Inovação). 4. Código Civil: Título I – Das pessoas naturais. Título II – Das pessoas jurídicas. Título IX – Da responsabilidade Civil. 5. Código Penal: Título XI – Dos Crimes contra a Administração Pública.

Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)

1. História da terapia ocupacional 2. Modelos teóricos da terapia ocupacional 3. Políticas públicas voltadas à população alvo em terapia ocupacional. 4. Áreas, campos e serviços de atuação do terapeuta ocupacional. 5. Abordagens e procedimentos em Terapia Ocupacional. 6. Recursos terapêuticos em terapia ocupacional: atividade de vida diária e instrumentais de vida diária, atividades de trabalho, atividades expressivas e corporais, atividades de lazer. 7. O trabalho com grupos em terapia ocupacional. 8. Processo de terapia ocupacional. 9. Processo de terapia ocupacional em saúde mental. 10. Processo de terapia ocupacional junto a pessoas com deficiência. 11. Processo de terapia ocupacional em contextos hospitalares. 12. Processo de terapia ocupacional em contextos sociais. 13. Processo de terapia ocupacional em contextos escolares. 14. Processo de terapia ocupacional na saúde funcional. 15. Práticas integrativas e complementares em saúde e a terapia ocupacional. 16. Ética e deontologia em terapia ocupacional.

Apostila Concurso Terapeuta Ocupacional UFPR 2025

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