Apostila Intérprete de LIBRAS Feira de Santana BA 2024
|
|
|
|
|
|
|
|
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipologia textual. 3. Ortografia oficial. 4. Acentuação gráfica. 5. Emprego das classes de palavras. 6. Emprego do sinal indicativo de crase. 7. Sintaxe da oração e do período. 8. Pontuação. 9. Concordância nominal e verbal. 10. Regência nominal e verbal. 11. Significação das palavras.
Raciocínio Lógico e Matemático: 1. Noções de lógica. 2. Diagramas lógicos: conjuntos e elementos. 3. Lógica da argumentação. 4. Tipos de raciocínio. 5. Conectivos lógicos. 6. Proposições lógicas simples e compostas. 7. Elementos de teoria dos conjuntos, análise combinatória e probabilidade.
Noções de Informática: 1. Internet e aplicativos. 2. Ferramentas de busca. 3. Navegadores (browser). 4. Correios eletrônicos. 5. Editores de apresentação. 6. Editores de planilhas. 7. Editores de texto. 8. Editores de apresentação. 9. Pacote Microsoft Office.
1. Educação de surdos: história e teorias. 2. Identidades e cultura surda. 3. Políticas educacionais para surdos e processos inclusivos. 4. Fonologia e Língua Brasileira de Sinais. 5. Morfologia e Língua Brasileira de Sinais. 6. Sintaxe e Língua Brasileira de Sinais. 7. Semântica e pragmática e Língua Brasileira de Sinais. 8. Ensino da Língua Brasileira de Sinais como primeira língua. 9. Ensino da Língua Brasileira de Sinais como segunda língua. 10. Gêneros e tipos textuais no ensino de Língua Portuguesa: leitura e produção de texto. 11. Leitura e compreensão de textos: estratégias de ensino. 12. Variação linguística e ensino de língua materna. 13. Ensino do sistema fonológico e de sua relação com o sistema ortográfico. 14. Articulação morfossintática: correlação entre teoria e prática de ensino. 15. A sintaxe no texto: subordinação e coordenação. 16. Significação e contexto: propostas de ensino. 17. Ensino de estratégias de textualização: a construção do sentido do texto. 18. Tradição gramatical, tipos de gramática e ensino de gramática. 19. O atendimento educacional especializado. 20. Estratégias Pedagógicas para atender as necessidades dos discentes surdos. 21. Atuação e papéis do intérprete educacional de Língua de Sinais. 22. Histórico dos intérpretes de Libras educacionais no Brasil. 23. Os profissionais envolvidos na educação de surdos: o intérprete de Libras e o professor regente do ensino regular, o intérprete de Libras e o estudante surdo; 24. As competências necessárias ao intérprete educacional. 25. Neutralidade e imparcialidade na interpretação. 26. Currículo e surdez. 27. O papel do instrutor de Libras. 28. Desafios e possibilidades da educação de surdos.