Pernambuco

Apostila Prefeitura Jaboatão Guararapes PE 2024 Nutricionista

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Prova 25/08/2024Prova 25/08/2024
Prova 25/08/2024
Nível Fundamental / Médio / SuperiorNível Fundamental / Médio / Superior
Nível Fundamental / Médio / Superior
Banca Fundação Carlos Chagas - FCCBanca Fundação Carlos Chagas - FCC
Banca Fundação Carlos Chagas – FCC
Vagas 1592 + CRVagas 1592 + CR
Vagas 1592 + CR
Inscrição Até 11/07/2024Inscrição Até 11/07/2024
Inscrição Até 11/07/2024
Inscrições R$80,00 A R$250,00Inscrições R$80,00 A R$250,00
Inscrições R$80,00 A R$250,00
Salário Até R$9.132,43Salário Até R$9.132,43
Salário Até R$9.132,43

Apostila Prefeitura Jaboatão Guararapes PE 2024 Nutricionista

Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

Língua Portuguesa: Ortografia e acentuação. Emprego do sinal indicativo de crase. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Relação do texto com seu contexto histórico. Denotação e conotação. Discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre. Intertextualidade. Figuras de linguagem. Morfossintaxe. Elementos estruturais e processos de formação de palavras. Sinonímia e antonímia. Pontuação. Pronomes. Concordância nominal e concordância verbal. Flexão nominal e flexão verbal. Vozes do verbo. Correlação de tempos e modos verbais. Regência nominal e regência verbal. Coordenação e subordinação. Conectivos. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas; organização e reorganização de orações e períodos; equivalência e transformação de estruturas).

Raciocínio Lógico e Matemático: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas envolvendo regra de três simples, cálculos de porcentagem, acréscimos e descontos. Noções de Estatística: medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética simples e ponderada) e de dispersão (desvio médio, amplitude, variância, desvio padrão); leitura e interpretação de gráficos (histogramas, setores, infográficos) e tabelas.

Estatuto do Servidor Público Municipal: Lei Municipal nº 224/1996Com alterações promovidas pelas Leis Municipais nº 247/96, 0086/2000, 155/2002, 218/2003, 154/2007, 363/2009, 936/2013 e 1209/2015, 1473/2021, LC 40/2021 e 1.590/2024.

Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)

Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) – Resolução CFN nº 465/2010. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – Resolução CD/FNDE/MEC nº 1/2017, Resolução nº 06/2020 (e alterações) e Nota Técnica nº 5007/2016/COSAN/CGPAE/DIRAE. Lei nº 14.133/2021. Lei nº 11.947/2009. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), 2023. Decreto nº 7.272/2010 (Regulamenta a Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, que cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN). Resolução nº 20, de 02 de dezembro de 2020 e Resolução nº 2, de 10 de março de 2023 (que altera a Resolução CD/FNDE nº 6, de 8 de maio de 2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE). Guia alimentar para a população brasileira. Guia alimentar para menores de 2 anos. Condições sanitárias e higiênicas dos alimentos. Conceitos e definições de alimentos, nutrientes, biodisponibilidade e energia. Resolução ANVISA – RDC 216/2004 (Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação). Controle higiênico de alimentos e legislação sanitária. Enfermidades transmitidas por alimentos. Planejamento de cardápio escolar. Agricultura familiar. Alimentação Escolar para Estudantes com necessidades alimentares especiais. Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA). Conselho de Alimentação Escolar (CAE), e a Lei Municipal nº 552, de 04 de janeiro de 2011. Terapia Nutricional Enteral; Regulamento técnico para a Terapia de Nutrição Enteral, Resolução RDC nº 503, de 27 de maio de 2021.

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