Apostila Prefeitura Santo Estevão BA 2024 Professor Anos Iniciais
|
|
|
|
|
|
|
|
LÍNGUA PORTUGUESA: Sintaxe: Análise sintática de orações complexas, reconhecimento de vozes verbais, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, crase e colocação pronominal. Morfologia: Estudo detalhado das classes gramaticais, incluindo flexões irregulares, formas verbais pouco usuais, advérbios e locuções adverbiais, entre outros. Semântica: Estudo aprofundado do significado das palavras, polissemia, sinonímia, antonímia, ambiguidade, denotação e conotação. Estilística: Figuras de linguagem, recursos expressivos, estilo e registro de linguagem, adequação vocabular e estilística para diferentes gêneros textuais. Texto e Discurso: Coerência textual, progressão temática, organização e estruturação de textos argumentativos, dissertativos, narrativos e descritivos. Interpretação Crítica: Análise crítica de textos informativos, literários, e jornalísticos, identificação de argumentos, posicionamentos e intenções do autor. Variedades Linguísticas: Reconhecimento e compreensão das variedades linguísticas do português, dialetos regionais, registros formais e informais, linguagem técnica e especializada. Pragmática: Estudo das funções da linguagem, análise de atos de fala, inferência de informações implícitas e pressupostos em textos. Variedades Linguísticas: Reconhecimento e compreensão das variedades linguísticas do português, como a linguagem formal e informal, regionalismos, gírias e jargões.
CONHECIMENTOS GERAIS ATUALIDADES: Política Nacional e Internacional: Principais acontecimentos políticos no Brasil e no mundo. Economia: Indicadores econômicos nacionais e internacionais. Impacto de eventos econômicos globais na economia brasileira. Meio Ambiente e Sustentabilidade: Questões ambientais relevantes, como desmatamento, poluição, mudanças climáticas. Acordos internacionais sobre meio ambiente e suas implicações. Iniciativas de sustentabilidade em diferentes setores. Ciência e Tecnologia: Avanços científicos e tecnológicos recentes. Inovações em áreas como inteligência artificial, biotecnologia, energia renovável, entre outras. Impacto da tecnologia na sociedade e no mercado de trabalho. Questões Sociais: Temas como desigualdade social, direitos humanos, inclusão, diversidade e acesso à educação e saúde. Movimentos sociais e protestos relevantes. Conflitos mundiais e sua influência na geopolítica global. Assuntos de interesse geral, amplamente veiculados, nos últimos dois anos, pela imprensa falada ou escrita de circulação nacional ou local — rádio, televisão, jornais, revistas e internet.
INFORMÁTICA BÁSICA: Conceitos Básicos de Informática: Hardware e software. Dispositivos de entrada e saída. Armazenamento de dados. Periféricos de computador. Sistemas operacionais. Uso do Sistema Operacional: Navegação no sistema operacional (Windows, Linux. Manipulação de arquivos e pastas. Configurações básicas do sistema. Processamento de Texto: Uso de editores de texto (Microsoft Word). Formatação de texto (fontes, estilos, alinhamento, espaçamento). Inserção de imagens, tabelas e gráficos. Planilhas Eletrônicas: Utilização de planilhas (Microsoft Excel. Criação e edição de planilhas. Fórmulas e funções básicas (soma, média, máximo, mínimo). Formatação de células e gráficos. Navegação na Internet: Uso de navegadores web (Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge). Pesquisa e navegação segura. Uso de favoritos e histórico de navegação. E-mail e Comunicação Online: Uso de serviços de e-mail (Gmail, Outlook, Yahoo Mail). Envio e recebimento de mensagens. Anexação de arquivos e organização de e-mails. Segurança da Informação: Conceitos básicos de segurança digital. Proteção de senhas e dados pessoais. Reconhecimento de ameaças online (vírus, phishing, malware).
MATEMÁTICA RACIOCÍNIO LÓGICO: Transcrição de mensagens matemáticas da linguagem corrente para a linguagem simbólica e vice-versa. Identificação de padrões matemáticos em situações reais. Ler, interpretar e utilizar representações matemáticas. Organização do pensamento matemático, identificando as variáveis determinantes e secundárias. Interpretação e resolução de situações/problema: fazer e testar conjecturas, formular generalizações e pensar de maneira lógica. Distinção e utilização de raciocínios dedutivos e indutivos. Identificação da operação adequada: estimar a razoabilidade do resultado, localizar os dados, interpretar e decidir a sequência dos passos para resolver problemas. Estabelecimento de relações do conhecimento matemático com fatos do cotidiano.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Fundamentos da Educação Básica: Bases legais da educação no Brasil: Constituição Federal, LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e outras legislações pertinentes. Teorias da aprendizagem e seu impacto no ensino dos anos iniciais. Características do público-alvo: crianças de 6 a 10 anos de idade. Metodologias de Ensino: Abordagens pedagógicas eficazes para os anos iniciais. Planejamento de aulas e sequências didáticas. Diversificação de estratégias de ensino para atender às necessidades individuais dos alunos. Língua Portuguesa: Desenvolvimento da linguagem oral e escrita nas séries iniciais. Estratégias de ensino da leitura e da escrita. Produção de textos: gêneros textuais, ortografia e gramática. Matemática: Conceitos matemáticos fundamentais: números, operações, geometria e medidas. Resolução de problemas matemáticos. Jogos e atividades lúdicas para o ensino da Matemática. Ciências Naturais e Humanas: Conteúdos de Ciências Naturais: seres vivos, ambiente, corpo humano, saúde, entre outros. Conteúdos de Ciências Humanas: história, geografia, cidadania, diversidade cultural, entre outros. Abordagens interdisciplinares para o ensino integrado das ciências. Educação Inclusiva: Princípios da educação inclusiva e o papel do professor. Adaptações curriculares para atender às necessidades específicas dos alunos. Promoção de um ambiente inclusivo e acolhedor nos ambientes de aprendizagens. Avaliação da Aprendizagem: Instrumentos e técnicas de avaliação formativa e somativa. Registro e análise de resultados para subsidiar o planejamento pedagógico. Avaliação como ferramenta para o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos. Tecnologias na Educação: Uso pedagógico das tecnologias digitais. Recursos educacionais digitais e ferramentas de aprendizagem online. Desenvolvimento de projetos educacionais integrando tecnologia