Santa Catarina

Apostila Prefeitura Palhoça SC 2024 Professor Ciências Biológicas

Edital PublicadoEdital Publicado
Edital Publicado
Prova 18/08/2024Prova 18/08/2024
Prova 18/08/2024
Nível SuperiorNível Superior
Nível Superior
Banca FundatecBanca Fundatec
Banca Fundatec
Vagas 6 + CRVagas 6 + CR
Vagas 6 + CR
Inscrição Até 09/07/2024Inscrição Até 09/07/2024
Inscrição Até 09/07/2024
Inscrições R$250,00Inscrições R$250,00
Inscrições R$250,00
Salário Até R$9.372,13Salário Até R$9.372,13
Salário Até R$9.372,13

Apostila Prefeitura Palhoça SC 2024 Professor Ciências Biológicas

Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura, interpretação e relação entre as ideias de textos de gêneros textuais diversos, fato e opinião, intencionalidade discursiva, análise de implícitos e subentendidos e de efeitos de sentido de acordo com José Luiz Fiorin e Francisco Platão Savioli, ideias principais e secundárias e recursos de argumentação de acordo com Eni Orlandi, Elisa Guimarães, Eneida Guimarães e Ingedore Villaça Koch. Linguagem e comunicação: situação comunicativa, variações linguísticas. Gêneros e tipos textuais e intertextualidade: características e estrutura de acordo com Luiz Antônio Marcuschi. Coesão e coerência textuais de acordo com Ingedore Villaça Koch. Léxico: significação e substituição de palavras no texto, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos. Ortografia: emprego de letras, do hífen e acentuação gráfica conforme sistema oficial vigente (inclusive Acordo Ortográfico vigente, conforme Decreto 6.583/2012) tendo como base o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e o dicionário online Aulete. Figuras de linguagem e suas relações de sentido na construção do texto nas perspectivas de Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra. Fonologia: relações entre fonemas e grafias; relações entre vogais e consoantes nas perspectivas de Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra. Morfologia (classes de palavras e suas flexões, significados e empregos; estrutura e formação de palavras; vozes verbais e sua conversão) nas perspectivas de Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra. Sintaxe (funções sintáticas e suas relações no período simples e no período composto) e tipos de sintaxe: sintaxe de colocação nas perspectivas de Evanildo Bechara e Domingos Paschoal Cegalla; sintaxe de regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase) nas perspectivas de Celso Pedro Luft, Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra; e sintaxe de concordância verbal e nominal nas perspectivas de Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra. Coordenação e subordinação: emprego de conjunções, locuções conjuntivas e pronomes relativos. Pontuação (regras e implicações de sentido) nas perspectivas de Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra.

CONHECIMENTOS GERAIS: Cultura popular, personalidades, pontos turísticos, organização política e territorial, divisão política, regiões administrativas, regionalização do IBGE, hierarquia urbana, símbolos, estrutura dos poderes, fauna e flora locais, hidrografia e relevo, matriz produtiva, matriz energética e matriz de transporte, unidades de conservação, história e geografia do País, Estado, do Município e da região que o cerca. Tópicos atuais, internacionais, nacionais, estaduais ou locais, de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, esporte, agricultura, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, desenvolvimento sustentável e ecologia.

 

Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

1. Meio Ambiente, Ecologia e Sustentabilidade 2. Direito Ambiental Brasileiro. 3. Abordagens metodológicas e práticas para a Educação Ambiental e para a sustentabilidade. 4. Conceitos e tendências contemporâneas do ensino de Ciências no Brasil. 5. Conceitos e tendências contemporâneas do ensino de Matemática no Brasil. 6. A prática do ensino de Ciências para Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. 7. A prática do ensino de Matemática para Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. 8. Ética na Pesquisa. 9. Metodologia de pesquisa científica. 10. Iniciação à pesquisa científica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo