Rio Grande do Sul

Apostila Professor de Educação de Surdos Porto Alegre RS 2024

Descrição

Apostila Professor de Educação de Surdos Porto Alegre RS 2024

  • Informações sobre o concurso da Prefeitura Porto Alegre RS 2024
  • Nível: Médio / Superior
  • Vagas: 15 CR
  • Inscrições Até: 29/10/2024
  • Salário Até: R$ 6.190,44
  • Taxa de Inscrição: R$ 99,00 A R$ 192,50
  • Data da Prova: 15/12/2024
  • Banca Organizadora: Fundação La Salle

Garanta sua aprovação 

Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.

Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura de Porto Alegre RS 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.

Conteúdo Programático

Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

Língua Portuguesa: Análise global do texto. Ortografia. Relações entre fonemas e grafias. Acentuação gráfica. Classes de palavras e seu emprego. Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Crase. Pontuação. Interpretação de textos: variedade de textos e adequação de linguagem. Figuras e funções da linguagem. Estruturação do texto e dos parágrafos. Informações literais e inferências. Estruturação do texto: recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões.

Conhecimentos Pedagógicos: Avaliação escolar e tipos de avaliação. Processo ensino aprendizagem. Currículo e planejamento da ação educativa. Psicologia da educação. Psicologia infantil. História da educação. Aspectos filosóficos e sociológicos da educação. Teorias de aprendizagem e tendências pedagógicas. Gestão da aprendizagem em sala de aula. Didática do Educador Contemporâneo e Planejamento da ação educativa. Interdisciplinaridade. Pluridisciplinaridade. Transdisciplinaridade. Multidisciplinaridade. Inclusão Escolar. Diversidade e Direitos Humanos. Relação entre educação e saúde. Mediação da aprendizagem e didática. Metodologias Ativas. Sala de Aula Invertida. Ensino Híbrido. Gamificação. Tecnologias Digitais na educação. Educação na era digital. Desafios atuais da educação. Escola do futuro: perspectivas e tendências. Teorias da aprendizagem. Projeto Político Pedagógico. Regimento escolar. Gestão educacional. Gestão democrática. Políticas educacionais. Formação docente. Temas contemporâneos transversais. Temas contemporâneos em educação.

Legislação Pedagógica: Base Nacional Comum Curricular. Plano Nacional de Educação. Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Decreto federal º 11.556/2023 – Institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Lei Federal nº 13.146/2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei Federal nº 8.069/1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 14.113/2020 – Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Lei Estadual nº 13.474/2010 – Dispõe sobre o combate da prática de “bullying” por instituições de ensino e de educação infantil, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. Lei Municipal nº 11.858/2015 – Institui o Plano Municipal de Educação (PME). Lei Municipal 6151/1988 – Plano de Carreira do Magistério Público Municipal. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (MEC); Educação Integral.

Legislação: Constituição da República Federativa do Brasil. Lei de Improbidade Administrativa – Lei Federal nº 8.429/1992. Código Penal: Dos Crimes contra a Administração Pública (arts. 312 ao 337-P). Lei Federal nº 8069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha. Lei Orgânica do Município de Porto Alegre. Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Porto Alegre – Lei Complementar Municipal nº 133/1985. Plano de Carreira dos Funcionários da Administração Centralizada do Município de Porto Alegre – Lei Municipal nº 6.309/1988. Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores do Município de Porto Alegre – Lei Complementar Municipal nº 478/2002, e suas alterações.

 

Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

História da educação de surdos. Políticas linguísticas para surdos no Brasil. Ensino de libras como primeira língua. Ensino se libras como segunda língua. Educação bilíngue para surdos. Língua brasileira de sinais – morfologia e sintaxe, semântica e pragmática. Letramento visual e surdez: desafios da didática na educação de surdos. Fundamentos na educação de surdos. Educação inclusiva/educação de surdos/Linguística das Línguas de Sinais: Libras Cultura e Identidade Surda. Deficiência auditiva e surdez: conceitos. Identidade surda e bilinguismo. Vocabulário. Educação Especial: orientação metodológica. Educação inclusiva: concepção, diferenças e preconceitos na escola, transtornos emocionais, necessidades educativas especiais e aprendizagem. Definições dos tipos de deficiência. Necessidades educacionais especiais temporárias e permanentes. Educação Especial: aspectos históricos e pedagógicos. O desenvolvimento da criança nos aspectos: biológico, emocional, cognitivo. Flexibilizações e adaptações curriculares. Aspectos sociais, psicológicos e cognitivos da educação inclusiva. Plano de desenvolvimento individual. Aspectos legais da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Legislação sobre a Libras, educação e acessibilidade para surdos.

Apostila Professor de Educação de Surdos Porto Alegre RS 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo