Apostila Professor de Educação Física Morros MA 2024 – 100% Atual!
Chegue mais preparado e confiante ao dia da prova. As apostilas do Domina Concursos reúnem tudo o que você precisa: conteúdo completo, exercícios resolvidos e material digital.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Tipologia textual; Domínio da ortografia oficial; Domínio dos mecanismos de coerência e coesão; Emprego e reconhecimento das Classes de palavras; Orações Coordenadas e Subordinadas; Sinais de pontuação; Emprego do sinal indicativo de crase; Concordância Verbal e Nominal; Regência nominal e verbal; Sintaxe da oração e do período; Termos essenciais, acessórios e integrantes da oração; Regras de acentuação; Pontuação; Figuras e vícios de linguagem; Figuras de pensamento; Emprego e Significação das palavras: denotação, conotação, homonímia, paronímia e ambiguidade; Uso dos porquês; Emprego de: mau/mal, mas/mais, trás/traz/atrás, a fim de/afim, sob/sobre, a par/ ao par, cessão/sessão/Seção, Há/a, Ao invés de/ em vez de, Demais/de mais, onde/ aonde/donde, nenhum/ nem um, por ora/ por hora.
Conhecimentos Pedagógicos: 1. Teorias da Educação: Principais teorias e pensadores da educação (Paulo Freire; Maria Montessori; Jean Piaget; Lev Vygotsky; John Dewey; Burrhus Frederic Skinner; Célestin Freinet; Jerome Bruner; Howard Gardner; Carl Rogers; Abraham Maslow; Henri Wallon; Émile Durkheim; Ivan Pavlov; Alfred Binet; Carol Dweck.); Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem; 2. Didática e Metodologia de Ensino: Planejamento e organização do ensino; Estratégias e técnicas de ensino; Avaliação da aprendizagem; Projeto político pedagógico (PPP); 3. Legislação Educacional: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN); Plano Nacional de Educação (PNE); 4. Currículo e Programas Educacionais: Concepções de currículo; Construção e implementação de currículos; Inclusão e diversidade no currículo escolar; 5. Psicologia da Educação: Psicologia do desenvolvimento; Psicologia da aprendizagem; Motivação e suas implicações na aprendizagem; 6. Tecnologias na Educação: Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino; Ambientes virtuais de aprendizagem; Recursos educacionais digitais; 7. Gestão Escolar: Organização e gestão da escola; Liderança e gestão de pessoas; Planejamento e avaliação institucional; 8. Educação Inclusiva: Políticas e práticas de inclusão escolar; Educação especial e atendimento educacional especializado (AEE); Acessibilidade e adaptações curriculares; Desafios da Educação Brasileira: Analfabetismo, Evasão, Repetência; Formação e Valorização do Professor; Gestão democrática da Educação; Evolução Histórica da Educação Brasileira; Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, concepção.
Objetivos e programas de Educação Física no ensino fundamental; Educação Física e a produção do conhecimento; Princípios pedagógicos que norteiam a prática da educação física; Ação física, esporte e lazer. Corpo, movimento e socialização; Desporte aprendizagem dos principais desportos aplicados na escola (futsal, voleibol, basquetebol, handebol e atletismo); Conhecimentos aplicados à esportes: atletismo, princípios do treinamento esportivo, sistemas de disputa, capacidades motoras condicionais e esportes coletivos; Conhecimentos biológicos e aplicados à saúde: atividade física e saúde, hormônios, diabetes; conceitos anatômicos, ginástica laboral, entre outros tópicos importantes para concursos; Danças criativas, danças urbanas, danças circulares e danças de salão; Lutas do Brasil e lutas do mundo; Jogos de tabuleiro, jogos eletrônicos, jogos dramáticos e jogos cooperativos; Ginástica circense, ginástica de condicionamento físico e ginástica de conscientização corporal; Esportes de marca, esportes de precisão, esportes técnico-combinatórios, esportes de invasão e esportes de rede/parede; Recreação: Jogos tradicionais; jogos espontâneos e dirigidos; jogos pré desportivos; educação para o lazer; Treinamento desportivo: Crescimento na criança e no adolescente; diferenças psicofísicas entre idades; treinamento da criança e do adolescente; princípios científicos do treinamento; Psicomotricidade: Conceitos básicos; desenvolvimento psicomotor nas crianças em idade escolar; influências no rendimento escolar; BNCC – Educação Física.