Apostila Afonso Cunha MA 2024 Professor De Artes Marciais
|
|
|
|
|
|
|
|
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; ✔ Tipologia textual; ✔ Domínio da ortografia oficial; ✔ Domínio dos mecanismos de coerência e coesão; ✔ Emprego e reconhecimento das Classes de palavras; ✔ Orações Coordenadas e Subordinadas ✔ Sinais de pontuação ✔ Emprego do sinal indicativo de crase ✔ Concordância Verbal e Nominal ✔ Regência nominal e verbal; ✔ Sintaxe da oração e do período; ✔ termos essenciais, acessórios e integrantes da oração; ✔ Regras de acentuação; Pontuação; ✔ Figuras e vícios de linguagem; ✔ Figuras de pensamento; ✔ Emprego e Significação das palavras..
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: ✔ Teorias da Educação ✔ Principais teorias e pensadores da educação (Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, etc.) ✔ Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Didática e Metodologia de Ensino ✔ Planejamento e organização do ensino ✔ Estratégias e técnicas de ensino ✔ Avaliação da aprendizagem ✔ Projeto político-pedagógico (PPP) Legislação Educacional ✔ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ✔ Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ✔ Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) ✔ Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) ✔ Plano Nacional de Educação (PNE) Currículo e Programas Educacionais ✔ Concepções de currículo ✔ Construção e implementação de currículos ✔ Inclusão e diversidade no currículo escolar Psicologia da Educação ✔ Psicologia do desenvolvimento ✔ Psicologia da aprendizagem ✔ Motivação e suas implicações na aprendizagem Tecnologias na Educação ✔ Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino ✔ Ambientes virtuais de aprendizagem ✔ Recursos educacionais digitais Gestão Escolar ✔ Organização e gestão da escola ✔ Liderança e gestão de pessoas ✔ Planejamento e avaliação institucional Educação Inclusiva ✔ Políticas e práticas de inclusão escolar ✔ Educação especial e atendimento educacional especializado (AEE) ✔ Acessibilidade e adaptações curriculares ✔ Desafios da Educação Brasileira: Analfabetismo, Evasão, Repetência. ✔ Formação e Valorização do Professor. 61 ✔ Gestão democrática da Educação. ✔ Evolução Histórica da Educação Brasileira. ✔ Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, concepção.
✓ Fundamentos da Educação Física nas Artes Marciais • História e evolução das artes marciais • Conceitos e objetivos da educação física voltada para as artes marciais Processos de Ensino e Avaliação de Artes Marciais no Contexto Educacional • Metodologias de ensino • Técnicas de avaliação do desempenho dos alunos 66 • Planejamento de aulas e programas Normas e Funções da Prática da Educação Física das Artes Marciais • Normas e regulamentos das principais artes marciais • Funções e responsabilidades do professor de artes marciais Conhecimentos do Corpo (Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Biomecânica) • Estrutura e funcionamento do corpo humano • Sistemas musculoesquelético, cardiovascular, respiratório e nervoso • Princípios biomecânicos aplicados às artes marciais Aptidão e Desenvolvimento das Habilidades Motoras e das Capacidades Físicas • Capacidades físicas (força, resistência, flexibilidade, velocidade) • Desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades motoras Motricidade: Cognição • Relação entre motricidade e processos cognitivos • Importância do desenvolvimento motor para a aprendizagem As Artes Marciais e a Ética, a Saúde, a Orientação Sexual, a Pluralidade Cultural e o Meio Ambiente • Valores éticos nas artes marciais • Benefícios das artes marciais para a saúde física e mental • Inclusão e diversidade no ensino das artes marciais A Cultura Popular e Corporal das Artes Marciais • Tradições e práticas culturais associadas às artes marciais • Importância da cultura corporal na formação dos praticantes Conceitos e Procedimentos das Artes Marciais, Jogos (Cooperativos, Recreativos e Competitivos), Lutas e Ginásticas • Técnicas e táticas das principais artes marciais • Jogos e atividades recreativas no contexto das artes marciais • Estrutura e organização das competições Recreação Física Escolar e Desportiva • Planejamento e implementação de atividades recreativas • Integração de atividades lúdicas no ensino das artes marciais Regras das Principais Artes Marciais • Regras e regulamentos do judô, caratê, taekwondo, jiu-jitsu, entre outras BNCC Educação Física • Compreensão da BNCC para a área de Educação Física • Aplicação dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC no ensino das artes marciais.