Apostila Piancó PB 2024 Psicopedagogo
|
|
|
|
|
|
|
|
Conteúdo Programático
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais; 2. Domínio de elementos da situação comunicativa, propósito comunicativo e gênero textual/discursivo; 3. Adequação da linguagem às diversas situações comunicativas; 4. Domínio de mecanismos de coesão textual: estratégias de reiteração e sequenciação; 5. Domínio de mecanismos de coerência textual: relações lógico-semânticas estabelecidas no texto, unidade textual e progressão temática; 6. Identificação da ideia central, ideias secundárias, tese, fato, opinião, argumento, contra-argumento, implícitos e pressupostos; 7. Apreensão da significação das palavras no contexto e relações de sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, heteronímia, polissemia e ambiguidade; 8. Emprego da ortografia oficial; 9. Emprego da acentuação gráfica; 10. Emprego das classes de palavras: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, conjunção, preposição, interjeição, numeral, advérbio e verbo (transitividade, tempo e modo); 11. Domínio da estrutura morfossintática da oração e do período: os termos da oração, a construção da frase e a organização dos constituintes oracionais; 12. Domínio dos processos de coordenação e de subordinação; 13. Domínio dos processos sintáticos de concordância, regência e colocação pronominal; 14. Emprego do sinal indicativo de crase; 15. Emprego dos sinais de pontuação; 16. Atividade de reescrita e correção de frases.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: 1. Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. 2. Base Nacional Comum Curricular 3. Conselho Nacional de Educação: atos normativos 4. Planejamento 5. Avaliação 6. História da Educação brasileira 7. Teorias do Currículo
1. .Compreensão histórica do objeto de estudo da Psicopedagogia 2.Psicopedagogia e áreas do conhecimento 3.Ciências que embasam o trabalho Psicopedagógico: aspectos evolutivos de áreas relacionadas à aprendizagem; 4.A interdisciplinaridade na Psicopedagogia 5.A contribuição do construtivismo para a Psicopedagogia. 6.Estudo das teorias do desenvolvimento humano 7.Relação entre desenvolvimento cognitivo e aprendizagem 8.Dificuldades e transtornos de aprendizagem 9.Avaliação psicopedagógica e estratégias de intervenção 10.Psicopatologia 11.Legislação educacional 12.Ética profissional.